Mesas de jantar, para partilhar!

Sara Sebastião Sara Sebastião
El continente y el contenido, Coblonal Arquitectura Coblonal Arquitectura Salas de jantar escandinavas
Loading admin actions …

Depois do quarto, a sala de jantar deverá ser dos sítios onde passamos mais tempo e a mesa é sem dúvida o centro de todas as atenções. Se para uns é apenas uma peça de mobiliário, para outros é o sítio onde se deixa as chaves e os livros quando se chega a casa, mas uma mesa pode ser muito mais que isso. Seja uma mesa pequena apenas para dois ou para receber toda a família, temos a certeza que existe uma mesa que se adapta a cada um de nós. Com toda a correria do dia-a-dia são elas que estão sempre lá  para partilhar uma refeição, os bons momentos quer seja com amigos ou família. Seja com ou sem comida, esta partilha de emoções à mesa consegue sempre aquecer-nos o coração.

A minha cadeira é melhor que a tua

Tem um espaço minimalista e não sabe como lhe dar um toque especial? Opte por usar cadeiras diferentes, afinal ter tudo igual e a combinar já não está na moda. Se está indeciso com a escolha das cadeiras esta é a oportunidade ideal para pôr esta ideia em prática, até podem ser cadeiras iguais mas opte por cores diferentes dando assim asas à imaginação. Se quiser optar por cadeiras diferentes tente escolher aquelas que têm algo em comum entre si ou em comum com a sala de jantar, criando assim um ambiente mais harmonioso e de ligação entre todos os elementos. Nesta foto podemos também destacar o branco das cadeiras, paredes e luz natural que contrastam com a madeira escura do chão e o toque de cor nos pés da mesa.

Quando a cozinha e a sala de jantar se fundem

Se necessita de optimizar o seu espaço , juntar a mesa de jantar à sua ilha da cozinha pode ser uma boa opção criando assim uma ligação entre os dois espaços. Ao utilizar o mesmo piso, assim como a repetição de cores em ambos os ambientes reforça a sensação de integração, continuidade e de maior amplitude. Além disso é uma óptima forma de partilhar momentos, tanto para quem cozinha e para quem está sentado à mesa.

A redonda

Se necessita de um espaço pequeno para as refeições diárias , opte por uma mesa redonda. O facto de não ter esquinas, ocupa menos espaço e pode aproveitar melhor a sua superfície, sendo também mais confortável sentar-se visto que apenas tem um pé no centro.  As mesas redondas para além de serem versáteis e de se adaptarem a diversos ambientes, sejam as salas de jantar pequenas ou grandes, é aquele tipo de mesa onde cabe sempre mais aquele amigo que tinha dito que não ia jantar.

A minimalista

Se é daqueles que segue a máxima menos é mais então esta sala de jantar é para si. Existe um equilíbrio entre o simples e o funcional e é por isso que é tão fácil gostar dela. A mesa em madeira, um clássico faz a ligação com o chão, os candeeiros alinhados iluminam o espaço, contrastando com a cor do chão e com o branco das cadeiras de design nórdico.

A iluminada

Wodden table 99chairs Salas de jantar modernas Mesas

Encostar a mesa a uma parede é sempre uma forma de ganhar espaço, mas se a puder encostar a uma janela ainda melhor, não ganha só espaço mas também luz natural que é tão importante quando se está à mesa. Nesta foto a luz solar é a protagonista do dia enquanto o cair da noite dá lugar à iluminação artificial, por isso os candeeiros devidamente alinhados ao longo do comprimento da mesa. Já se consegue imaginar a partilhar aqui uma refeição ou até mesmo a responder aos primeiros emails do dia?

A colorida

Se tem um ambiente monocromático porque não arriscar num pouco de cor numa divisão da casa? Neste projecto Apartamento António Carlos do designer Maurício Arruda a sala de jantar é a estrela da casa. A mesa foi desenhada pelo próprio designer à qual foi dado o nome de House of Cards. Foi utilizado um baralho de cartas como pés da mesa e um verde vibrante na cadeiras dobráveis, o foco está todo na mesa de jantar. O resultado é maravilhoso, seja ousado!

A de família

A mesa de jantar deve corresponder às necessidades da família. Se são muitos em casa, a mesa deverá ser grande e robusta e com tantas pessoas deverá ter também atenção ao espaço entre cada uma delas e ao espaço central. Mesa grande, cadeiras confortáveis e boa companhia e estão reunidos aqueles elementos que nos fazem sempre ficar mais um bocadinho.

A extensível

varia duo, aaro aaro Salas de jantar modernas Mesas

As mesas extensíveis são a melhor ideia para optimizar o espaço ou para quando recebemos convidados. No dia-a-dia adapta-se perfeitamente para os da casa e cresce quando há convidados. Esta para além de ser extensível tem ainda o benefício de ter uma parte de arrumação na zona central, afinal nunca se sabe quando pode chegar mais um para jantar e os pratos e garfos ficam mais à mão. Nesta mesa há sempre espaço para todos!

A de banco corrido

Necessitamos de sentar várias pessoas em poucos metros e estamos sem espaço, a melhor solução? Em vez de optar por cadeiras opte por um banco corrido, é mais cómodo, não deixa de ser confortável (basta colocar-lhe umas almofadas ou coxins) e todos têm um lugar à mesa. Pode sempre também optar por uma solução como na imagem, um banco corrido colocado ao longo de uma parede e por baixo, se necessitar, pode ainda criar uma área de arrumação.  

A que é parte da cozinha

A ilha de cozinha para além de proporcionar mais espaço para arrumação, funciona também como bancada para preparar as refeições. Este tipo de cozinha de estilo americano funciona bem em ambientes amplos tornando-se num espaço prático para o dia-a-dia. E se na ilha da sua cozinha pudesse também fazer refeições, já pensou nisso? Não são necessárias grandes modificações, bastam uns bancos ou cadeiras altas e que o tampo da mesma seja de pedra ou aço inoxidável para que seja de fácil limpeza e ao mesmo tempo ideal para cozinhar. Já se imagina a partilhar a primeira refeição do dia aqui?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista