8 refúgios no campo para fugir do carnaval

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro…  Bem, se esta é a condição ideal para que você se sinta feliz, teríamos um problema, já que o carnaval está longe de ser um período de frio no Brasil. Agora, se você já se satisfaz em ter um bom lugar para ler um bom livro, este artigo será perfeito para estimular a sua vontade de partir dos blocos e foliões que invadem as ruas no período mais festivo do país.

Se as filas que você gosta são apenas das formigas em busca frutos, os seus sons preferidos são das abelhas passeando pelas flores que dançam apenas ao som do vento, bem, talvez a sua melhor escolha seja mesmo se afastar do carnaval. Embora tenha espaço sempre reservado no calendário e não seja uma data fácil da qual fugir, é possível ao menos esquecer do reboliço que muda quase completamente o ambiente das cidades em que vivemos. Em qualquer lugar da cidade onde você more, especialmente se for uma cidade de tradição carnavalesca, será possível ouvir os gritos agudos da cuíca alternando-se entre as batidas ritmadas que quase marcam um ponto visível pelas ruas onde passa. Para fugir disso, uma alternativa eficaz e muito prazerosa é traçar uma rota que se afaste dos trajetos alegóricos de sua cidade. 

Quem ama o silêncio e a tranquilidade sabe a diferença que faz passar alguns dias – se não, morar – no campo. Completamente oposto ao barulho que simboliza os festejos carnavalescos, ficar no campo é aproveitar dias inteiros pós-quarta-feira de cinzas – com o benefício de não se fadigar com o passar das horas. 

Por isso, se você até gosta do carnaval, mas prefere uma casinha no campo, em meio ao balanço das árvores e com nota 10 na harmonia com a natureza, estas sugestões serão perfeitas para ajudar com as suas escolhas para a viagem oposta ao que fazem a maioria dos brasileiros. São casas maravilhosas em meio ao campo, que seguramente são rotas menos procuradas no período de folia, proporcionando um mini período sabático para aumentar suas energias e recarregar a paz. 

Aproveite as ideias, inspire-se e aproveite o enredo pacífico da natureza em meio ao compasso tranquilo que só o campo traz! 

Comissão de frente: o pôr do sol

Se você procura uma comissão de frente caprichada para alcançar nota máxima no sossego, uma casa no campo irá caprichar nos destaques: o nascer e o pôr do sol em meio aos pássaros. Curtir os diferentes tons alaranjados do céu que dá alegria ao ritmo dos pássaros ou que descansa em tons avermelhados, é aproveitar as cores de uma fantasia que nunca perde a graça. Afinal, curtir momentos como este nesta linda casa de campo retratada pela Mellani Fotografias, de Bauru (SP), não tem preço. 

Evolução: só a das montanhas

A tranquilidade e o silêncio das montanhas nos fazem deixar para trás o ritmo fervoroso dos blocos que se encontram e se espalham pelas ruas das cidades. Enquanto você observa ao longe e imagina a loucura que está o seu bairro, acaba se sentindo satisfeito por ter escolhido a nota da evolução que irá recarregar suas forças: a subida das montanhas. E este é um excelente argumento para que você aproveite os dias de feriados de folia para descansar em meio a passarela da natureza, como neste lindo projeto campestre do escritório Madueño Arquitetura & Engenharia, de Bauru (SP).

Conjunto: piscina, rede e natureza

Se as grandes escolas de samba se intercalam nas avenidas carnavalescas para alcançar notas máximas nos conjuntos alegóricos, mas a sua preocupação é ter nota máxima apenas no sossego, então este é o conjunto perfeito para o seu jeito de aproveitar a folia: piscina, rede de balanço e natureza. Ver o dia passar calmamente sem se preocupar com adereços é, sem dúvidas, ter o melhor balanço na apuração que realmente importa para você: a da paz. Uma boa dica é aproveitar um local maravilhoso como este também projetado pela Madueño Arquitetura & Engenharia, de Bauru (SP).

Harmonia: paz.

PROJ, ARQ. MARIA CRISTINA RINALDI: Casas rústicas por BRAESCHER FOTOGRAFIA
BRAESCHER FOTOGRAFIA

PROJ, ARQ. MARIA CRISTINA RINALDI

BRAESCHER FOTOGRAFIA

Entre as notas que se somam para que o carnaval seja perfeito, a harmonia precisa sempre estar perfeita para que o seu carnaval seja campeão. E algo perfeito para trazer harmonia à sua paz é o ritmo calmo e suave de um riacho que desfila em meio a natureza. Se você não abre mão deste quesito, uma boa dica é procurar locais onde o som da correnteza leve seja presença garantida. A Braescher Fotografia, de Porto Alegre (RS), retratou precisamente esta escolha com uma linda casa de pedras que tem em seu quintal, uma pequena ponte para você se debruçar e ver o desfile do riacho no local.  

Samba-enredo: o vento soprando as árvores

Casas escandinavas por ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT
ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

ДОМ В ЛЕНИНГРАДСКОЙ ОБЛАСТИ

ALEXANDER ZHIDKOV ARCHITECT

Se nos sambas-enredos os vícios de linguagem são condenados e rebaixam as notas das escolas de samba, no campo, as notas do vento soprando em meio às copas das árvores traz uma letra perfeita para que os pássaros cantem sem que você enjoe de ouvir suas melodias que se repetem. Se você gosta de frio e a sorte de uma brisa gelada soprar em sua porta, uma casa de campo como esta da imagem será perfeita com sua fogueira e conforto em meio a natureza. 

Mestre-sala e porta-bandeira

(2010) Residência Engenho do Mato: Casas modernas por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2010) Residência Engenho do Mato

Escritório Ana Meirelles

Sem pressa, sem girar freneticamente sobre os próprios passos, mas cuidando com maestria de sua ala. O mestre-sala e porta-bandeira no campo, podem ser perfeitamente um conjunto de árvores que dançam apenas com a calma da natureza ao redor. E a arquiteta Ana Meirelles, de Niterói descreveu neste projeto a perfeição das árvores próximas à entrada da casa que tem nas paredes de vidros o camarote perfeito para curtir toda a natureza do espaço.

Alegoria e adereços: flores e frutos

Flores, frutos, sementes, ninhos de pássaros. Estas alegorias e adereços terão presença garantida na sua escolha por casas no campo. Um casebre de pedra como o deste projeto dará a visão perfeita sobre todos estes enfeites com os quais a natureza desfila o ano inteiro para que você aproveite sempre que quiser entrar para a área de descanso na evolução ao longo do ano. 

Enredo: paz da natureza

Enredos sobre paz e descanso são sempre bem-vindos. Por isso, se a preferência no carnaval é pelo sossego, os projetos que trouxemos serão uma excelente inspiração. Troque as avenidas pelas trilhas e aproveite ao máximo o seu descanso. 

Na imagem, um projeto maravilhoso de chalé em meio ao campo, do escritório VNK Arquitetura, de São Paulo (SP).

Gostou das ideias? O que você costuma fazer no carnaval?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!