Jardim Tropical: Jardins modernos por ricardo pessuto paisagismo

11 Jardins Com Lago Artificial Para Te Inspirar A Fazer O Seu

11 Jardins Com Lago Artificial Para Te Inspirar A Fazer O Seu

Antônio Santos Antônio Santos
Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

O jardim é naturalmente um dos espaço mais prazerosos da casa, onde podemos durante o ano todo experimentar o contato com a natureza e respirar um ar mais agradável, especialmente no Brasil, cujo clima clima tropical nos convida para os lugares abertos e arejados. Por este e tantos outros motivos, nós estamos sempre buscando soluções para incrementar as qualidades estéticas e ambientais deste espaço, fundamental para o nosso bem-estar e conforto.

Neste artigo, apresentamos onze projetos deslumbrantes de lagos artificiais para jardins residenciais, de diferentes formas e estilos, que convergem para um mesmo ponto. Todos eles incrementam a beleza do jardim e agregam valor ao imóvel. 

Jardim tropical

Este projeto de autoria de Ricardo Pessuto Paisagismo foi vencedor do 7º Premio Olga Krell de Decoração e Paisagismo. O destaque do projeto é o lago artificial com carpas, rodeado pela natureza de vegetação exuberante do jardim, que inclui palmeiras e bromélias, que dão vida a um verdadeiro oásis residencial.

Jardim intimista

Neste projeto, a criatividade e a técnica do jardim vertical permitiu o aproveitamento do corredor, espaço de circulação externa, como área verde de vegetação e natureza exuberante. Além, das plantas que cobrem as superfícies verticais das paredes e do muto, o jardim residencial ganhou um pequeno lago com peixes e duas bicas de água, que movimentam a água e estimulam a audição. O jardim sensitivo conta ainda com um deck de madeira e uma faixa de piso revestida de pedrinhas, que complementam a decoração do ambiente e o tornam mais aconchegante.

Lago com vegetação

Apesar da importância do lago para a estética do jardim, a principal função de um lago artificial é o seu papel de regulador da umidade do microclima local. Portanto, é fundamental situar o lago próximo aos ambientes da residência e provê-las de aberturas generosas, que permitirão a passagem da brisa natural e, consequentemente, o refrescamento dos espaços internos. Além disto, incrementar o algo com plantas e pedras, como neste projeto, tornarão o jardim mais elegante e belo.

Jardim mineral

Embora seja necessário uma sensibilidade maior para captar certos significados, uma criação artística sempre explora ou provoca os sentidos humanos. Neste projeto, o lago do jardim mineral, composto de uma fina camada de água, com pedras imersas e vegetação aquática, além de melhorar as condições climáticas do microclima do edifício, desperta o nosso olhar para a materialidade da água, tornando sua transparência mais evidente, em comparação com a opacidade do mármore, estimulando e provocando a sensibilidade do observador. 

Jardim úmido

Neste exemplo, o amplo lago com rochas e ilhas verdes é o elemento central do projeto, ao redor do qual o programa da residência se organiza. O lago, totalmente integrado ao interior da residência, protagoniza um verdadeiro espetáculo visual, criando além disto a sensação da casa flutuar sobre a água, cujo reflexo da luz solar contribui para iluminar os espaços internos e cuja umidade refresca e traz mais conforto aos moradores.

Jardim zen

Quando se pensa em um lago artificial para o jardim, devem ser observados alguns cuidados técnicos, como a resistência do solo à sobrecarga da água, e estéticos, como o formato do lago, geométrico ou orgânico, e sua dimensão, por exemplo. Um lago amplo possibilita a sua utilização como espelho d'água, refletindo as nuvens do céu, objetos e a paisagem que o circundam. Neste projeto, o lago de pouca profundidade abriga pequenos vasos de plantas e uma escultura, que realçam a sua função mística de conectar céu e terra e estimular o relaxamento e a reflexão. 

Jardim residencial japonês

Os japoneses possuem um incrível poder de síntese, conseguindo representar em um jardim de 1m² o significado inteiro da vida. Em um jardim japonês não podem faltar elementos tais como pedras e água. Portanto, neste projeto o jardim, além de vegetação, possui também um lago, de formato geométrico, com pedras submersas, borda elevada e uma pequena fonte. Além do valor simbólico, o lago também serve de espelho d'água, refletindo a silhueta do edifício e da abóbada celeste.

Jardim enigmático

Você já imaginou uma árvore brotando da água? Se você já imaginou, foi devido a um exercício de abstração. Pois somente uma miragem nos proporcionaria tal imagem. As árvores precisam firmar suas raízes na terra para se nutrirem e se desenvolverem. Porém, neste projeto, a criatividade deu vida a um jardim submerso, cujas árvores de porte médio parecem flutuar sobre as águas do lago que circunda a residência, criando um efeito ilusório surpreendente, agregando beleza ao jardim residencial e valor ao imóvel. 

Ter um lago é padecer no paraíso

Além de incrementar a qualidade estética do jardim residencial e melhorar a umidade do microclima, um lago artificial também pode servir como área de lazer. Neste projeto, devido ao grandioso lago que envolve o perímetro da casa, tem se a sensação de tratar-se de uma pequena ilha. O lago, uma extensão do quintal, dependendo de sua profundidade, pode permitir que os moradores se banhem ou mergulhem os pés na água para se refrescar e relaxar.

Passarela sobre as águas

Outra maneira inusitada de dar ao lago uma função de espaço de lazer, é integrá-lo a piscina, como percebemos neste projeto, no qual as águas do lago de baixa profundidade, com plantas aquáticas, se fundem às águas da piscina. A divisão fica por conta de uma passarela de pedras, ora submersas, ora emersas, que possibilitam aos moradores caminharem sobre as águas.    

Lago cenográfico

Neste projeto, percebemos mais uma maneira de transformar o lago na atração principal do jardim residencial e em área de lazer para toda a família. Aqui, a piscina foi concebida com uma forma orgânica e suas bordas foram revestidas com pedrinhas brancas e vegetação, criando um cenário semelhante a um lago natural, tornando o jardim mais agradável e bucólico. 

Mais informações sobre piscinas, você encontra aqui.

Qual o seu lago para jardim preferido? Compartilhe conosco sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!