Criando um bar para a sala de estar

Marcio L Santos Marcio L Santos
Loading admin actions …

Não há lugar mais descontraído dentro de uma residência do que o bar da casa. Ponto de encontro de colegas, amigos e familiares, o bar usualmente se confunde com a adega, já que ambos costumam ocupar o mesmo espaço. Ponto crucial para aqueles que não dispensam uma boa conversa e um bom relacionamento, o bar merece uma atenção especial na hora de sua montagem. Os projetos devem priorizar o estilo, mas não podem esquecer que se trata de um local para a degustação e a apreciação de bebidas: assim, devem priorizar também o conforto e a mobilidade.

Neste novo artigo da homify, veremos algumas propostas de bares, alguns integrados à adega, que podem servir como inspiração para a sua casa ou seu apartamento. Fique de olho e venha tomar uma com a gente!

Cantinho

Ocupando um pequeno espaço no canto da sala, este bar também se integra a uma adega informal. O branco predomina no mobiliário, mas são os pequenos detalhes que fazem a diferença, como o frigobar de inspiração vintage na cor vermelha e as cadeiras de viés pós-moderno. As duas luminárias garantem uma iluminação personalizada, enquanto o papel de parede tenta emular uma atmosfera mais rústicas. Uma mescla de estilos tão charmosa quanto prática. Um convite à conversa e à interação entre pessoas que entendem a importância de manter contatos.

Para os amigos

APARTAMENTO RT: Adegas modernas por ESTUDIO ARK IT
ESTUDIO ARK IT

APARTAMENTO RT

ESTUDIO ARK IT

Este projeto do Estúdio Ark.It, de Curitiba, oferece um espaço personalizado para o bar e a adega. A estrutura central posiciona-se como um balcão no qual quadro banquetas garante a presença dos amigos para aquela bela degustação. A bancada interna se compõe de duas mini-adegas, um frigobar e portas para copos e outros utensílios. O detalhe de elegância vem das prateleiras em desnível que abrigam taças e garrafas. Todo o conjunto, de tom predominantemente preto, cria uma curiosa harmonia com o piso e as portas em madeira.

Clean

Trabalhando com uma atmosfera clean, este projeto integra o bar com a sala de estar, dando ainda espaço para uma pequena mesa de degustação, na qual cadeiras de design moderno garantem a sensação de conforto. Em mais um projeto que privilegia os tons brancos, o destaque vai para o armário suspenso com porta de vidro no qual o morador guarda suas garrafas, um item tão sofisticado quando sutil. Próximo à porta, módulos de madeira com tampo de vidro guardam as rolhas das garrafas de vinho. O excelente projeto de iluminação aparece na luminária sobre a mesa e nas luzes que descem do teto.

Janelas

A estrutura principal deste bar trabalha com elementos de canjiquinha e camurça nas paredes. Estabelecendo-se como um balcão único, temos o móvel organizado em uma mini-adega eletrônica e portas de correr para o armazenamento de copos e taças. As duas janelas que se abrem para a natureza promovem uma sensação de espaço e liberdade, permitindo uma calorosa entrada da luz. Quadros que referenciam arquiteturas antigas ocupam uma das paredes, enquanto as rolhas são meticulosamente guardadas em cilindros de vidro.

Sofisticação

Quase uma sala de degustação, esse bar integrado com a adega oferece aos olhos um espetáculo tão fascinante quanto a degustação de um bom vinho. Clássico na melhor definição, este bar trabalha com inteligência os reflexos e os detalhes. Além do espelho que domina a parede, há a porta dos armários que reflete o ambiente, mas deixa antever de forma sutil as taças e copos guardados dentro dele. Uma poltrona clássica, confortável e aconchegante finaliza esse projeto que prima pelo bom gosto e pelo estilo.

Pórtico

Esta adega está localizada sob o pórtico que também funciona como divisória entre a cozinha e o restante do apartamento. Trabalhando de forma eficiente as transparências – com destaque para o belíssimo expositor de bebidas -  e a madeira, o espaço imponente é mais que um bar: um espaço de convivência integrado a um ambiente sofisticado e elegante. Os dois vasos com flores coloridas dão um contraste todo especial a esse ambiente que privilegia os tons claros.

Rústico

Aqui temos um projeto mais tradicional e rústico, mas não por isso menos sofisticado. Aproveitando a estrutura americana da cozinha, o balcão tornou-se o ponto de encontro de amigos e familiares. As banquetas em madeira e as luminárias carregam um delicioso elemento regional. Elementos folclóricos na decoração e objetos na prateleira, aliados ao acabamento em pedra do balcão levam o convidado a se imaginar na beira de uma praia, aproveitando o vento e as ondas do mar.

Módulos

Um espaço mais compacto e ainda assim interessante. A mini-adega eletrônica divide seu espaço com uma mesa deslizante – sinal de economia de espaço com muita criatividade. Os módulos posicionados na parede são dispostos com elegância, guardando espaço ora para elementos decorativos ora para as garrafas de bebidas. Alguns elementos coloridos, como o pufe de estampas, o quadro de temática modernista e outros detalhes na decoração transformam esse pequeno bar em um espaço absolutamente descontraído e de muita personalidade.

Básico

Elegância e sobriedade em um projeto quase minimalista. Aqui, um balcão de tampo preto e uma prateleira elevada são o suficiente para criar um bar que é básico apenas na superfície. Os tons neutros e o design que privilegia as linhas retas são um convite à conversa e à degustação. Uma proposta mais intimista, para poucas pessoas, mas ainda assim um projeto com um toque de sofisticação notável, numa integração perfeita entre a sala de jantar e a cozinha e completamente alinhado à linha de decoração seguida pela residência.

Moderno

Apto - Agronômica: Adegas modernas por tcarvalho
tcarvalho

Apto – Agronômica

tcarvalho

Localizado entre a sala de jantar e a sala de estar, este quase minibar é todo finalizado em madeira e também se integra a cozinha, criando um ambiente único e harmonizado. A toada moderna da estrutura se completa com alguns elementos decorativos que chamam a atenção, como a armação na qual se montou a palavra relax, o quadro com um quê de Pop Art e a luminária que se posiciona sobre as bebidas. Por estar exatamente entre os dois ambientes de maior movimentação da casa, o bar se torna quase que o centro de atenções, oferecendo sempre uma opção constante de divertimento e interação para o morador e seus convidados.

Você já tem um bar em casa? Achou alguma ideia interessante? Escreva para a gente contando o que achou.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!