10 ideias para decorar com móveis antigos

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Para quem não sabe o que fazer com aqueles móveis antigos encostados num canto da casa, este é o artigo certo! Especialmente hoje faremos um passeio por ideias geniais de reaproveitamento e repaginação de um móvel pra lá de icônico e versátil: a cômoda bombê!

Descobrir que cômoda é esta é bem fácil. É exatamente aquela que víamos na casa da vovó, basta lembrar-se. Geralmente utilizada para guardar roupa de cama ou camisas, era um item muito comum na década de 40, encontrado em vários tamanhos. Com um estilo que revisita a era francesa provençal, suas formas clássicas remetem às curvas que são a cara do luxo e do requinte.

Infelizmente, após alguns anos, pode ser que algumas dessas peças especiais tenham ficado no anonimato. Mas com a decoração moderna e eclética cada vez mais em voga, a reincorporação de peças de design clássico ganham força e aplicações especiais e muito bonitas. Além de, é claro, sempre ter lugar na decoração clássica para móveis vintage! Com acabamentos em diferentes cores, materiais e texturas, ainda hoje é possível adquirir essa maravilhosa cômoda bombê no mercado ou até mesmo reformar a sua. O resultado é o mesmo, basta ter criatividade!

E como sabemos que você com certeza está adorando a ideia, nada mais justo do que comentar que ainda por cima esta solução de interiores pode ser econômica e sustentável! Ou seja, reaproveitando sua cômoda bombê, você estará aproveitando recursos com criatividade, além de compor sua casa com modernidade e um toque clássico e sofisticado à decoração. E mais! Se a sua cômoda realmente era da época da vovó, nada mais lindo do que essa bela homenagem,

Então vamos lá! Siga conosco num passeio por 10 ideias para decorar com a belíssima cômoda bombê.

Quarto chic e clássico

Apartamento JD: Quartos  por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Apartamento JD

Gláucia Britto

O quarto é um ambiente cuja decoração pode variar muito dependendo da personalidade dos moradores. Quando temos as personalidades mais ácidas e extrovertidas, muitas cores podem aparecer. E para quem prefere uma vida pacífica e tranquila, o nude pode ser o melhor amigo, principalmente neste exemplo, quando aplicado na belíssima cômoda servindo a função de criado-mudo. Num universo de relaxamento e tranquilidade chic, a aposta clássica na cama em capitonê e nos quadros delicados cria um conjunto especial com a cômoda iluminada por luminárias pendentes modernas.

Nesta aposta super clássica, a ideia de trazer a cômoda bombê como um móvel maior, mais presente e icônico do que pequenas mesas de cabeceira é uma aposta cheia de estilo. Adoramos o resultado!

Rainhas na sala de estar

Decora Lider Campinas - Sala de Encontros: Salas de estar modernas por Lider Interiores
Lider Interiores

Decora Lider Campinas – Sala de Encontros

Lider Interiores

O estilo clássico é praticamente sinônimo de glamour. É nele que encontramos as inspirações que nos remetem diretamente ao luxo e à sofisticação. Quando seus tons claros e materiais nobres, somam-se à detalhes inteligentes, contemporâneos e cheios de valor, o resultado pode surpreender. É o caso do uso da cômoda bombê neste exemplo, fazendo a vez da mesinha de canto com ousadia. Um resultado esplendoroso!  

Neste projeto de audácia, a designer de interiores Marcela Mendes da Líder Interiores, aproveitou todo o seu profissionalismo inspirando-se numa família que gosta de receber visitas ecléticas, resultando nesta Sala dos Encontros. Uma mistura inteligente de estilos para a mostra Decora Líder Campinas, com móveis contemporâneos contrastados por essa fabulosa cômoda clássica. Fotografia: Jomar Bragança.

Banheiro com modernidade e surpresa

Casa Cor Sc 2014 - Studio BC Celebrate 50th: Salas de estar ecléticas por Daniela Vieira Arquitetura
Daniela Vieira Arquitetura

Casa Cor Sc 2014 – Studio BC Celebrate 50th

Daniela Vieira Arquitetura

Com certeza todos nós conhecemos pessoas que sabem ter estilo. Não importa o lugar ou a situação, são sempre destacadas pela inovação e bom gosto. No caso da decoração de interiores, este pensamento também vale. Pois não importa o estilo, se há talento já vemos de longe. Neste caso irreverente e especial, com uma iluminação marcada em pontos não convencionais e um design fabuloso de cômoda que se transforma em bancada, a proporção é perfeita! Uma mistura sofisticada que nos remete diretamente à nobreza devido aos materiais brilhantes e reluzentes. Já pensou em transformar sua cômoda em bancada?

