8 banheiros que você não gostaria de ver tomados pelo mofo

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Monstros existem. Você tinha essa certeza quando, no alto dos seus oito anos, ficava apenas com o escuro do seu quarto e a porta fechada com um silêncio sombrio cortado às vezes por barulhos estranhos vindos não se sabe exatamente de onde. Embora pareça o cenário de um filme de terror -- ou o estado de espírito depois de cenas assustadoras de um filme que você não deveria ter assistido, apenas a luz do dia poderá quebrar a maldição que agora tomam seus pensamentos. Exceto quando o monstro em questão não vai embora nem com a luz do dia. E hoje ensinaremos a você como derrotas um monstro que às vezes invade a casa, destrói paredes e pode insistir em se manter presente no lar: o mofo. 

Embora menos assustador do que os personagens de olhos esbugalhados e dedos tortos dos filmes de terror, os mofos são capazes de causar incômodos visuais e estruturais muito sérios. Nascidos a partir de fungos que se alojam em locais úmidos e quentes, sem muita circulação de ar. Capazes de um estrago considerável na aparência do imóvel, é preciso estar atento para o momento de combater esta presença tão indesejada em nosso lar. E para ajudar você nesta batalha para manter o banheiro sempre lindo, trouxemos algumas dicas que poderão ser muito úteis. 

O mofo ou o bolor, que se espalha em manchas escuras pelo ambiente, podem ser tanto decorrentes de ambientes mal ventilados ou podem ser encontrados em locais com umidade excessiva – o que pode significar problemas de vazamentos no seu banheiro. Caso o problema esteja em uma parte considerável do seu banheiro, lembre-se de contatar especialistas que poderão dar soluções mais específicas para problemas maiores. Caso seja um problema que você mesmo possa combater, lembre-se de armar-se com óculos de proteção, luvas e máscara para o rosto, a fim de evitar o contato do fungo com a sua pele. Use também um ventilador e abra bem as janelas para manter o ar circulado no ambiente. Lembre-se de se certificar também se o problema é realmente bolor: aplique uma pequena quantidade de cloro sobre a mancha e espere agir. Caso a macha clareie após alguns minutos, você encontrou bolor, caso contrário, a parede poderá estar apenas suja.

Com as armas preparadas e o inimigo cercado é hora de ir à luta para evitar que o monstro do bolor invada nosso banheiro e faça seu reinado!

1. Encontre o inimigo

Banheiros minimalistas por stefania eugeni
stefania eugeni

bagno ospiti

stefania eugeni

Um dos grandes crimes do mofo é se instalar em lugares lindos e delicadamente decorados para o seu lar. Imagine só você entrar no seu banheiro todo decorado com azulejos estampados e ver esse invasor naquela parede branquinha? Para não morrer de raiva, deixe seus olhos atentos e vá em busca do principal ponto do mofo – o lugar onde ele está mais concentrado e provavelmente de onde partiu. Ambientes com pouca iluminação e úmidos são os principais lugares. Tire todas as coisas do lugar e identifique o reinado do adversário. Será um ótimo começo para vencer e ter novamente um banheiro perfeito.

2. Bicarbonato de Sódio

03_Projeto de Interiores: Banheiros modernos por Paula Carvalho Arquitetura
Paula Carvalho Arquitetura

03_Projeto de Interiores

Paula Carvalho Arquitetura

Um banheiro lindo como este, projetado pela arquiteta Paula Carvalho, de Santo André (SP),  decorado com ladrilhos verdes, não pode ser reinado de mofo. Por isso, vamos às nossas primeiras armas. Você vai precisar de: 

- 1 colher de chá de detergente líquido; 1 xícara de bicarbonato de sódio; Algumas gotas de óleo essencial (frutas cítricas, alecrim, lavanda, hortelã-pimenta, eucalipto, etc.); Água suficiente para formar uma substância pastosa.

Misture uma parte de água sanitária para duas partes de água com os demais itens e coloque tudo dentro de um borrifador. Borrife a mistura sobre o mofo e deixe secar. Após secar, borrife mais um pouco da mistura e esfregue com uma escova. Enxague e repita até que o mofo saia por completo.

3. Vinagre

O vinagre é uma solução excelente para atacar e prevenir áreas com mofo. Menos ofensivo à saúde quando comparado à água sanitária e com preço baixo, o vinagre será uma ótima arma para ajudar na luta contra o mofo. Basta borrifar a quantidade desejada nas áreas a serem limpas. Não dilua o vinagre. O produto combate 82% dos tipos de mofo. Aplique a quantidade necessária e deixe agir por uma hora, enxaguando o banheiro após isto. Deixe o local ventilado para que o cheiro do vinagre desapareça rapidamente.

4. Bórax

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Banheiros modernos por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Seria um pecado entrar em um banheiro lindo como este projetado pela BC Arquitetos, do Rio de Janeiro e encontrá-lo com nosso inimigo. Por isso, uma opção é o bórax, limpador e inseticida natural e encontrado com preços baixos. A solução pode ser aplicado na mistura de uma xícara do produto para 4 litros de água. 

Antes de esfregar o local com a escovinha, tome o cuidado de aspirar a parede com o fungo para que os esporos dele não se espalhem pelo ambiente. Após isso, esfregue bem o local com bórax e enxague. Caso sinta que os fungos irão resistir, aplique vinagre diretamente sobre o local.

5. Cloro em gel

O único pecado ao entrar neste maravilhoso banheiro rosa com toques clássicos, projetado pelos arquitetos Antônio Ferreira Júnior e Mário Celso Bernardes, de São Paulo (SP), seria encontrar algum foco de mofo no local. Para evitar isso, você irá precisar de: água sanitária, frasco pulverizador, cloro em gel, esponja, balde e água.

Use água sanitária em um pulverizador e aplique no local. Deixe agir por 10 minutos. Após isso, lave a parede, retirando a maior parte da mancha. Por fim, aplique o cloro em gel na parede e espere secar por 20 minutos e lave novamente a parede. 

6. Água Oxigenada

(2015) Apartamento Santa Rosa: Banheiros modernos por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2015) Apartamento Santa Rosa

Escritório Ana Meirelles

Coloque água oxigenada em um frasco vaporizador. Se desejar, misture uma pequena quantidade de vinagre para potencializar a solução. Aplique sobre o mofo e deixe por 20 minutos. Enxague o local e abra as janelas ou ligue um ventilador para que o vento circule pelo local. A mistura pode ter um cheiro muito forte. 

Na imagem, um lindíssimo projeto do escritório Ana Meirelles, de Niterói (RJ).

7. Mantenha o mofo longe

Em banheiros muito escuros, uma boa solução é a instalação de um respiradouro para evitar que o mofo se prolifere. Deixar as portas abertas também ajuda na prevenção. A utilização de um desumidificador pode ser uma alternativa eficaz no combate ao fungo. Vale a pena testar e manter o seu banheiro perfeito.

8. Dicas

Banheiros modernos por REICHWALDSCHULTZ Berlin
REICHWALDSCHULTZ Berlin

HAUS SCHÖNTAL BERLIN

REICHWALDSCHULTZ Berlin

- Jamais toque no mofo: o contato pode trazer problemas sérios de respiração a você.

- Mantenha todos os ambientes sempre bem ventilados quando as soluções forem aplicadas.

- Jamais misture amônia com cloro. O risco à saúde é eminente.  

- Não pinte o mofo. Desta forma você irá fazê-lo crescer. 

- Sempre lave as mãos com água e sabão abundantes após o uso dos produtos citados.

Com estas dicas, você manterá o seu banheiro lindo e perfeito para se orgulhar de não ter dado espaço para os monstros que atacam o nosso lar. Esperamos que você aproveite bem as dicas!

E você, tem alguma dica especial para combater esse monstro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!