10 Varandas Gourmet Pequenas E Inspiradoras

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Residencia em Condomínio fechado Lucia Helena Bellini arquitetura e interiores Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Sabe aquele cantinho da casa onde a hora sempre passa mais devagar, a cabeça fica mais leve e a conversa fica sempre mais gostosa? Esse cantinho com certeza é a varanda gourmet.

Mistura de cozinha e área externa, a varanda gourmet está cada vez mais popular entre as novas casas e apartamentos modernos, substituindo os tradicionais terraços que eram dedicados apenas a um espaço de estar. 

Buscando os projetos realizados por nossos incríveis profissionais, encontramos soluções belíssimas para quem deseja contar com uma linda varanda gourmet, mas não tem muito espaço em casa. Por isso, trouxemos 10 ótimos projetos repletos de ideias que, certamente, farão toda a diferença para deixar seu ar ainda mais perfeito.

Siga conosco, confira e inspire-se!

O que é uma varanda gourmet

Uma varanda gourmet é uma cozinha que vai muito além das 4 paredes comuns. Esse espaço é, geralmente, projetado ao ar livre para que seja o mais convidativo possível.

Ali, a estrela principal é a churrasqueira ou o fogão a lenha. O ideal é que a varanda gourmet não seja o principal espaço para as atividades culinárias do dia a dia, pois é perfeita para ser um recanto festivo onde familiares e amigos se encontram para celebrar situações especiais.

Uma varanda gourmet pode ser criativa, com diversos elementos que reforcem o clima mais despojado, mas imprescindivelmente precisa ser funcional, garantindo o máximo de conforto possível para o dia a dia.

Quer ver exemplos de varandas gourmets lindas? Siga conosco pelas imagens abaixo!

A construção de uma varanda gourmet não precisa de espaços amplos: é possível adaptar pequenas varandas ou terraços em locais para cozinhar, fazer um bom churrasco e relaxar aos fins de semana. Um local com boa ventilação e iluminação natural são perfeitos para esse tipo de projeto.

1. Com revestimento de pedras no piso e no backsplash

Já esta pequena varanda gourmet se apropria da beleza dos revestimentos com pedras em tons quentes. A escolha foi perfeita para valorizar a decoração com mobiliário em madeira e trabalhar os contrastes de cores diferentes nas paredes. Como destaque, temos o belíssimo design das banquetas que cercam a mesa.

2. Com revestimentos de madeira e ótima organização

Neste primeiro projeto, temos um lindo espaço onde o revestimento de madeira compõe um visual charmoso e elegante. O balcão de granito negro contrasta perfeitamente com a faixa de azulejos na cor branca e compõe um resultado moderno e muito interessante ao espaço. Para desfrutar de refeições saborosas, a churrasqueira e o forno a lenha são opções perfeitas.

3. Colorida

Vibração e alegria têm tudo a ver com um espaço que deve ser dedicado às experiências agradáveis, onde a família poderá se divertir conversando e saboreando pratos saborosos. Aqui, o armário amarelo e a geladeira retrô na cor vermelha fizeram uma combinação maravilhosa para compor a decoração da pequena varanda gourmet.

4. Acolhedora

Casa Caiçara RAC ARQUITETURA Varandas, alpendres e terraços coloniais
RAC ARQUITETURA

Casa Caiçara

RAC ARQUITETURA

Tijolinhos vermelhos são ótimos para proporcionar sensação de aconchego em valorizar o estilo rústico na decoração dos espaços. Neste projeto, por exemplo, o balcão da pia foi alongado com um tampo de madeira que faz o papel de mesa de jantar. O toque colorido nos tampos das banquetas e no pendente remetem a um visual mais criativo e agradável.

5. Com portas corrediças

Este terraço gourmet está isolado na parte externa do lar e traz uma decoração que realça os contrastes entre o armário vermelho ao fundo e a mesa de em tom natural. A composição do projeto é perfeitamente dividida entre área para atividades culinárias, churrasqueira e espaço para refeições. A utilização de portas corrediças garante proteção contra as intempéries.

6. Com adesivos imitando azulejos

Nova chance ao apê Lore Arquitetura Varandas, alpendres e terraços tropicais
Lore Arquitetura

Nova chance ao apê

Lore Arquitetura

Adesivos estampados são ótimos para imitar revestimentos com azulejos. Produzidos com vinil, eles são fáceis de limpar e criam um efeito real e absolutamente lindo para a varanda gourmet.

7. Decorada com pratos

Alguns elementos merecem atenção especial na hora de decorar os espaços. Na cozinha, alguns desses elementos são os pratos decorados que, em conjuntos, definem um visual mais agradável e charmoso ao espaço. Além dessa opção, vale a pena ainda ressaltar a beleza dos adesivos que imitam azulejos no balcão e que compõem ainda mais criatividade à decoração.

8. Interna e moderna

Clássica com toque de modernidade ADRIANA MELLO ARQUITETURA Varandas, alpendres e terraços clássicos
ADRIANA MELLO ARQUITETURA

Clássica com toque de modernidade

ADRIANA MELLO ARQUITETURA

Além dos espaços externos, as varandas gourmets podem ficar ótimas quando organizadas internamente, como comumente acontece com apartamentos pequenos. Neste projeto, a rusticidade da madeira em diferentes texturas ficou excelente para remeter o ambiente à sensação de espaço acolhedor. Na parede, a composição com azulejos estampados ficou ótima para deixar o espaço mais feliz e criativo.

9. Com forno a lenha e azulejos estampados

Mais uma vez os azulejos estampados ganham destaque entre nossos projetos preferidos. Aqui, eles revestem toda a parede ao fundo e o balcão que é utilizado para rápidas refeições. O tom neutro no espaço dedicas à churrasqueira é excelente para valorizar ainda mais as estampas coloridas.

10. Pequena, mas perfeita

Por fim, trouxemos esse pequeno espaço organizado na área externa de um apartamento. O revestimento com ladrilhos vermelhos aquece o ambiente junto com os elementos em madeira, compondo um visual charmoso e de forte personalidade. 

Como decorar uma varanda gourmet

Entre os estilos mais utilizados para varandas gourmets, estão o rústico e o moderno. A soma dos dois também funciona muito bem. O ideal é somar acolhimento e criatividade na escolha dos revestimentos e mobiliários.

Móveis de madeira e vime caem como uma luva nesse espaço, assim como pendentes com design contemporâneo. Adesivos que imitam azulejos coloridos são perfeitos para renovar a decoração de uma varanda gourmet, já que são fáceis de serem reinstalados e são fabricados em materiais que suportam a umidade.

Conjunto de mesa e cadeira são essenciais para confortar as refeições dos presentes, assim como geladeiras para a conservação de alimentos. O fogão tradicional pode ser substituído por fogão a lenha e churrasqueira, que são a alma desse ambiente rústico.

Confira mais decorações de varandas gourmet pequenas e inspire-se!

Varanda gourmet pequena com decoração moderna e clean em tons de bege e rosé.

Se você está procurando por um modelo de churrasqueira para a sua varanda gourmet para fazer um cantinho gourmet completo, leia o nosso livro de ideias com uma super seleção com 31 modelos de churrasqueiras com áreas gourmet para a sua inspiração.

Sacada gourmet pequena com espaço para churrasqueira

Apartamento JR Estúdio MDN Varandas
Estúdio MDN

Apartamento JR

Estúdio MDN
Aqui a decoração da varanda gourmet conta com toques rústicos como os detalhes em madeira natural contrastando com outros detalhes em petro da pedra da bancada.

Cantinho gourmet com toques modernos

Varanda gourmet pequena com churrasqueira a gás. Além disso, a decoração da varanda gourmet conta com um moderno painel espelhado com TV e mesa em folha de madeira natural.

Ainda não sabe muito bem como fazer a decoração da varanda gourmet? Entre em contato com alguns dos profissionais inscritos aqui na homify, como com arquitetos de interiores para que eles possam criar o projeto com o estilo que você sempre quis para a sua sacada gourmet.

De qual varanda gourmet você mais gostou?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!