Vale a pena apreciar: Rancho moderno e brasileiro na praia Rancho moderno na praia que vale a pena apreciar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Vale a pena apreciar: Rancho moderno e brasileiro na praia

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Rancho 14 Varandas, alpendres e terraços modernos por A+R arquitetura Moderno
Loading admin actions …

Hoje desembarcamos em um dos lugares mais lindos e charmosos do Brasil, a Guarda Do Embaú, situada no litoral catarinense. Há quem diga que o paraíso se encontra bem ali. Suas belezas atraem não só visitantes mas também novos moradores, em busca do contato mais intenso com a natureza e da atmosfera fascinante do litoral e sua calma inabalável. 

As belezas do lugar cativaram um casal de argentinos, que após um longo período de economias, realizaram o sonho de edificar na Guarda do Embaú um conjunto residencial, denominado Rancho 14, assinado pelo estúdio A+R Arquitetura

Acompanhe-nos em nosso tour pelo empreendimento e aprecie todos os detalhes desta casa de praia, que combina elementos modernos e rústicos, integrando-se perfeitamente na paisagem litorânea, com ambientes que priorizam a interligação visual e espacial com o espaço exterior, com destaque para a cobertura verde.

Forma moderna e materiais naturais

A edificação principal (que exploraremos agora de todos os ângulos) ocupa a porção central do terreno e possui área de 100 m², composta de um volume principal de alvenaria e dois volumes anexos executados em madeira. O menor corresponde às sacadas e o volume maior corresponde ao ateliê do casal, que repousa sobre dois polares de concreto. 

A integração com a natureza é o norte do projeto, que privilegiou as áreas externas, como os terraços no pavimento térreo, a sacada no pavimento superior e o terraço na cobertura, que reserva ainda uma surpresa.

A edificação em seu contexto

O segundo volume, que compreende as três unidades habitacionais para hóspedes, é composto de um bloco retangular único, disposto de forma transversal, situado no fundo do lote, construído em alvenaria e com sacadas de madeira. A cor verde do volume anexo foi escolhida para mimetizá-lo na paisagem, integrando-se com a vegetação existente do entorno, o que serviu para realçar também a edificação principal.

Acesso ao terraço

Podemos dizer que a casa possui um terceiro pavimento, situado na cobertura, cujo acesso se dá através de uma escada de concreto aparente, situada na parte externa. Enquanto o bloco de alvenaria possui um terraço convencional, com laje de concreto, o bloco de madeira possui uma cobertura verde, que serve de jardim. Os dois terraços possibilitaram a recuperação da área perdida no nível térreo, como se uma porção do terreno tivesse sido transferida para a cobertura. 

Um rancho moderno na praia

Um dos diversos detalhes interessantes do projeto é a preservação de inúmeras árvores existente no terreno, que contribuem para a beleza e para a ambientação do entorno do conjunto residencial. Note de que a vegetação também proporciona maior privacidade aos moradores. De certos ângulos, o que vemos é um objeto luminoso em meio à vegetação tropical exuberante. 

O conjunto Rancho 14 é composto pela casa principal, que serve como residência dos proprietários e que veremos mais detalhadamente, e três casas para alugar na temporada de veraneio, já que a principal economia do lugar é a pesca e o turismo. 

Terraço jardim e mirante

O terreno no qual a casa foi construída possuía uma cota levemente mais alta do que o nível da rua. Isto já indicava o potencial do lote para descortinar os visuais da paisagem circundante, tanto para o mar como para a serra. 

As vistas mais privilegiadas podem ser apreciadas desde o terraço, que serve portanto também como um mirante. Imagina a vista para o pôr do sol desde este ponto de vista?   

Que vista é esta?

Quando experimentamos a vista para a paisagem circundante do alto da cobertura, a mesma que o casal de proprietários desfruta todos os dias, podemos entender facilmente o que os cativou e os atraiu para este lugar.  

A estética do concreto e da madeira

A combinação de materiais contrastantes é um dos destaques do projeto, vista desde o exterior e experimentada no interior da habitação. O volume principal foi pintado de branco e os elementos de madeira e concreto aparente foram deixados ao natural, compondo um diálogo conciliador entre opostos, o concreto frio, exibindo os veios das formas de madeira e expressando modernidade, e a madeira, quente e acolhedora, que representa o contexto e a tradição locais. No interior, a madeira reveste o piso, enquanto o teto é composto da laje de concreto aparente.  

Luz natural abundante e integração com o exterior

A distribuição e organização espacial da casa principal buscou criar uma intersecção de espaços integrados, abertos, bem arejados e sobretudo bem iluminados. As janelas foram posicionadas estrategicamente, de modo a fornecer diferentes vistas da paisagem circundante, conforme os moradores circulam pelos espaços internos.  

Living room: pé-direito duplo

Os espaços sociais, que se estendem do pavimento térreo ao piso superior, tiram proveito do pé-direito duplo e das aberturas generosas, e esbanjam aconchego, por causa da presença marcante da madeira, e uma luminosidade abundante, proveniente da luz natural que preenche todo o interior da residência.

Escada com degraus flutuantes

Elementos construtivos feitos em concreto armado, como a escada de concreto aparente, desempenham um papel duplo, servindo de conexão entre o pavimento térreo e o pavimento superior e de objeto decorativo, com seus degraus engastados na alvenaria, que parecem flutuar no espaço.

Lareira built-in

Outro elemento marcante é a lareira built-in, executada também em concreto armado, que ornamenta o living room e proporciona o calor do fogo, nos dias mais frios, que são comuns no sul do país durante o inverno. 

Você gostaria de morar na praia? Como seria a sua casa de praia?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!