Escada pop e clean

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Corredores e halls de entrada  por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Imagine este espaço sem a fabulosa cômoda bombê. Depois de visualizar esta solução inesperada e muito marcante, fica quase impossível esquecer este toque de presença com um amarelo pop tão memorável. A solução inteligente de adicionar um elemento descontraído ao ambiente clean é uma forma de trazer um toque de alegria e bom gosto, que configura um estilo moderno. Nesta escada minimalista e no hall com a presença marcante do vidro e dos revestimentos frios e brancos, a cômoda vem como uma peça chave inesquecível!

Perfeição em cores e atitude

Voltando a falar em personalidade, já deu pra notar uma casa onde essa palavrinha está presente de sobra! Neste pequeno espaço configurado pela decoração, a cômoda bombê é totalmente repaginada por uma pintura em listras coloridas que é uma verdadeira obra de arte! Uma forma ousada de recriar em cima do existente, surpreendendo a todos. Na composição vasos, mesinhas, quadro e cadeiras. Que eclético! Adoramos a combinação. Você ousaria repaginar sua cômoda desta forma?

Bom gosto imperativo no hall

Como vimos, a cômoda bombê é um móvel que pode ser aplicado em diferentes situações e com resultados bem distintos. Seja em ambientes mais acolhedores ou até nos mais frios e imponentes, ela se ressalta com facilidade. Numa casa ampla e majestosa como esta, o hall clássico é composto pela presença especial da cômoda bombê em dimensões que lhe servem como um útil e interessante aparador. Aqui apenas dois vasos esguios e um clássico espelho enorme e marcante são os únicos itens necessários para ressaltar o belo corredor com porcelanato branco majestoso.

Nova cara, antiga função

Até agora conhecemos exemplos que incorporaram a cômoda bombê em situações que fugiram de seu uso mais clássico, que é o de cômoda de guardar tecidos, camisas ou roupa de cama. Mas neste delicado quarto ela reaparece em sua antiga função, porém com uma nova cara repaginada! Marcada pelo belíssimo tom de azul, esta decoração de bases claras se ampara nos detalhes para formar um resultado moderno sem ser cansativo. E nada como incorporar a cômoda vintage para dar um verdadeiro show!

Lavabo clássico e fabuloso

Quem gosta do estilo super clássico e marcante com certeza está se derretendo neste momento. Neste lavabo que transpira classe e rebuscamento, a atmosfera é fabulosamente impressionante. Com um espelho redondo em moldura delicada, o coroamento está feito. Pois esta bancada em cômoda clássica vem com tudo para arrasar nossos corações! E o resto do ambiente não fica atrás, muito pelo contrário! Lustre imponente em cristal preto com arandelas irmãs, bancada sobre a cômoda em preto com metais delicados, azulejo imitando papel de parede clássico e um piso emoldurado de arrasar. Percebam como a paleta de cores é direta e muito bem usada! Suspiros eternos!

Closet galante com toque dourado

Se ainda sobrou ar para continuar, vamos mostrar agora um projeto de closet que é o sonho de qualquer viciado em sapatos, roupas e jóias. Com uma cômoda com pintura em detalhes dourados e madeira de acabamento polido, o clássico junto ao espelho rebuscado faz um contraste poderoso com o ambiente moderno em tons fechados e sóbrios. O par perfeito da decoração de ambientes! Vejam que aqui a cômoda aparece como um lindo móvel decorativo, já que a verdadeira função de guardar e organizar vai para os milhares de compartimentos incríveis desta marcenaria sob medida arrasadora.

Paixão à primeira vista

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris: Casas ecléticas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris

Adriana Scartaris design e interiores

Pode ser clichê associar o vermelho à paixão, mas sabemos o quanto esta cômoda é capaz de fazer o coração bater mais forte. Incorporada num projeto arrasador que com certeza qualquer mulher iria amar, a solução de design inteligente sabe como trazer os móveis mais criativos e especiais à decoração. Neste caso de irreverência, o vermelho cai com força total sobre um espaço que precisava deste toque de feminilidade em curvas originais da cômoda bombê com estilo provençal. Terminamos este livro de ideias, mas se você ficou com sede de conhecer mais sobre este projeto em particular, não pode deixar de visitar este link. Boa leitura e até a próxima!

Qual dessas aplicações para a cômoda bombê é a sua preferida?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!