10 cores fabulosas para pintar as paredes da sua sala pequena | homify

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

10 cores fabulosas para pintar as paredes da sua sala pequena

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Salas de estar modernas por Prego Sem Estopa by Ana Cordeiro Moderno
Loading admin actions …

Que cor devemos escolher para pintar uma sala de estar com pouco espaço? A resposta mais óbvia, o branco, não é verdade? No entanto, apesar de o branco aumentar os espaços, não trará à sala mais do que luz. Se, além de aumentar o espaço, queremos conferir personalidade a uma sala, a seleção da cor das paredes é um pilar básico. A psicologia da cor é o estudo que analisa como as cores afetam a percepção humana. O estudo da cor é algo que, há alguns anos, mal se dava importância. Porém, desde há algum tempo, em disciplinas como decoração de interiores se tem em muita conta. Você quer descobrir de que cor deve pintar a sua sala para conseguir um ou outro efeito? Não deixe de ler este artigo com 10 recomendações para tirar o melhor partido de uma sala pequena.  

1. Bicolor: cinza e branco

Outra opção para aproveitar o branco é pintar uma das paredes em um tom neutro como o cinza ou o bege. Além disso, pode-se conseguir um cômodo limpo e equilibrado se o mobiliário seguir essas cores. Para a sala não ficar excessivamente sóbria, podem-se incluir notas de cor com elementos como luminárias ou almofadas. 

2. Azul e verde turquesa

Em nosso segundo exemplo, continuamos apostando no azul, desta vez com um pouco de verde que proporcionará sensação de frescor e naturalidade. Nesta ocasião, não nos apoiaremos no mobiliário para aumentar o espaço, mas na combinação de diferentes tons. É um truque muito eficiente, empregar diferentes tons nas paredes, em nosso caso azul turquesa e verde turquesa, para ampliar o espaço. 

3. Vermelho

As cores quentes como o vermelho tendem a ativar os ambientes em que são empregadas, ou seja, as enchem de energia. É preciso ter cuidado se queremos usar um vermelho em um cômodo como a sala de estar, pois se corre o risco de deixar muito vivo o ambiente. Se se opta pelo vermelho, o melhor é selecionar tons como cereja ou bordô e limitar sua energia com a combinação de tons neutros como o branco. 

4. Texturas como elemento nas suas paredes

O uso de texturas, assim como a mistura de cores, é um truque excelente para criar sensação de mais espaço. Um bom recurso é o papel de parede que imita madeira. Este, além de ampliar o espaço, confere ao cômodo o toque acolhedor próprio da madeira. Para não saturar o ambiente, o melhor é optar por cores neutras no resto das paredes. 

5. Aposta no branco

No começo do artigo, comentou-se que o branco é uma aposta segura para maximizar o espaço de um cômodo pequeno. No entanto, como explicado, o branco pode chegar a se tornar entediante. Para dar a ele um ponto de vida, um recurso muito simples e eficiente é decorar as paredes com quadros ou adesivos vinílicos. Este recurso permitirá aproveitar toda a luz que oferece uma parede branca sem que o ambiente pareça sem graça. 

6. Azul marinho

O azul é a cor mais valorizada pelas pessoas, já que seu uso afeta de maneira muito positiva o estado de ânimo, mas por que marinho? Sim, sabemos que as cores escuras tendem a encolher o espaço, porém o truque é a seleção do resto dos elementos. Opte por móveis em tons claros ou neutros e decore o cômodo com um estilo limpo com formas retas. Se você seguir esses conselhos, o resultado será surpreendente. 

7. Verde abacate

O verde é uma cor que, além de dar amplitude e luz ao cômodo, confere naturalidade a ele. No caso do verde abacate, a sensação de naturalidade é especialmente significativa. O verde abacate se caracteriza por ter amarelo na sua composição, assim recomendamos que o seu uso seja limitado, ou seja, talvez apenas em uma das paredes. Se todo o cômodo for pintado nesta cor, a energia será exacerbada e pode terminar provocando mal-estar. 

8. O branco mais minimalista

Se você procura aproveitar ao máximo o espaço, aposte no branco mais puro. Não empregue esta cor apenas nas paredes, mas em todo o cômodo. Paredes, mobiliário, cortinas… deixe que a limpeza e a pureza da cor inundem tudo. Uma sala de estar de apenas 15 metros quadrados se tornará um grande cômodo radiante e pleno de luz. Você ousaria fazer isso?

9. Um toque de luz que centralize a atenção

Outra boa forma de conseguir que o cômodo brilhe é apostar em um jogo de tons neutros com um elemento de cor. No exemplo, aposta-se em um mobiliário de tom bege e paredes em cor idêntica. A abertura do espaço se obtém focalizando a atenção em um ponto concreto, neste caso em uma parede de cor vinho. A vantagem disso é que a nota de cor pode ser aquela de que mais gostamos, azul, vermelho, amarelo… o que se busca é o toque disruptivo da cor em um entorno neutro.

10. Cores pastel

As cores pastel nas paredes promovem um efeito similar ao das cores neutras, com a vantagem de se poder utilizar as propriedades deles, por exemplo, um azul para aumentar a positividade que transmite o cômodo. Seu uso tem um efeito relaxante, característica que as fazem ideais em ambientes como a sala de estar.

Com qual cor você pintaria a sua sala de estar?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!