Casa Contemporânea: Casas  por Espaço Cypriana Pinheiro

10 sobrados com arquitetura arrebatadora

Douglas Galan Douglas Galan

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

Qual seu estilo de casa? Clássico, urbano, praiano, rústico, minimalista? Pois saiba que para todos os gostos há um sobrado específico. A estrutura básica é a mesma para todos: são dois andares ligados por uma escadaria. Mas com o planejamento, o visual, os materiais… quanta diferença! Neste livro de ideias, separamos residências totalmente díspares, que vão do melhor estilo caiçara pé no chão ao casarão mais nobre, passando por inovações prá lá de modernas, como um sobrado constituído por dois contêineres. Todas em compensação, esbanjam conforto e elegância. 

Lembre-se de que na edificação de sobrados é sempre tomar cuidados extras, como avaliação da fundação a partir de cálculos estruturais, conforto para espaços sociais e íntimos, segurança em áreas de risco como escadas e sacadas…

Aprecie as propostas.

Praino despojado

Com um design arquitetônico descomplicado, o projeto ganhou uma característica colonial com as telhas de cerâmica vermelha. As duas alas da casa que se posicionam uma de cada lado também acentuam o caráter despojado e aconchegante desta propriedade. Em meio a paisagem verdejante de Angra dos Reis, o aspecto exterior desta residência é tranquilo e perfeito para se desligar do mundo exterior e apenas relaxar. Veja mais desse lar paradisíaco clicando. Vale conferir tanto a parte externa, repleta de pontos de descanso, quanto os interiores, ricos em detalhes atraentes. 

Casarão de estrela

Residência | Quinta da Baroneza: Casas  por Christiana Marques Fotografia
Christiana Marques Fotografia

Residência | Quinta da Baroneza

Christiana Marques Fotografia

O sobrado localizado em um condomínio campestre de luxo tem o perfil das mansões das estrelas de Hollywood. Com estilo clássico, mas sem abrir mão da personalização, que tem na cor salmão das paredes da fachada sua marca registrada, a casa é ampla e repleta de espaços de conforto. Para curtir o verde, há anexos nas laterais da residência, de frente para a piscina. O paisagismo é simétrico e elegante, favorecendo a propriedade. As esquadrias e sacadas criam conexão entre interior e exterior, trazendo uma sensação de descanso para os olhos. O registro visual é parte do portfólio da fotógrafa Cristiana Marques. 

Chalé praiano

Aqui, os arquitetos do escritório Espaço do Traço Arquitetura realizaram um projeto de reforma e interiores de um sobrado de praia bem despojado e descontraído, mas com todo o conforto necessário para que a família de paulistas curtam ao máximo suas férias. O uso abundante das cores e a mistura de materiais rústicos e contemporâneos foram o caminho adotado para chegar ao resultado desejado pelos clientes. A casa era composta por dois blocos separados: o dos fundos era uma casa de 3 quartos, 2 banheiros, cozinha e sala, todos muito sombrios e pouco ventilados; o bloco frontal, que era uma casa de madeira com sala e cozinha integrados, WC e mezanino, estava em tão má situação de conservação, que era praticamente inutilizado. A solicitação dos clientes era que a casa não remetesse em nada ao apartamento deles em São Paulo, que possui uma linguagem urbana, com materiais e cores mais sóbrias.

Mininalista

A fachada instigante é de uma elementaridade ímpar: de fora, a casa mais parece uma caixa de madeira e alvenaria, com alguns recortes geométricos. A estrutura de ripas madeiradas foi um elemento importante da composição tanto da área externa, quanto da interna. Detalhe curioso na fachada deste sobrando é a disposição das ripas da madeira, colocadas em sentidos contrários. Um exemplo claro de inovação e bom gosto, capturado pelas lentes do fotógrafo João Morgado. 

Elegância geométrica

Para por em prática os desejos e as necessidades de um casal de empresários modernos e que passa grande parte do tempo trabalhando, foi desenvolvido um projeto dinâmico, funcional, contemporâneo e ao mesmo tempo aconchegante. O jogo de formas e materiais criou uma proposta exclusiva para a fachada. Tudo parece calculado ao extremo, o que se nota desde o caminho de pedras que leva à impactante porta de entrada. O jogo de simetria está presente também nos pisantes que levam à garagem, nas formas de esquadrias e guarda-corpos, além das colunas e estruturas de sustentação. 

Funcional e descontraída

Ampla, aberta, ensolarada, confortável… Esta casa é um formidável exemplo de uma arquitetura voltada para o bem-estar de seus moradores. Simples em seus materiais e formas, a residência explora alguns elementos de perfil industrial e minimalista, como concreto e metais. O vasto gramado é um convite para passatempos. As esquadrias marcam a fachada no nível superior. Já na parte debaixo, a liberdade é total, com poucos fechamentos. 

Mansão estilo europeu

Há quem veja num sobrado a oportunidade de mostrar a opulência e a pompa dos antigos castelos e casarões. Este clássico exemplar europeu demonstra em cada detalhe os princípios desta vertente. Sem abrir mão da delicadeza, o paisagismo contorna parte da fachada, enaltecendo uma beleza de outros tempos. Há numa das extremidades do andar superior um solarium revestido de vidro, certamente um recanto de aconchego deste sobrado. 

Campestre moderno

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Casas  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Casas de campo não precisam ser sempre iguais. Aqui, o estilo rústico esperado para uma residência desta modalidade encontra o perfil contemporâneo de construção. O resultado é um sobrado inovador, confortável, aberto para o horizonte e o contato com a natureza. Um ótimo lugar para a família descansar, apreciando a bela varanda. Assim, este despojado sobrado de campo, que fica à beira da represa de Jurumirim, interior do estado de São Paulo, conta com um tradicional formato de chalé na cobertura, porém de uma simplicidade estrutural extrema, onde o pé-direito de 8,50 m permite uma grande integração com a vegetação externa. O resultado formal do projeto arquitetônico esta no equilíbrio entre a proporção volumétrica externa, em harmonia com o entorno, e a monumentalidade do espaço interno, recebendo o máximo que a paisagem oferece.

Classe orgânica

A residência de 508 m², localizada em um condomínio fechado de Campinas, foi planejada para um casal de empresários com dois filhos. Neste projeto, o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris teve de vencer um percalço: um terreno com aclive de 6,60 metros e poucos lances de escada. Como resultado final chegou-se a um imóvel arejado, com poucas paredes, claro e contemporâneo, onde as formas orgânicas dão um toque especial. 

Em contêineres

Loft-Container  20': Casas  por Ferraro Habitat
Ferraro Habitat

Loft-Container 20'

Ferraro Habitat

O LOFT – CONTAINER 20’ é um dos projetos da Ferraro Habitat incluído na categoria de projetos padrão, vendido como um produto, finalizado, pronto para instalação. Essa residência de 36m² dispõe de lavanderia, cozinha americana, sala de estar e lavabo no piso inferior e quarto e varanda no piso superior. Essa é uma solução para o uso de contêineres, reaproveitando um material que entra em desuso muito rapidamente quando utilizado para a finalidade original do produto.

Qual estilo de sobrado você mais aprecia?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!