Quartos  por Starg

​17 ideias geniais para apartamentos pequenos

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Viver em um apartamento pequeno significa ter que encontrar soluções que permitam tirar o máximo proveito de cada área disponível, de forma que possa usufruir de um espaço conveniente e ajustado às suas necessidades. Além da usabilidade e do conforto do ambiente, deve-se levar em consideração o seu gosto pessoal e estilo, ou seja, a vertente estética.

Existem soluções para todos os espaços. Basta ter um pouco de imaginação, além de contar com a ajuda de profissionais que podem aconselhar da melhor maneira como maximizar o ambiente do seu lar. 

Vamos conferir!

1. Aproveite todos os cantos

Algumas áreas da casa têm formas estranhas – como tetos baixos e ângulos assimétricos – que nos obrigam a encontrar o caminho certo para aproveitar cada centímetro disponível. A colocação de um banco acolchoado por baixo da janela é uma excelente ideia. Com a adição de algumas almofadas, cria-se naquele recanto um confortável sofá. A cômoda na parte mais baixa é uma solução de armazenamento muito interessante, mas há ainda a pequena cozinha que, à primeira vista pode parecer de difícil acesso, mas que na verdade é funcional.

2. Móveis feitos à medida

Se quiser usufruir de todo o espaço disponível, pode optar por móveis personalizados, como este armário que ocupa toda parede seguindo as linhas do teto em V.

3. Armário de esquina

O formato deste guarda-roupa permite aproveitar um espaço que, de outra forma, seria sacrificado. A presença de prateleiras na parede é uma solução funcional e decorativa ao mesmo tempo.

4. Solução funcional

Se o seu quarto não é muito espaçoso e quer um um armário na parede, mas não deseja abdicar do conforto de assistir aos seus programas favoritos deitado na cama, esta solução é a ideal para você.

5. Muito espaço sob a cama

Muitas camas têm gavetas na base mas, neste exemplo, a cama levanta e permite acesso a um espaço de armazenamento sem divisões. Nesta área, podem-se acomodar objetos volumosos que não encaixam nas tradicionais gavetas, como tábuas de passar a ferro ou equipamento esportivo.

6. O mezanino

Se a altura dos tetos permitir, a criação de um mezanino, mesmo que pequeno, pode ser um ótimo recurso a funcionar como guarda-roupa ou armário. A escada também pode ser muito funcional quando composta por prateleiras e compartimentos fechados, tal como se vê neste projeto.

7. Cama no mezanino

Nas casas de época, os tetos são geralmente muito altos o que permite a criação de um mezanino que contenha uma cama. Todo o espaço abaixo dele pode – e deve! – ser explorado ao máximo e, nem mesmo a área das prateleiras colocadas sob a janela, deve ser subestimado.

8. Espaços abertos

As divisões entre os ambientes da casa tendem a ocupar espaço e, por isso mesmo, se a sua habitação já não é grande, o melhor é evitar as paredes, pelo menos entre a cozinha e a sala de estar e jantar.

9. Portas deslizantes

Se vive num estúdio de espaço aberto, as portas deslizantes são uma ótima forma de separar a área de estar e a de dormir, se necessário. O que pode ver nesta proposta é uma opção de porta de correr em vidro que cria um efeito bonito e não impede a passagem de luz.

10. Crie espaço onde não existe

Já vimos anteriormente que, em casas pequenas, os espaços abertos são a melhor solução, mesmo esteticamente, pois tornam o ambiente mais espaçoso. Em alguns casos, no entanto, é possível que, ao criar uma divisão possa aproveitá-lo para armários e prateleiras.

11. Há espaço, mas não é visível

Uma vez mais, vemos um guarda-roupa feito na parede que pode armazenar muitas coisas graças aos numerosos compartimento existentes no interior. As prateleiras no nicho e o espelho grande também são elementos muito práticos e ampliam razoavelmente o ambiente.

12. Jogo de articulação

Neste pequeno banheiro, vemos como o prático móvel por baixo do lavatório segue as linhas do espaço, mais proeminente à esquerda e menos pronunciado à direita. As prateleiras são um útil recurso adicional que tornam a área ainda mais funcional.

13. A cozinha desaparece…

Nas próximas duas imagens, partilhamos uma proposta que explora duas ideias muito eficazes. A primeira solução, muito confortável, é a pequena cozinha que fecha como um guarda-roupa e permite dissimular a sua presença.

(… ) e a mesa aparece

Ao lado do canto retrátil, vemos uma parede com prateleiras, gavetas, compartimentos e uma estrutura que pode virar para a sala e ser utilizada como bancada, mesa ou secretária. Quando não precisa de utilizar este elemento, pode facilmente encontrar a sua localização na parede.

14. Separar trabalho e descanso

Nesta proposta as portas escondem uma mesa e um espaço de trabalho. Esta é uma solução muito conveniente para quem trabalha em casa e num espaço pequeno, pois permite esconder a mesa durante os períodos de descanso e lazer, bastando para isso fechar as portas.

15. A decoração

As decorações podem ser úteis para amplificar o espaço e o brilho de uma casa. Nesta proposta do studio ferlazzo natoli, vemos como a decoração da porta dá uma sensação de profundidade que alivia o ambiente. Também os espelhos servem este propósito com eficácia, tal como as cores claras e brilhantes. 

16. O detalhe

Finalmente, vamos apresentar duas ideias otimizadas que podem ser úteis num pequeno apartamento. A primeira é este conjunto de gavetas de canto que permitem o aproveitamento máximo para armazenamento.

17. Estante para livros

Esta estante vertical foi criada pela Extendo. Uma ideia criativa para ocupar menos espaço em sua casa.

- Quer descobrir mais? Visite a nossa loja!

- Veja mais projetos dos arquitetos registados na homify.

E aí?! Gostou das ideias de decoração para espaços pequenos? Deixe o seu comentário
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!