Casa de praia - Guaecá SP: Salas de estar rústicas por Lucia Manzano

Plantas para dentro de casa: 9 dicas para os vários cômodos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo mundo (ou quase) adora plantas dentro de casa. O problema é que muita gente não sabe quais plantas utilizar em cada cômodo, nem como fazer a composição delas. Neste livro de ideias, fizemos um tour pela casa e trouxemos dicas para a sala de estar, a sala de jantar, a sala de TV, o home-office, a sacada, o quarto, a cozinha, a cozinha gourmet e o banheiro. Confira!

1. Planta para a sala de estar

As plantas para a sala de estar devem levar em consideração a dimensão do espaço e a entrada de luz natural. Quanto mais luz natural, melhor. Já o espaço vai determinar quantas plantas serão distribuídas de maneira harmoniosa e sem exageros. Uma boa composição prevê, se há espaço e luz, plantas altas, como pequenas palmeiras, arbustos e folhagens em vasos médios e grandes e pequenos vasos sobre peças do mobiliário, que podem tanto ser floridos como apenas verdes. A escolha das plantas deve ser orientada por um especialista para as condições da sala. Outra composição interessante para esse ambiente é uma vegetação aérea, caso da jiboia que aparece na imagem abaixo.

2. Planta para a sala de jantar

Na sala de jantar, que é um ambiente geralmente mais formal e com função única e bem definida, a presença de árvores altas de cada lado da mesa pode conferir um ar ainda mais imponente. Já salas mais informais ganham charme com plantas pequenas e flores em vasos pouco volumosos dispostos sobre aparadores e buffets. 

3. Planta para a sala de TV

A sala de TV pode ficar ainda mais original se, na mesa de centro, for colocado um bonito bonsai. Existem até bonsais de árvores frutíferas que realmente dão frutos minúsculos. Mas é preciso consultar um especialista para saber como a planta deve ser cuidada e se as condições da sala são adequadas ao cultivo dela. 

4. Planta para o home office

Até o home office ou a sala de estudos pode contar com plantas para criar um ambiente cheio de vida e estimulante. Na imagem acima, uma série de vasinhos de vidro com cactos pequenos foi disposta ao longo da parede, bem à vista de quem trabalha ou estuda no computador. O arranjo agrada adultos e crianças!

5. Planta para a varanda ou sacada

Na varanda da casa e, principalmente, na sacada do apartamento, pode-se dispor do verde e do frescor das plantas. Uma ideia perfeita para esse espaço é o conhecido jardim vertical. Ele pode ser composto de diversos vasos ou formar uma parede com várias espécies e até cores variadas. Coloque a criatividade para funcionar e invente o seu jardim vertical!

6. Planta para o quarto

O quarto, por sua vez, não é um bom lugar para se manter plantas, mas fica maravilhoso com a presença de belos vasos de flores. Elas podem ser apresentadas em arranjos de um único tipo ou de diferentes tipos de flores, sendo que podem também ser compostas a partir de cores e tons. Uma flor de grande durabilidade e beleza é a orquídea, que fica linda tanto no quarto, quanto na sala (como na imagem abaixo), no hall de entrada e até no vão da escada.

7. Planta para a cozinha

Já, na cozinha, o que de melhor pode se cultivar do que ervas aromáticas, que serão utilizadas no preparo dos pratos mais variados? Com luz natural suficiente e cuidados regulares, é possível ter sempre à mão temperos de uso cotidiano. Por outro lado, se houver espaço e condições de luz, pode-se também manter na cozinha flores e pequenas plantas decorativas.

8. Planta para a cozinha gourmet

A cozinha gourmet também pode contar com plantas na sua decoração. Como o uso desse espaço nem sempre é contínuo, o ideal é ter plantas que não precisem de atenção constante, como os cactos e as suculentas – que, aliás, ficam incríveis em decorações rústicas como a da imagem acima. 

9. Planta para o banheiro

Embora não pareça, são até variadas as possibilidades de uso de plantas em banheiros. Em lavabos, por exemplo, que não têm calor nem umidade, os vasos com flores são um clássico. Já nos banheiros completos, tudo vai depender das condições dele. Na imagem acima, o banheiro conta com laterais de vidro atrás do qual se encontram arbustos verdes, como bambu. Para quem tem um banheiro mais comum, talvez uma alternativa seja dispor samambaias dentro do box espaçoso, como na imagem abaixo. Essas plantas adoram calor e umidade, então a combinação é perfeita. 

De qual dica você gostou mais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!