Os tapetes perfeitos para cada ambiente | homify
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3654:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Os tapetes perfeitos para cada ambiente

Marcio L Santos Marcio L Santos
por homify
Loading admin actions …

Elemento charmoso e criativo dentro do quarto, o tapete há muito deixou de ser um complemento discreto dentro de uma decoração toda planejada. Assim como outros elementos do design, o tapete surge como parte integrante do projeto, capaz de estabelecer uma identidade própria dentro do ambiente. O tapete pode tanto se alinhar com o estilo do quarto – moderno, clássico, contemporâneo – como apenas traduzir um desejo, uma emoção ou um gosto específico daquela pessoa.

No caso dos quartos infantis, o tapete tem ainda uma função pedagógica, pois deve incentivar as crianças e promover, de forma lúdica, o seu desenvolvimento social e motor. Neste artigo, você vai poder conferir projetos de quartos – para adultos e para crianças – nos quais o tapete torna-se quase protagonista. É ver para crer!

Flores em você

por homify

Aqui temos o típico caso em que o tapete se transforma em protagonista de nosso projeto. A sala tradicional – reparem nos quadros com reproduções de obras artísticas, na mesinha vinda de algum empório e na cadeira com tecido de cor vinho – poderia pedia um tapete de estampa mais clássica. Ledo engano. Para quebrar a essa linha tradicional, nada melhor do que um tapete com uma estampa gigante e de cores vibrantes. Ainda que a arte do tapete não seja tão moderna, só a ruptura de expectativa já transforma esse projeto em um belo exemplar.

Amarelinha

Neste projeto desenvolvido pela Espaço do Traço Arquitetura, de Florianópolis, o quarto do bebê se transforma em verdadeiro espaço kids, repleto de elementos coloridos e chamativos. O quarto ainda trabalha com os tons pastéis, mas investe com precisão em elementos mais neutros, como o azul escuro e o preto. O tapete é que chama a atenção nesse ambiente, pois simula o tradicional jogo de amarelinha, um detalhe lúdico que incentiva a brincadeira e a diversão.

Cores

O ambiente clean e iluminado do quarto do bebê transmite uma sensação de comodidade e segurança. Mantendo a proposta de promover o desenvolvimento da criança por meio de elementos lúdicos, temos aqui dois tapetes com estampas diferenciadas. Uma trabalha com números e elementos circulares de cores básicas – bolinhas coloridas – e está posicionado logo abaixo do berço, oferecendo um clima constante de alegria e descontração. O outro, com padrões retos, serve para delimitar o espaço da brincadeira na mesa, assim como garantir a segurança da criança, para que ela não escorregue.

Descontração

Um quarto para um jovem  que privilegia a descontração e a leveza. O tom dos móveis, de design básico e moderno, se complementa com a linha branca das paredes e do teto, numa combinação bastante harmoniosa. O ponto de contraste fica, nesse caso, com o belo tapete de padronagem branca e azul, um elemento visual que oferece uma sensação clara de segurança para quem desce da cama. Reparem como o design do tapete está alinhado com o criado-mudo, também azul, ao lado da cama.

Requinte

Sofisticação e requinte é o que não falta a esse projeto de quarto de casal. Com um pé no design clássico, mas sem esquecer dos elementos contemporâneos, este quarto revela-se um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo imponente. O tapete de tecido funciona como uma extensão da cama em direção ao closet e ao banho, e está alinhado diretamente com o design do quarto e com as tonalidades dos móveis, da cortina e da persiana.

Faixas

Alto de Pinheiros Quartos modernos por Deborah Roig Moderno
Deborah Roig

Alto de Pinheiros

Deborah Roig

Outro projeto que mescla soluções de apelo visual – como a cadeira de design vintage – com elementos modernos dos mais atrativos. A porta-janela que se abre para o jardim privilegia a liberdade de movimentos e pensamentos. O tapete com padronagem de faixas coloridas – ainda que em tons menos saturados – ocupa todo o cômodo, estabelecendo uma sensação de autonomia e criatividade. O confortável sofá de tecido branco se transforma em ponto de partida para uma sessão de cinema – reparem o projetor no teto – ou para uma boa conversa.

Reflexos

Este projeto arrojado e moderno se beneficia de reflexos e espelhos para criar um ambiente inovador e um tanto audacioso. O excelente projeto de iluminação – reparem na luz azul vinda da persiana – aliado a móveis de design sofisticado torna este ambiente um show de requinte! O tapete funciona novamente como uma extensão da cama e garante o conforto tanto para quem vai ao closet como para quem vai ao banho, integrado com o quarto por meio de uma porta de correr de vidro temperado.

Madeira

Apartamento JD Quartos clássicos por Gláucia Britto Clássico
Gláucia Britto

Apartamento JD

Gláucia Britto

Mais um quarto de design clássico mesclado com elementos modernos. Investindo num padrão constante de listras e linhas retas, este quarto é um recanto tão aconchegante quanto inspirador. O papel de parede de parede listrado faz um conjunto memorável ao lado da parede de tons cinzas e dos quadros que ficam na cabeceira da cama. Lembrando uma textura de madeira, o tapete parece composto por tábuas, o que promove uma insuspeita sensação de despojamento neste ambiente onde tudo é planejado até o mínimo detalhe. O excelente projeto de iluminação pode ser percebido pela luminária central, pelos abajures nos criados-mudos e pela luz suave que vem através da persiana.

Marroquino

Um exemplo simples e de bom gosto. Este quarto de inspiração marroquina traz um painel característico como cabeceira e móveis de tons claros, numa combinação harmoniosa com as paredes de tons azuis. As almofadas fazem, cada conjunto, par com estes elementos. Funcionando como complemento a todo o projeto de design, o tapete com estampas tradicionais do Marrocos dá ao ambiente uma atmosfera de transcendência e iluminação, um espaço para a meditação e oportunidade de crescimento pessoal. A singela luminária que pende do teto completa a sensação de entrega absoluta à contemplação.

Retas

Quartos clássicos por homify Clássico

O projeto deste quarto privilegia as linhas retas e o equilíbrio, seja no painel de madeira que acima da cama como na disposição dos quadros e da televisão na parede oposta. No canto direito da foto, é possível ver ainda uma estante de vidro temperado, mais um toque clean para um ambiente sutil e sofisticado. O tapete mais uma vez funciona como extensão da cama e ainda são complementares ao estilo do piso de madeira, moldando-se em um único conjunto repleto de harmonia.

Você viu aqui várias soluções e padronagens de tapetes. Algumas delas foi de seu interesse? Divida sua opinião com a gente, ou mande suas dúvidas q...
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!