Tema da semana – papel de parede

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O papel de parede está de volta para qualquer cômodo da casa: salas, quartos, corredores, cozinhas ou banheiros. Se trata de uma solução simples e elegante que é cada vez mais comum em nossas casas.

No entanto, escolher o papel de parede adequado nem sempre é uma tarefa fácil. Há que se ter muitas coisas em mente: o tipo de cômodo, o tamanho da casa, caraterísticas e material do papel de parede, cor, padrão e um número de aspetos que vamos falar hoje.

Vantagens do papel de parede

O papel de parede tem muitas vantagens e é uma ótima ferramenta de decoração. Para começar, ao contrário de paredes pintadas, o papel de parede nos permite dar mais textura às nossas paredes, tornando a divisão da casa mais aconchegada e confortável. Se decidir pelo papel de parede, pode optar por um com um padrão mais carregado numa parede e escolher uma cor neutra para cobrir as restantes paredes. Além disso, dependendo do estilo que quer dar à sua casa, escolha um padrão para o papel de parede: clássico, moderno, pop ou retro.

Por último, não se esqueça que o papel de parede é uma ótima solução para paredes com manchas ou defeitos, podendo as esconder de uma forma estética.

Encher um espaço de personalidade

Corredores e halls de entrada  por Matteo Bianchi Studio
Matteo Bianchi Studio

Kensington & Chelsea

Matteo Bianchi Studio

O papel de parede não foi feito para passar despercebido. Ele dá personalidade aos espaços que decora e por isso é uma solução muito prática para cômodos de passagem, como corredores, portas ou escadas. Uma cor de fundo brilhante e um padrão sugestivo impresso, exprimem carácter a qualquer espaço.

Tipo de material

Uma das perguntas a que deve responder quando decidir colocar papel de parede na sua casa é qual o material que mais lhe interessa. Para responder a essa pergunta é importante saber qual o cômodo da casa em que vai utilizar o papel de parede, já que dependendo das caraterísticas da mesma, será mais apropriado optar por um ou outro material.

Resistência a raios de sol

Parede e pavimento  por Disbar Papeles Pintados
Disbar Papeles Pintados

Habitacion Fleuri Pastel

Disbar Papeles Pintados

Outro fator que se deve ser levado em consideração na altura de selecionar um papel de parede é a luz solar direta que a parede em questão irá ser submetida. As cores do papel de parede vão perder intensidade com o tempo, e por isso, se a parede estiver exposta ao sol, é importante encontrar um material que seja resistente a ele. A qualidade do papel deve assegurar, pelo menos, três mil horas de luz solar direta.

Nesta luminosa divisão da casa foram escolhidos dois papéis de parede diferentes, o que constitui uma escolha arriscada, mas que pode funcionar muito bem, caso escolha uma combinação acertada, como a imagem acima demonstra.

Ampliar espaços

Os papéis de parede listrados são um dos motivos mais tradicionais que podemos encontrar nos catálogos. No entanto, muitos não têm nada de clássico. Combinando cores e larguras, pode se conseguir um produto final moderno, como o que o exemplo acima retrata – se trata de um papel de parede com listras horizontais de larguras diferentes, oferecendo um certo glamour ao quarto. O azul turquesa, quando combinados com tons castanhos ou dourados, como se pode ver com os candeeiros na imagem, consegue converter qualquer quarto como o centro da casa.

O quarto das crianças

Há inúmeros tipos diferentes de papel de parede. São tantos e tão diversos, que a questão mais pertinente acaba por ser: qual escolher? Para os quartos de crianças, a chave é eleger um papel de parede que seja divertido, alegre e luminoso. Como acontece com os restantes cômodos da casa, pode combinar uma parede com um padrão, com as restantes paredes lisas. Mas deixe as crianças tomarem a decisão final, afinal de contas são elas que vão viver nesse quarto.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!