Apartamento Gávea: Salas de estar modernas por Espaço Tania Chueke

7 aparadores para colocar atrás do sofá e decorar a sala de estar

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Algumas peças de mobiliário são indispensáveis para conformar ambientes completos. Além de decorativos, os móveis são elementos fundamentais para a funcionalidade da casa. A maioria conta com funções bastante óbvias, como as camas, as mesas e os sofás. Outros, possuem um caráter multifuncional, como é o caso dos aparadores.

Estes são simplesmente mesas longas e estreitas que podem ser altas ou baixas e servem para diversos fins, dependendo de onde estão localizadas. Nas salas de jantar servem para acomodar utensílios como pratos, taças e talheres. Nas entradas oferecem o suporte para acessórios que sempre queremos ter à mão, como chaves e carteiras. Já nas salas de estar podem servir de apoio para a televisão, onde os aparelhos eletrônicos encontram um lugar perfeito. Ou ainda, quando posicionados atrás do sofá vão além de sua função e incrementam o layout.

Quer saber mais? Então confira os exemplos que separamos hoje e entenda como e por que decorar a sua sala de estar com um aparador atrás do sofá!

1. Para casas compactas

Salas pequenas devem ser planejadas com cuidado a fim de alcançar tanto qualidade estética quanto uma boa funcionalidade. Os aparadores são perfeitos para acomodar diversos elementos. Como vemos, podem servir de apoio para a decoração e outros elementos úteis, como bandejas com taças e copos.

2. Multifuncionalidade

Como já sugerimos no início do livro de ideias, estas peças podem ser multifuncionais. No caso deste projeto, o aparador atrás do sofá também funciona como uma escrivaninha. Esta é uma boa sugestão para casas pequenas, onde os ambientes integrados devem ser flexíveis e funcionais. Aqui, ao mesmo tempo tem-se uma sala de estar e um escritório.

3. Delimitando ambientes

Além de servir como área de armazenagem, estas peças também ajudam a delimitar cômodos abertos. Neste projeto, os arquitetos utilizaram o aparador para separar a sala de estar de um segundo ambiente, onde ficam armários para organizar a casa.

4. Um banco ou um aparador?

Para ainda mais funcionalidade, os aparadores podem ter um desenho tão inteligente a ponto de servirem duas funções. Apesar da simplicidade deste projeto, o móvel cumpre uma função semelhante ao caso anterior, mas ainda pode funcionar como um banco extra. Assim, a sala de estar torna-se um espaço flexível e perfeito para adaptar-se a várias situações. Por exemplo, em pequenos eventos quando há diversas visitas em casa.

5. Moderno e funcional

Os aparadores podem ser projetados sob medida para a sala de estar ou serem comprados prontos em lojas de mobiliário. Esta segunda opção oferece uma maior flexibilidade para quem deseja trocar de sofá no futuro.

Passe na loja homify e confira as opções de aparadores que temos para você!

6. Separando duas salas de estar

Muitas vezes, as casas grandes contam com salas de estar com dois ou mais ambientes, sendo necessário definir melhor os espaços e funções de cada uma. Em casos como este, é importante manter o equilíbrio entre ambos os cômodos, e então os aparadores cumprem um papel fundamental. 

Um desenho simples e elegante é mais do que o suficiente para manter a harmonia e qualidade de projeto.

7. De madeira e com repartições diferentes

Tratando-se de sua função, os aparadores posicionados atrás do sofá podem acomodar os mais diversos tipos de objetos, assim como peças decorativas. Quando mais flexível for o seu desenho, mais versátil será o seu uso. Neste caso, o aparador acompanha o desenho do sofá e oferece diferentes compartimentos para guardar livros, revistas e artigos de decoração.

E aí, quer ter um aparador atrás do sofá? Conte-nos de qual você mais gostou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!