Renovação para lá de original

Julia Maretto Julia Maretto
Reforma Residencial Antes e Depois, Ornella Lenci Arquitetura Ornella Lenci Arquitetura Casas modernas
Loading admin actions …

Parecia bom, ficou muito melhor. Esse é o resumo da nossa história de hoje. 

A casa que você verá a seguir pertence a uma família de descendentes europeus que queria uma casa inspirada na Provença. Solução: uma casa voltada para os ambientes externos e totalmente conectados. Uma casa que inspira a convivência e o encontro nas áreas comuns. Uma casa com bastante jardim, cheia de cantos relaxantes para uma vida tranquila e aproveitando o bom da vida. Uma casa bon vivànt.

Depois da reforma o sol passou a dominar e valorizar cada ambiente. A casa ganhou inclusive um solarium! Até a edícula foi colocada abaixo e se transformou em uma piscina.

O escritório Ornella Lenci Arquitetura topou o desafio e surpreendeu. O projeto de decoração ficou por conta de Lia Strausss, as fotos de Marianna Cury. O detalhado projeto de paisagismo, muito importante para a atmosfera da casa como um todo é assinado por Caterina Poli. Confira!

A fachada antiga

A fachada antiga era típica da arquitetura dos anos 60. Um quadrado superior apoiado em uma base escura e mais fechada. Apesar de ser uma casa antiga, já possuía uma arquitetura bem interessante, principalmente para a época. Vamos nos deixar surpreender pelo resultado encontrado pela arquiteta para atualizar essa casa de acordo com os desejos dos clientes. 

A nova fachada

A nova fachada seguiu o formato retangular do pavimento superior, mas aumentou as aberturas para uma maior incidência de luz solar e uma melhor ventilação. As janelas cresceram de tamanho e deixam a casa com um aspecto mais aberto e receptivo.

Entrada antiga

A entrada antiga era toda fechada e escura. Paredes em pedra causam a sensação de se estar adentrando um calabouço ou um porão. Mesmo com tijolos em vidro em boa parte da parede, a entrada não conseguia valorizar-se nem um pouco e não era em nada convidativa, como os moradores. 

Entrada reformada

A nova entrada segue à risca o conceito da reforma: valorizar as áreas externas. Uma entrada antes toda fechada e escura se iluminou e se abriu totalmente com portas de vidro e venezianas. Agora o interior se conecta com o exterior de forma leve e acolhedora. 

Sala antiga

A antiga sala revelava um passado nobre, com uma escada em mármore e um ambiente já grande. No entanto, o design do interior, como o piso e as luminárias precisavam de uma modernização imediata. Um espaço já bem grande como esse merecia uma valorização digna.

Sala de estar nova

A nova sala ganhou um piso novo em madeira, mais acolhedor do que o piso frio antigo. O projeto luminotécnico também foi atualizado e ganhou luzes indiretas e pendentes requintados sobre a mesa de jantar. A preocupação com a integração é presente e tudo está conectado: sala de jantar com sala de estar que, por sua vez, ligam-se ao jardim. Tudo de forma bem harmônica e suave. 

Corredor lateral antigo

O antigo corredor tinha a cara das casas do interior: piso vermelho escuro, um exterior desvalorizados e até grades nas janelas. Sinal dos tempos e do medo das violência. No entanto, os arquitetos responsáveis pelo projeto tinham uma outra solução para permitir que os moradores possam aproveitar a própria casa e o maravilhoso espaço exterior que possuíam. 

Novo corredor lateral

A nova casa virou um paraíso, um local onde se pode entrar e sair de todos os quartos, onde o sol não tem medo de brilhar e as pessoas não temem viver. Portas abertas para o maravilhoso jardim, sem grades e com uma surpresa nos fundos, onde antes era apenas uma edícula escura. 

Quarto aberto para o jardim

De todos os ambientes da casa os moradores podem ver o jardim ou fazer uma pausa ao sol e à sombra das árvores escolhidas a dedo pela paisagista. Um clima bucólico delicioso que faz todo mundo querer ficar em casa curtindo cada canto. grandes portas de 2,40 metros de altura fazem toda essa conexão brilhante!

Cozinha antiga

A cozinha antiga não possuía apelo algum. Uma decoração caída, sem graça e demodê. Acabamentos que não combinavam nem um pouco entre si, como o armário e o azulejo ou a pia. Uma bagunça. Uma disposição e materiais que precisavam urgentemente de um update

Cozinha reformada

A nova cozinha entrou na onda da integração de espaços. Trocou o ambiente fechado por uma parede por uma abertura com bancada por onde todos podem se ver e se comunicar com facilidade. Um sofá bem na frente da cozinha cria o local perfeito para quem espera a comida ficar pronta sem abandonar o cozinheiro sozinho.

Banheiro antigo

O banheiro era outro cômodo típico dos anos 60. Armário com espelho de qualidade duvidosa, azulejos com estampas kitsch e armários em um tom de rosa que é a cara das casas de avós. Nada moderno muito menos adaptado ao estilo que os moradores queriam. 

Banheiro reformulado

A primeira coisa que se nota ao ver o novo banheiro é a diferença que a cor faz. Nada dos tons de rosa e bege ultrapassados e sim um azul relaxante, iluminação e leveza. O banheiro reformado conta agora com uma pia com cuba exposta e torneira bem mais modernas, ou seja, um ambiente muito mais aconchegante!

Edícula demolida

A grande modificação nessa reforma foi a retirada da edícula que havia no fundo do terro. Uma edificação fechada, antiga e que dificultava a entrada de luz no restante da casa. A arquiteta teve uma ideia genial para esse espaço e, para isso, a edícula precisava sair. O novo momento da casa pedia ambientes abertos. 

Piscina no lugar da edícula!

No local da antiga edícula, uma piscina, um solarium e um deck com piso de madeira. Tudo com acolhedor, relaxante e mega conectado com os ambientes do interior da casa. 

Jardim frontal antigo

O espaço do convívio social era um dos principais alicerces desse projeto. Por esse motivo, o jardim frontal, antes deixado sem cuidados, precisava de uma nova vida. 

Novo jardim frontal

Agora entrada e jardim são uma coisa só. Uma linda jabuticabeira dá o ar tranquilo do interior e o gosto da infância ao novo jardim. Ambiente mais valorizado que recebe calorosamente os visitantes. 

Solarium

No piso superior, uma passarela e um deck de madeira com grande incidência de luz natural para tomar aquele banho de sol maravilhoso. Realmente, um clima campestre irresistível!

Que tal um jardim desses na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista