SDV | Estar: Salas de estar modernas por Kali Arquitetura

11 escadas para casas e espaços pequenos

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As escadas são elementos construtivos indispensáveis para conectar espaços de diferentes níveis, como uma casa com dois pavimentos ou um loft com mezanino. Porém as escadas ocupam uma área considerável dos ambientes, já que elas obedecem a uma fórmula que estabelece a altura dos degraus, denominada de espelho no jargão arquitetônico, e normas que estabelecem a largura dos degraus, denominada de pisada, e dimensões de patamares, quando existentes. Tudo isto torna muito complicado a instalação de uma escada em qualquer ambiente, especialmente em espaços pequenos. Mas graças a criatividade de arquitetos e designers de interiores, é possível ter uma belíssima escada até mesmo nos menores espaços. 

Neste artigo selecionamos 11 projetos incríveis de escadas desenhadas para espaços pequenos e que otimizam e ornamentam os espaços. Confira a seguir cada um destes projetos e descubra como a criatividade é capaz de criar soluções praticas e bonitas mesmo em ambientes super compactos.

1- Escada de dois lances

Em ambientes pequenos não dá para desperdiçar nenhum centímetro. Por isto é tão importante escolher o design ideal da escada. Neste projeto, a escada de dois lances proporcionou a criação de um home-office, cuja privacidade é garantida pelo painel de madeira, um móvel que serve de armário e de suporte para a Tv.

2 – ​Escada tipo marinheiro

Neste projeto, quase todo o espaço sob a  escada de lance único foi incorporado como área útil do living room. A bancada da cozinha se estende até o quarto degrau. Além de salvar espaço, a escada de lance único pode também ornamentar o ambiente, com a adição de detalhes, como o painel metálico, pintado de amarelo, que vemos neste projeto.

3 – Escada de lance único

As escadas de lance único são uma ótima opção para ambientes estreitos, nos quais a largura reduzida demanda uma maior economia de espaço. Neste projeto, o espaço sob a escada também foi aproveitado como área útil para a instalação da Tv. Este tipo de escada possibilita isto, por esta razão é bastante empregado.

4 – Escada desmontável

Este projeto ganhou uma escada 100% customizada, desenhada sob medida e executada exclusivamente para esse espaço. A escada é composta de duas partes, uma fixa, e outra móvel, que pode ser removida e servir também como mesa de apoio e suporte para objetos. Como ela é pouquíssimas vezes usada, pois interliga o dormitório, no mezanino, com o living room, esta solução mostrou-se super prática.

5 – ​Escada multifuncional

Esta escada também foi feita sob medida para o ambiente e buscou otimizar o máximo de espaço. Além de ocupar uma área muito reduzida, a escada foi projetada como um armário, servindo como espaço de armazenamento.

6 – Uma escada pela metade

 A equipe da Beriot, Bernardini Arquitetos consegue tirar o máximo de proveito dos ambientes, com soluções personalizadas que ocupam o mínimo de espaço. Neste loft, a equipe concebeu uma escada móvel, que abriga um armário, e pode ser movida de lugar, liberando espaço para se abrir as portas do armário fixo, de altura mediana, que por sua vez funciona como o patamar da escada, que leva ao mezanino.

7 – Escada em forma de L

Neste projeto, vemos claramente que o design da escada é mais uma consequência das condições de determinado espaço do que o resultado de um rabisco casual ou o devaneio inspirado de arquitetos. A distância curta entre a borda do piso superior e a parede do pavimento térreo impuseram uma escada em forma de L, cujo espaço inferior foi muito bem aproveitado como armários embutidos.

​8 – Escada espiral

A escada do tipo espiral também é muito empregada em espaços reduzidos, pois ocupa apenas a área de uma circunferência, que varia conforme a sua largura ou o seu diâmetro. A escada espiral é tão compacta, que pode ser instalada em qualquer ambiente, sem estrangulá-lo, como vemos neste projeto.

9 – Escada vertical

Este tipo de escada é de longe a melhor opção para espaços muito pequenos, pois não ocupa nenhum espaço extra. Portanto, você não perde nenhum centímetro. Mas a desvantagem é o desconforto e a pouca praticidade, pois é preciso um pouco mais de força para subir ou descer e muita criatividade para transportar objetos de um nível para outro. Este modelo é mais indicar para mezaninos e para clientes jovens.

10 – Escada com inclinação brusca

Este tipo de escada é o meio termo entre a escada de lance único e a escada vertical. Ela ocupa menos espaço do que a escada de lance único e é mais confortável do que a escada vertical. O detalhe interessante é o desenho das pisadas de madeira, que exigem do usuário um movimento coordenado. Cada degrau tem a medida apenas de um pé.

​11 – Escada caseira

Esta é uma escada de madeira convencional, que muitas pessoas têm em casa. Geralmente ela é usada quando se quer subir no telhado ou trocar uma lâmpada, por exemplo. A novidade aqui é o seu uso para interligar o pavimento térreo com o mezanino. Ela não é tão confortável como a escada de lance único, mas salva um espaço considerável, vide este projeto.

Quais destas escadas funcionariam melhor na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!