10 Sugestões De Cores Para Pintar A Parede Da Sua Pequena Sala

Дизайн интерьера 2-ком. квартиры в Днепропетровске, GP-ARCH GP-ARCH Salas de estar industriais
Loading admin actions …

As cores, quando bem empregadas e combinadas, podem fazer toda a diferença na decoração dos ambientes. Além de deixar os ambientes mais bonitos e atraentes, as cores também realçam sensações e evocam emoções, influenciando portanto a nossa interação com o ambiente. Elas são sempre bem-vindas na decoração, mas seu emprego exige moderação e equilíbrio, sob risco de causar desconforto ou sensações desagradáveis, como ambientes excessivamente escuros ou carregados. 

Homify apresenta um guia de como utilizar paredes coloridas na decoração de salas pequenas, para deixar o ambiente com um toque mais pessoal, mais bonito e mais vibrante. Aproveite estas dicas para renovar e incrementar a decoração da sua sala e dar-lhe uma aparência mais contemporânea e atraente.

1 – Branco: coringa

O branco é a cor predominante no interior dos ambientes, pois transmite pureza e simboliza a paz. Na decoração a cor branca amplia os ambientes, propaga a luz natural e agrega harmonia e elegância. A cor branca combina com todas as cores, como neste projeto, em que as paredes de tijolinhos pintadas de branco combinam com o painel de madeira, e servem para realçar detalhes da decoração.  

2 – Cinza

A cor cinza tem várias tonalidades e expressa sobriedade e seriedade. Na decoração, a Tv pode parecer perdida na parede na qual está fixada, diferente do que ocorre quando ela está fixada em um painel de madeira, por exemplo. Para evitar esta sensação, este projeto optou por pintar a parede de cinza claro, mimetizando relativamente a Tv no ambiente. 

3 – Marrom

A cor gelo, bege e marrom são cores que combinam com qualquer estilo. Neste projeto, a parede do living room foi pintada de marrom, contrastando e realçando o móvel feito de marcenaria, com acabamento em laca branca, e combinando com o sofá e com a cortina. Como podemos notar, a dobradinha branco e marrom é infalível e dá um toque refinado ao ambiente.

4 – Azul celeste

A cor azul remete ao céu e transmite serenidade e paz. Portanto, é uma cor bem-vinda na sala de estar e ambientes de permanência para transmitir calma, pois deixa o ambiente mais relaxante. 

Nesta sala de estar o sofá branco desapareceria se tivesse ao fundo uma parede branca. A cor azul trouxe o sofá para o primeiro plano e deu um toque de personalidade ao ambiente.

5 – Azul marinho

O azul marinho é uma cor de tonalidade escura e expressa autoconfiança. Portanto, agrega personalidade ao ambiente e combina perfeitamente com o branco, como vemos neste projeto. Esta combinação agrega elegância e sofisticação ao ambiente. 

6 – Turquesa

A turquesa é uma pedra de origem mineral marcada pela sua cor azul ou verde-azulada, que desde a Pérsia antiga foi usada para ornamentar joias e artigos de peças de luxo. Muitos séculos depois, o azul-turquesa conquistou seu lugar na decoração, transmitindo sempre uma sensação de leveza, frescor e, claro, exuberância. É uma cor que combina com tons de cinza, prata, preto e branco e faz uma ótima dobradinha com a madeira, que remete ao rústico, enquanto o azul-turquesa agrega frescor e renovação. 

7 – Vermelho

O segredo no emprego das cores em qualquer projeto de decoração é o equilíbrio. Isto vale principalmente para as cores quentes e escuras, que podem causar agitação ou cansaço, respectivamente. A cor vermelha é quente e transmite energia, intensidade e calor. Quando usada em uma parede, como neste projeto, e combinada com tons mais sóbrios, como o preto ou o marrom, agrega intensidade, vibração e sofisticação ao ambiente.

8 – Laranja: cor quente

O que foi descrito sobre a cor vermelha, vale também para a cor laranja. Evite usar a cor em excesso, pois a cor laranja desperta a vitalidade e a criatividade. Ela combina perfeitamente com a madeira e tons neutros, como o cinza, preto ou branco. 

9 – Preto: coringa

O preto é uma cor coringa e combina com qualquer estilo e ambiente. Evite pintar todas as paredes e teto de preto, pois ambientes muito escuros são hostis e despertam insegurança e desconforto. Mas pintar a parede atrás do sofá, para destacar o móvel, um quadro decorativo ou simplesmente dar um toque pessoal ao ambiente, deixará o ambiente mais moderno, despojado e super sofisticado.

10 – Gelo

As cores claras transmitem elegância, harmonia e propagam a luz natural, deixando os ambientes mais claros e criando a impressão de maior amplitude. Neste projeto, a parede ao fundo do sofá foi pintada de cor gelo, o que destacou o sofá, de cor branca, além dos quadros decorativos, e ao mesmo tempo manteve a tonalidade clara do ambiente, realçando também os acessórios coloridos, como o tapete, as almofadas e a banqueta.

Selecionamos mais projetos de decoração para você se inspirar e escolher cores para pintar sala pequena. Confira!

A cor branco gelo foi a cor de parede de sala escolhida para este apartamento com sala de estar integrada com cozinha. Esse tom neutro na parede dá espaço para o uso de objetos com tons mais vibrantes como o amarelo e o azul.

Alternativas de cores para pintar sala pequena

Se você já se cansou da opção de pintar apenas uma parede com uma cor diferente da sua sala, esta pode ser uma alternativa mais criativa: pintar uma parede com duas cores. São muitas alternativas de cores para pintar sala pequena e aqui foram escolhidas as cores branco e rosa que estão presentes em todas as paredes do ambiente, mas desta vez pintadas horizontalmente.

Cor de parede de sala em bege

Uma das cores de tintas para sala mais usadas em ambientes pequenos é o bege claro. Essa cor de parede de sala dá um ar neutro à decoração.

20 ideias para revestir as paredes das salas de estar e jantar!

Sala com parede cinza e branca

Dentre as cores para pintar sala pequena e simples o cinza é bastante utilizado em decorações de diversos estilos como o industrial, vintage e também moderno.

designers de interiores ou decoradores

Quais destas cores você gostaria de ter na sua sala?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista