5 Maneiras De Resfriar Um Quarto Muito quente | homify 5 Maneiras de resfriar um quarto muito quente

5 Maneiras De Resfriar Um Quarto Muito quente

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Home Deco Decoración QuartoCamas e cabeceiras
Loading admin actions …

Deixar a casa mais fresca pode não ser apenas mais uma opção para o verão, mas, sim, uma grande necessidade. Cada vez mais as temperaturas vêm alcançando novos patamares. Segundo a Organização Meteorológica Mundial, as temperaturas estão ficando, em média 1,1 graus mais quente por ano. Embora pareça uma pequena variação, é suficiente para deixar o ar mais seco, causar escassez de água e criar grandes problemas quando moramos em casas fechadas. 

Para quem não possui ar condicionado, o desafio de manter o quarto resfriado é sempre grande -- principalmente à noite, quando a alta temperatura impede que o sono chegue. Nesse ponto, alguns truques podem ser fundamentais, como a opção por manter as paredes claras e naturalmente mais frias, a tentativa de beneficiar os ambientes com ventilação cruzada ou outros pequenos e econômicos truques que podem fazer toda a diferença nos picos de calor. 

Além disso, até mesmo a organização decorativa pode fazer diferença quando a ideia é evitar que o quarto muito quente seja um problema que possa causar problemas de insônia ou mesmo de saúde -- nesse ponto, sempre procure manter as janelas e corredores de ventilação livres ao máximo. 

Com tudo isso, antecipamos aqui algumas dicas para refrescar o quarto que podem fazer toda a diferença antes que o calor do verão fique insuportável. Reunimos abaixo 5 bons truques não muito comuns, mas que serão muito bem-vindos para que seus sonhos sejam mais tranquilos. 

Siga conosco, confira e inspire-se!

Meu quarto é muito abafado. Como refrescar?

Decora Lider Rio de Janeiro - Quarto do Jovem Casal Lider Interiores Quartos modernos
Lider Interiores

Decora Lider Rio de Janeiro – Quarto do Jovem Casal

Lider Interiores

Uma boa opção é começar revendo toda a decoração do espaço. Se você sofre com a falta de um ar condicionado, por exemplo, o ideal é preferir tecidos mais leves. Portanto, enrole o tapete e guarde, troque os lençóis e fronhas da cama e deixe o espaço o mais livre possível. 

Na iluminação, prefira luzes frias, como as fitas LED, por exemplo, que são econômicas, mas funcionam muito bem para não emitir altas temperaturas.

1. Use truques com ventilador

A primeira opção quando pensamos em nos proteger do calor em casas sem ar condicionado, é adquirir um ventilador. Contudo, é importante entender que ele deverá ser ligado apenas quando necessário, já que o próprio calor do motor poderá ser um tiro na culatra no conforto do quarto. 

Se o ventilado de teto não é suficiente, adicione um aparelho portátil para que os dois sejam utilizados simultaneamente. Para otimizar ainda mais o frescor do vento, uma dica que vale muito a pena é colocar um balde de gelo à frente do aparelho, fazendo com que o ar fique resfriado. 

2. Feche as cortinas durante o dia

Durante o dia, é muito importante evitar que bafo do calor não entre na habitação. Para isso, é importante fechar suas cortinas nos períodos de pico do sol. 

Quando a noite chega, é importante que as cortinas sejam abertas para que o frescor da brisa noturna possa resfriar seu lar. Se a casa possui janelas em lados opostos, abra elas ao anoitecer para fazer com que a ventilação cruzada chegue até o dormitório. 

3. Prefira cortinas brancas

As cortinas são muito mais importantes do que se imagina. A não ser que sua casa conte com persianas, prefira as cortinas de cores claras e leves, já que os tecidos mais escuros absorvem com facilidade o calor, o que poderá trazer desconforto térmico no interior do quarto. 

Fique atento nos períodos diferentes do dia: para deixar o quarto mais fresco, perceba em quais momentos do dia a ventilação é mais fria. A dica é aproveitar os horários da manhã e final de tarde. Nos outros períodos, evite que os raios solares entrem em seu quarto. 

4. Molhe o piso e abra as janelas

Pela noite, chegará o momento de abrir as janelas. Entretanto, o medo dos mosquitos noturnos poderá atrapalhar seu sono. Para resolver essa questão, utilize mosquiteiros leves que recubram as janelas e você durma sem interrupções. Para refrescar ainda mais o quarto, uma boa dica é jogar um pouco de água no piso, ou, se preferir, espalhar baldes com água, que deixarão o ambiente mais úmido e agradável. 

5. Durma no andar térreo

Se apesar de aplicar todos esses conselhos o seu quarto segue parecendo uma sauna, você terá que tomar medidas drásticas. Caso o seu lar seja um sobrado ou conte com um porão, uma boa solução será adaptar o quarto no andar mais inferior, já que ali o sol baterá com menos intensidade. Caso sinta dificuldades em adaptar seu dormitório, a solução com um sofá-cama poderá ser suficiente para um período temporário. 

Como refrescar o quarto sem janelas no calor

Quarto do Casal AT arquitetos Quartos modernos Cinza
AT arquitetos

Quarto do Casal

AT arquitetos

Por fim, vale sempre lembrar de contar com um bom arquiteto para trazer boas dicas de como refrescar o quarto no calor. Ele poderá fazer adaptações de aberturas para que a troca de ar quente por ar frio fique melhor. Ao levar em consideração as outras janelas e portas da sua casa, o arquiteto poderá direcionar a circulação de ar para o seu quarto, proporcionar um ambiente mais fresco. 

Se o espaço não tiver janelas, uma boa solução é comprar um circulador de ar, já que nesse ponto fica bastante difícil depender apenas da mudança climática natural. Vale a pena olhar também borrifadores elétricos de água e outros produtos de fácil manuseio.

Confira mais conselhos!

Ambientes menores, como quartos pequenos, tendem a ser espaços mais quentes. Sendo assim, se você está desenvolvendo um projeto de uma casa com quarto pequeno e quer saber como amenizar o calor desse ambiente nos meses mais quentes do ano, entre em contato com um profissional especializado em janelas para que ele possa recomendar quais os melhores modelos e materiais de janelas para aliviar o calor do seu quarto.

O milagre das persianas!

Se você já viajou para a Europa no verão deve ter percebido que alguns países do sul da Europa como Espanha e Itália, que costumam sofrer com o forte calor, usam uma arma muito potente para amenizar o calor nos meses mais quentes: a persiana!

Economize no ar-condicionado

Deixar a persiana baixada durante as horas mais quentes do dia é uma ótima maneira de diminuir o calor e também de economizar a energia gasta com o ar condicionado. Aproveite e leia também o nosso livro de ideias com nossa seleção com 6 propostas de quartos sem janela: como refrescar e ventilar.

Modernidade e elegância marcam projeto residencial em Paranavaí/PR
Arrow navigation 3b3136b1
E você, tem alguma dica para refrescar o quarto no verão?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!