Guia para demolir paredes internas: 6 coisas que você deve levar em conta

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Квартира в "Городе Яхт", ARCHDUET&DA ARCHDUET&DA Salas multimídia minimalistas
Loading admin actions …

As casas que já tem mais de meio século são caracterizadas por terem passagens estreitas, o que muitas vezes resulta em habitações que trazem uma sensação claustrofóbica. Entre tantas mudanças, temos que reconhecer que com o tempo, as casas atuais trazem novas necessidades para garantir uma vida mais confortável para toda a família, o que requer espaços mais amplos, arejados e iluminados.

Nesse contexto, é normal que surja a necessidade de remodelar o interior das casas, onde possivelmente algumas paredes serão derrubadas para proporcionar maior espaço. Este processo, por mais simples que pareça, requer uma série de cuidados para assegurar que a estrutura da casa fique intacta, mantendo todos sempre em segurança. Abaixo, trouxemos algumas dicas que serão muito importantes para essa decisão.

Siga conosco e confira!

1. Qual a grossura da parede?

O primeiro passo que temos que levar em conta para demolir uma parede, é verificar a grossura de sua estrutura. Isso nos orientará acerca de como a demolição deverá ser realizada. 

Se a casa conta com uma porta, janela ou outro tipo de abertura, será questão de segundos obter a média graças à estrutura desses complementos. Se a medida for inferior a 15 cm., então teremos uma parede rápida de ser demolida. Se a espessura for maior do que isso, então será necessário verificar o porque dessa sustentação ser tão forte e quais impactos ela trará se for removida. 

Para entender se uma determinada parede é mais grossa ou fina, um truque simples é bater a marreta na parede e ouvir o som que ecoa. 

2. O que encontraremos?

Se por acaso a parede for de painéis de gesso e aglomerado de madeira, levaremos mais tempo para executar a tarefa. Para ganhar tempo, uma boa opção será contar com equipamentos elétricos, como, por exemplo, marteletes. 

Antes de iniciar o processo, prepare adequadamente o local para armazenar o entulho e ganhar tempo. Mantenha baldes com água por perto e jogue sobre o pó para facilitar que o local seja limpo. 

3. Não se esqueça dos cabos e tubos

No momento em que a parede for derrubada, mantenha consigo uma planta da casa para ter a noção de qual parede está derrubando. Isso dará noção se existem tubos e encanamentos de água ou gás. Também deveremos prestar atenção ao cabeamento elétrico. 

Nesta situação, será imprescindível interromper o fornecimento de energia e água para o lar para evitar imprevistos. 

4. Parede abaixo!

homify Cozinhas modernas

Não libere seu estresse na hora de derrubar a parede: todo cuidado é pouco. Portanto, use os devidos equipamentos de proteção. Além disso, é preciso entender determinadas técnicas, como, por exemplo, começar derrubando a parede em sua parte superior e laterais, sempre garantindo uma distância saudável que não traga qualquer risco físico. 

5. Depois da demolição

homify Salas de estar clássicas

Depois de derrubada a parede, é indispensável colocar alguns reforços estruturais nas paredes principais da casa, a fim de evitar que o peso da cobertura seja demasiado. Lembre-se de que é sempre fundamental contar com bons profissionais para revisar todo o projeto e acompanhar todas as etapas para otimizar o tempo e evitar problemas futuros com a casa. 

6. Conselhos práticos para um resultado de primeira

Para evitar acidentes com os resíduos, armazene os entulhos em sacos específicos que aguentem grande armazenamento. Mantenha esses sacos em um local reservado para facilitar a organização e limpeza do espaço. 

Evite que a demolição ocorra com pessoas ocupando o lar. Quanto mais livre o espaço, menores os riscos de acidentes. Após a demolição, distribua mais lâmpadas no espaço ampliado. Isto trará mais conforto para a nova dimensão do espaço.

E você, tem alguma dica para derrubar paredes?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista