Como separar ambientes?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Separar ambientes e deixar tudo em espaço aberto está na moda, pois não é apenas o tamanho de uma casa que define se ela é ou não espaçosa, mas também o quanto os ambientes estão compartimentados ou integrados entre si. É possível conseguir ótimos resultados em poucos metros e também ficar com a sensação de pouco espaço quando há muitas paredes separando ambientes que não precisam ser isolados.

Para quem gosta de receber, integrar os ambientes garante amplitude visual e física e uma diversidade de atividades sem exigir deslocamentos pela casa quando ela está cheia de visitas, por exemplo. Nos últimos tempos, living, varanda, cozinha e home theater se tornaram um só ambiente, multiplicando sua beleza, funcionalidade e amplitude. 

O segredo é, além da derrubada de paredes, ousar e tirar proveito de móveis com diversos usos e portas especiais, apostar em uma paginação interessante para o piso, combinação criativa para os tecidos e, claro, exagerar nas doses de conforto e prazer. Inspire-se nas boas ideias e crie um espaço só seu!

Tapetes

A partir daqui tudo é possível com imaginação, sendo inúmeras as formas como pode separar os seus espaços e criar um ambiente mais acolhedor. Deixe o pensamento fluir e atendendo ao espaço que tem use a sua criatividade. Existem diversas formas de delimitar os ambientes de acordo com a função para a qual se pretende usá-los. Os tapetes são boas alternativas em diversos casos.

Cor da parede

A separação de espaços é um fator demasiado importante numa casa. Sim, é verdade que hoje em dia estão bastante em alta os ‘open spaces’ e espaços semelhantes a estes, mas mesmo nestes casos a separação é muito importante. Além de proporcionar às famílias mais contato durante as atividades domésticas, esses espaços fazem com que o lar seja usufruído por completo, proporcionando o convívio e também aumentando o prazer de se viver e receber em casa. E a cor da parede é uma excelente opção para deixar sua casa integrada.

Piso diferente

As principais diferenças são através do piso e da iluminação, pois quanto você altera o piso, muda pelo menos 50% da paisagem do espaço. Para tanto não é preciso investir numa reforma. Separar ambientes da casa que ficam em uma mesma área pode ser uma tarefa fácil e sem quebra-quebra. Um dos desafios do design de interiores não é separar e sim setorizar um espaço amplo, único. Isso significa marcar visualmente os espaços com diferentes funções, mas sem erguer uma parede entre eles.

Sofá

Alguns elementos podem auxiliar na setorização dos ambientes. Barreiras físicas – como um sofá ou um móvel – ou o uso de diferentes materiais nos ambientes – tapetes, listras, pisos e a cor das paredes – são alguns dos artifícios utilizados pelos profissionais. E a sua sala de estar fica integrada com todo ambiente de forma organizada.

Cozinha

Integrar os ambientes dá a sensação de mais espaço e conforto para as visitas e especialmente a soma da área de estar com a cozinha. Uma opção é separar a área com estantes e armários. Esta é uma boa maneira de trabalhar bem com o espaço, porque apesar de ocupar um grande espaço com um armário, esta pode ser uma forma funcional de utilizar como armazenamento de objetos. 

Biombo

Mostra Núcleo A+D: Salas multimídia modernas por Vanessa De Mani
Vanessa De Mani

Mostra Núcleo A+D

Vanessa De Mani

O biombo é de fato uma excelente forma para separar espaços, pois depois de derrubar quase todas as paredes da casa, integrando e misturando ambientes em um só, surge a necessidade de ter ao menos alguma privacidade e é necessário criar alternativas para dividir sem perder a ventilação e a luz proporcionadas pela integração. O projeto da sala de estar foi desenvolvido pela arquiteta Vanessa De Mani, localizada em São Paulo, sempre com projetos inovadores. 

Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!