Restauração magnífica de casarão antigo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

A casa da gente é um espaço dinâmico. Apesar das estruturas e paredes rígidas, nossas espaços habitáveis estão em constante mudança e transformação, de modo a se adaptar as nossas necessidades, que também mudam constantemente. Quem é que nunca olhou ao redor e sentiu que era hora de repaginar alguns ambientes da casa, afim de deixá-la mais funcional e acolhedora?

Homify apresenta hoje o projeto de reformulação completa de um casarão construído em 1976, situado em Paterna, próximo a Valencia, na Espanha. A habitação unifamiliar, após 40 anos, necessitava de melhorias e alterações de modo a se adequar ao estilo de vida contemporâneo. O projeto de reforma e decoração de interiores foi conduzido pelo estúdio Laura Yerpes Interiores e buscou inspiração nas vilas italianas contemporâneas. Alguns elementos essenciais, que formam a essência da construção histórica, foram preservados, como o desenho da cobertura, a escada de madeira e a lareira. Além de incrementar as qualidades estéticas e materiais de cada ambiente, o projeto de interiores priorizou agregar mais funcionalidade e conforto a todos os ambientes.

Se você quiser testemunhar a incrível transformação pela qual esta residência passou, confira a seguir mais detalhes e imagens e aprecie a combinação da sua forma tradicional com os novos ambientes inspirados no charme e elegância das vilas italianas contemporâneas.

Fachada principal

A residência de 500 m² apresenta uma escala e volumetria imponentes. O programa de necessidades está distribuído em três pavimentos. O acesso à casa se dá através de uma escada majestosa, que conduz o visitante ao terraço, situado no pavimento superior, que circunda toda a casa. O jardim de palmeiras, as pedras robustas, a piscina e o piso de paralelepípedos, que marcam a entrada principal, evidenciam o estilo mediterrâneo da edificação, cujas superfícies externas e, principalmente, o projeto de interiores foram inspirados no estilo das vilas italianas contemporâneas.  

Sala de jantar

O pavimento superior abriga os espaços de convivência, tais como sala de estar, sala de jantar e cozinha. Portanto, ao chegar ao terraço e adentrar a casa, o visitante se depara com um amplo living room, espaçoso e iluminado pela luz natural abundante que invade o ambiente através dos generosos painéis móveis de vidro. A sala de jantar está inserida no living room e é composta de uma mesa de jantar de madeira, de um conjunto de cadeiras feitas de madeira maciça e de um generoso tapete de cor cinza. As cores do mobiliário em tons escuros servem para contrastar com as paredes predominantemente brancas. Ao fundo, uma estante com nichos vazados permite a integração entre sala de jantar e sala de estar.

Sala de estar

A sala de estar abriga a antiga chaminé da construção original dos anos 70, que foi mantida em sua posição original, mas foi completamente renova e integrada ao painel da Tv, feito em madeira na cor preta. As cores escuras não chegam escurecer o ambiente, devido à entrada de luz natural abundante. Um dos destaques do ambiente é a combinação de móveis de cores contrastantes e marcantes, como a mesa de centro laqueada em vermelho e o sofá com chaise, na cor prata, que realçam a elegância e dão um toque de luxo ao ambiente.

Cozinha I

A cozinha, como uma área em que se vai desenvolver a maior parte da atividades da casa, é o elemento central do projeto de interiores, que buscou portanto torná-la mais funcional e moderna. O espaço organiza-se em duas áreas distintas, a área de preparo de alimentos e a área de limpeza dos alimentos e utensílios, o que agregou bastante funcionalidade ao ambiente. Os armários planejados na cor branca combinam com as paredes e com o forro de gesso, enquanto detalhes em preto, como a coifa, a bancada de granito da pia e as esquadrias, contrastam com o branco, criando um ambiente mais sofisticado e contemporâneo.

Cozinha II

Além de tudo o que você precisa, a cozinha disponibiliza ainda uma mesa de apoio para as refeições mais rápidas e informais. Uma ampla abertura permite a integração da cozinha ao living room, criando uma sensação de continuidade e estimulando o convívio familiar.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Banheiro spa

No banheiro, o projeto de interiores também buscou realçar o contraste entre as superfícies brancas e pretas, com destaque para o revestimento das paredes em mármore, que evidenciam a elegância e a sofisticação do banheiro. A luz natural também foi melhor aproveitada, assim como as vistas para o espaço externo.

Para saber quais são os seis itens indispensáveis na decoração do banheiro, leia este artigo.

Chuveiro com cromoterapia

Além da modernização de todos os ambientes, o projeto de reforma priorizou também o bem estar e o lazer dos moradores. O banho do casal foi redesenhado e transformado em um verdadeiro santuário para relaxar. O espaço, um verdadeiro spa privativo, conta com uma banheira com hidromassagem e com chuveiro, no lado esquerdo, com cromoterapia, agregando requinte e luxo ao ambiente e muito prazer aos moradores.

Área externa

Na parte frontal da residência encontramos amplas áreas livres e protegidas pela cobertura revestida de madeira, que se prolonga para o exterior, criando um espaço arejado e com vistas privilegiadas do entorno e, principalmente, da piscina. Estes espaços servem de transição entre o espaço interior e exterior, mas também como espaço de estar e contemplação, contando com mobiliário simples mas confortável, que garante a comodidade e o prazer dos moradores. Além disto, o pavimento inferior abriga ainda diversos ambientes, tais como sala de cinema, sala de jogos, lavanderia e uma sala de estar privativa com entretenimento e jogos, que agregam comodidade e qualidade de vida aos moradores.

Você construiria uma casa em estilo mediterrâneo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!