Haras CK: Salas de estar rústicas por Gláucia Britto

Tecidos de cortinas: 9 opções para sua casa

Fernanda Maranha – homify Fernanda Maranha – homify
Google+
Loading admin actions …

As cortinas podem ser esquecidas em um primeiro momento, ao pensar na decoração da casa, mas são itens extremamente necessários. Elas são úteis para barrar ou suavizar a entrada de luz natural, trazer privacidade para um ambiente e também para ter um efeito decorativo sobre as janelas.

Diante de tantas funções ou estilo, pode ser difícil para você escolher o melhor modelo ou tecido. Por isso, neste livro de ideias, mostramos 9 cortinas que podem facilitar sua decisão. Confira!

1. Cortina dupla

Como combinar delicadeza e privacidade nas cortinas? Simples, com uma cortina dupla. Como visto na fotografia acima, uma solução moderna e funcional para este problema é instalar uma semitransparente de voil, junto com uma escura. Assim, a delicadeza está presente quando você apenas quer suavizar a luz do sol, mas também pode obter privacidade fechando a segunda cortina.

2. Cortina clássica

Existem diversas opções de tecidos para obter uma cortina super clássica como a da imagem acima. Se o estilo clássico é o que mais te agrada, a sugestão é usar algo como seda, ou outro tecido com característica mais brilhante. Outra dica é usar bastante tecido, só assim eles farão as pregas percebidas na imagem. Não esqueça do acabamento, como franja e a parte mais curta por cima da cortina original.

3. Cortina estampada

Com a cara do verão e perfeita para uma casa muito alegre é a cortina estampada. Existem infinitas estampas, e você pode escolher a que mais combina com a sua casa, levando em conta o padrão de estampa e as cores. Um tecido mais leve é o que cai melhor com esse estilo alegre.

4. Cortina semitransparente

Muitas vezes queremos uma cortina que apenas suavize a entrada de luz natural no local, e que não seja voltada para proteger a privacidade. Nestes casos, uma cortina delicada de voil faz o papel necessário. Trata-se de um fino tecido semitransparente, que proporciona charme e elegância aos espaços.

5. Cortina lisa e colorida

Elegância e cor na mesma peça? É possível! Para essa combinação, em uma sala que une a seriedade com um toque de diversão a opção é usar cortinas de linho coloridas. Azul, verde, laranja e muitas outras cores estão disponíveis. Você pode escolher um tom que esteja presente em outra parte do cômodo, ou deixar o ambiente todo neutro, com um ponto de cor apenas nas cortinas.

6. Cortina delicada

Além do voil, existem outras opções de cortinas bem delicadas, que servema mais como decoração. Uma delas é a renda, assim como na imagem acima. São opções clássicas, leves é muito bonitas quando vistas de dentro ou de fora.

7. Cortina escura

A cortina escura tem função muito importante: trazer mais privacidade para os ambientes. Ela praticamente impede a entrada de luz natural, e faz com quem ninguém de fora veja o que está acontecendo dentro da casa. Perfeita para espaços mais reservados, como o quarto.

8. Cortina rústica

Se o estilo de sua casa é mais rústico ou se ao menos quer dar um toque despojado na decoração com a cortina, tecidos como juta ou algodão cru são alguns dos indicados. Eles tem uma cor mais neutra, parecidas entre si, e o aspecto mais rústico, como podemos ver na imagem. Uma alternativa diferente e interessante, que pode ser uma leve cortina para sua sala de estar.

9. Cortina pesada

Mais uma opção clássica de cortina. Elas são mais pesadas e funcionam também como item decorativo. Entre os tecidos indicados para esse estilo estão o veludo e camurça.

Qual seu estilo preferido de cortinas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!