Como posso decorar o meu sótão?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar um sótão pode ser difícil, especialmente se o espaço for pequeno ou tiver diferentes níveis. Mas nada de desânimo, porque há uma forma de decorar bem o sótão, mesmo que você esteja com orçamento apertado, afinal ter um ambiente pequeno e piso não plano, não é problema! O sótão fica no último andar da casa e é caracterizado pelo teto inclinado, ou seja, desníveis do telhado. No Brasil ainda é um espaço pouco valorizado, pois geralmente utilizado como depósito ou simplesmente, às vezes, não existente na casa.

No entanto, por exemplo, Estados Unidos e alguns países europeus, por conta do peso da neve, os telhados são feitos com grandes inclinações e para um melhor aproveitamento interno – comum durante a construção valorizar o sótão, assim ganham as mais variadas funções: salas, quartos, cozinhas, banheiros ou salão de jogos. O sótão é um ambiente para família se divertir ou alugar – ele sempre será um espaço diferenciado na sua propriedade. 

Você pode estudar bem o espaço e não sobrecarregá-lo, além de dar ao espaço quantidade de luz adequada, pois são três itens importantes para a decoração do seu sótão. Um sótão bem planejado pode se transformar num ambiente especial da casa, tirar partido do teto inclinado pode ser um atrativo a mais, deixando-o ainda charmoso e, assim você terá um lindo e aconchegante cantinho na sua casa. Inspirem-se com estas ideias!

Caverna

Às vezes, o sótão tem a característica ou reputação de ser escuro e apertado, por isso você pode decorar no estilo caverna, pois é o último cômodo da casa e pode ser transformado num quarto. No entanto, é possível criar um espaço confortável e escolhedor. Um sótão pode ser o lugar perfeito para hóspedes, assim como membros permanentes da sua família, principalmente se ela for numerosa, assim cada um tem o seu espaço. E você pode escolher um colchão perfeito para a cama. 

Closet

Closets coloniais por Architoria 3D
Architoria 3D

Спальня на мансарде

Architoria 3D

Geralmente este tipo de acomodação pede algo menor, pois é um espaço pouco usado ou talvez você ficará pouco tempo, mas poderá ser transformado em um cômodo diferenciado da sua casa e usufruir sempre que desejar. Entretanto, tente não entulhar o ambiente com muitos móveis ou outras peças grandes. Na hora da decoração escolha objetos menores, por exemplo, um guarda roupa, assim você terá seu closet. O fato do sótão ser pequeno, isso não quer dizer que seja desconfortável. Você transformar em um espaço incrível! 

Estação de trabalho + escritório + estudo

Você pode criar uma estação de trabalho, por exemplo, um escritório ou uma  área de estudo, pois não é algo muito comum no Brasil uma casa com sótão, mas existe e muitos usam apenas como uma depósito ou um lugar de guardar a bagunça ou as coisas sem muita utilidade. Mas que tal aproveitar melhor este espaço como um quarto de brinquedos das crianças, o seu quarto ou um quarto de hóspedes e até mesmo o seu Home Office. Basta apenas você usar sua criatividade e aproveitar o espaço disponível para agregar personalidade para sua casa. 

Espaço para leitura

Crie um espaço para leitura ou tenha o seu próprio refúgio, ou seja, um canto para relaxar. Afinal, o sótão já foi considerado um lugar secreto, onde famílias se refugiavam, como é o caso da judia de Anne Frank durante a Segunda Guerra Mundial. Seu sótão pode variar de tamanho e isso vai dizer qual a melhor maneira de adaptar e ajeitar ele para que se transforme em mais um cômoda da sua casa, mas, claro, fica ao seu critério utilizá-lo do seu jeito. 

Poltrona: espaço para relaxar

Quartos  por artstyle
artstyle

Courchevel in my pocket

artstyle

Experimente colocar uma poltrona, assim você e criar um espaço para relaxar é maravilhoso. ala de Tv no Sótão, você pode ter mais espaço e colocar um sofá maior, que comporte mais pessoas. Pode colocar desses sofás retráteis, puffs, chaise, enfim deixar cada vez mais aconchegante para assistir um filme num dia de chuva, por exemplo.

Cama para hóspedes

Quartos no sótão é uma solução perfeita para pequenas casas onde o espaço é muito pouco. Um quarto do sótão está geralmente associado à falta de espaço, mas não é por isso, por ser no sótão que o quarto deixa de ser aconchegante e ótimo para ter um sono de boa noite. Projeto desenvolvido por Mareines+Patalano, localizado no Rio de Janeiro - um estúdio de arquitetura e urbanismo que busca uma resposta orgânica e inovadora a cada novo desenho para seus clientes. 

Área de estar

Quartos  por MADRE VETA
MADRE VETA

Recámaras

MADRE VETA

Crie uma área de estar, assim ajudará você a desenvolver esses estímulos e trazer mais socialização, que nos dias de hoje, está muito prejudicada, pois todos passam muito tempo isolados em seus celulares. Use e abuse da sua criatividade. Um ponto muito importante é sempre manter a organização dos espaços, talvez um cômodo onde só tem “tranqueira velha” pode ser melhor aproveitado por você, e coisas que estão lá só ocupando um espaço, pode ter utilidade para outras pessoas.

Gostou do artigo? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!