Enfrentando o frio com truques de design!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O início do inverno ocorre oficialmente no dia 21 de junho, porém com um outono tão gelado é bom saber algumas dicas de como amenizar o frio em casa, não é mesmo? Ao final do mês de março o verão dá lugar ao outono, que é a passagem de baixo impacto entre as temperaturas mais quentes e frias do ano. Além dos cobertores e do lacre de entradas de vento na residência, é importante equipar o lar contra as fortes rajadas de vento e o frio intenso que surgem em determinadas regiões de nosso país com maior imponência e rigidez.

No verão e na primavera, é comum deixar as janelas bem abertas e diminuir a utilização de cobertores, cortinas e tapetes, porém, no outono e inverno a maioria das residências ficam totalmente fechadas, dificultando a entrada e circulação do ar estridente que caracterizam estas estações. Preparar-se para  mudanças deste gênero é uma necessidade que devemos considerar para nos proteger da sensação de frio e desconforto decorrentes da mudança brusca da temperatura ambiente.

É sempre muito prazeroso poder ficar em casa assistindo um bom filme debaixo das cobertas naqueles dias de extremo frio. Por conta disso, hoje você irá conhecer algumas dicas de como deixar aqueles cômodos gelados da sua casa mais quentinhos e aconchegantes. Pequenos truques podem ser feitos em cada um dos ambientes e assim, os tornando não só mais quentes, mas também com uma decoração mais charmosa. Confira!

Utilize tapetes

Aconchego a beira mar : Salas de estar  por Bethina Wulff
Bethina Wulff

Aconchego a beira mar

Bethina Wulff

Por incrível que pareça os tapetes também são uma solução para amenizar o frio dentro de casa, desde os menores até os maiores. Os mais utilizados e indicados são aqueles bem felpudos e fofos, os quais são ótimos acessórios de decoração. Utilize tapetes e cortinas nas salas e quartos. Nestes cômodos é importante frear a entrada do vento que vem das frestas da porta e das janelas. No verão e na primavera, tapetes e cortinas deixam o ambiente abafado, mas nas estações frias ajudam bastante no aquecimento e na diminuição da sensação térmica negativa.

Use cortinas pesadas

As cortinas são uma ótima opção para se usar tanto na sala, como na cozinha e ainda, nos banheiros. Além de servir para bloquear a claridade, elas são utilizadas como acessório de decoração e ainda protegem do frio, uma vez que bloqueiam uma parcela da passagem do vento.

Aquecimento

Já os aquecedores são formas mais tradicionais e nem sempre tão baratas quanto as demais, seus preços variam entre o tipo de aquecedor, o tamanho, a potência, entre outros fatores. Além disso, é preciso redobrar a atenção quando for optar pelos aquecedores, uma vez que é preciso umedecer o local para que o ar não resseque e prejudique a pele e a respiração das pessoas que estiverem no ambiente.

Têxtil para o quarto

Que tal colocar algumas mantinhas nas poltronas, nos sofás ou até mesmo como um charme nas camas da casa? As mantas são super indicadas para serem usadas como acessórios, além disso, elas são ótimas formas de se esquentar. Outra sugestão para deixar a sua casa mais quentinha é utilizar papéis de parede na decoração, pois assim você isolará a temperatura fria da parede e ainda vai conseguir dar uma “cara nova ao ambiente”. Existem os mais variados tipos de papéis de parede, basta você escolher o adequado para cada tipo de ambiente.

Selar as portas

Reforma - Rua Paula Ney.: Salas de estar modernas por MEM Arquitetura
MEM Arquitetura

Reforma – Rua Paula Ney.

MEM Arquitetura

As portas são grandes espaços no isolamento de uma casa, deixando o ar quente entrar no verão e sair no inverno, mesmo quando ela esteja fechada. Além disso, o lado de fora da porta e o batente enfrentam os elementos, sendo mais desgastados pelo clima do que qualquer coisa dentro de sua casa. Impermeabilizar e selar o exterior de suas portas irá assegurar que elas durem mais e ajudem a reduzir suas contas. Projeto desenvolvido pelo escritório MEM Arquitetura, localizado em São Paulo. 

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!