7 cozinhas integradas com a varanda ou o terraço que vão te inspirar

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

7 cozinhas integradas com a varanda ou o terraço que vão te inspirar

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Gazebo: Terraços  por DU Architecture for Work
Loading admin actions …

Projetos arquitetônicos que prezam pela qualidade de vida de seus moradores são de grande sucesso. Nesse sentido, muitas pessoas procuram o melhor aproveitamento e a integração entre ambientes externos e internos. Afinal, essa é uma boa solução para aliviar o estresse cotidiano.

Se você concorda e adoraria ter uma cozinha integrada com uma área externa na sua casa, veja quais são as possibilidades propostas pelos arquitetos da homify para tornar esse ambiente possível na sua residência.

O que não pode faltar em uma cozinha integrada com área de lazer?

Veja o resultado da reforma da área externa dessa residência com área gourmet + cozinha!: Terraços  por Andréa Spelzon Interiores
Andréa Spelzon Interiores

Veja o resultado da reforma da área externa dessa residência com área gourmet + cozinha!

Andréa Spelzon Interiores

Áreas abertas oferecem o espaço ideal para reunir a família e os amigos nos mais diversos tipos de eventos. Seja aos fins de semana para um longo churrasco ou durante a semana para jantares em família.

Enquanto as áreas de lazer externas vêm ganhando mais espaço nas residências contemporâneas, as cozinhas também evoluíram bastante e hoje desempenham um papel diferente.

Atualmente, as mesmas já não são espaços de uma pessoa só e reduzidas à sua função principal. Com plantas abertas e cada vez mais integradas às áreas sociais, esses ambientes tornaram-se pontos de encontro fundamentais na casa.

Pensando nisso, integrar a cozinha com a varanda pode ser uma ótima solução para o lar contemporâneo, seja em uma casa ou em um apartamento.

Então, para transformar a sua cozinha em um ambiente integrado com a área externa, em primeiro lugar vai precisar avaliar se o projeto atual da residência permite essa adaptação. Ou seja, se é possível abrir uma parede inteira ou somente a metade de cima, criando a integração.

Se não for possível abrir a parede toda, pode fazer apenas um balcão que já traga essa sensação de integração, permitindo que as pessoas interajam estando nos cômodos separados.

Depois, a dica é a caprichar na decoração e deixar os espaços bem confortáveis para que pareçam um único cômodo. Trazer um mesmo estilo para a cozinha e a área externa, seja ela um espaço gourmet, área de piscina ou apenas um espaço de relaxamento, vai criar uma atmosfera muito mais agradável.

Quer ver como ficam essas ideias na prática? Então confira os 7 projetos selecionados a seguir, planejados pelos arquitetos da homify, e inspire-se.

1. Cozinha gourmet integrada com sala de jantar, estar e vista para o jardim

Cozinhas  por HollandGreen
HollandGreen

Full House Renovation with Crittall Extension, London

HollandGreen

Muitas são as formas de integrar a cozinha com o exterior, tudo depende do tipo de espaço onde o projeto será implementado. Para alguns, é importante que as áreas sejam completamente integradas, sem nenhum tipo de divisão. No entanto, em outros casos pode ser mais conveniente planejar divisórias a fim de garantir mais segurança e conforto.

Nesse projeto, os arquitetos desenharam um caixilho que percorre toda a parede e tem uma altura considerável. Para garantir maior visibilidade ao jardim, o vidro é transparente e sua estrutura é bastante leve e moderna. No teto, a abertura proporcionada pela mesma estrutura do caixilho traz a agradável sensação de estar do lado de fora, mas com o conforto da proteção térmica.

2. Área gourmet integrada

Algumas áreas gourmet são como uma evolução das áreas de festa com churrasqueira mais simples. Esses projetos atuais são mais modernos e equipados, podendo atender também outros tipos de evento, além do churrasco.

Em geral, ficam em varandas completamente abertas, sendo perfeitas para apartamentos ou casas de campo. Mas se preferir, pode fazer da sua cozinha uma área gourmet, caso esse cômodo seja amplo o suficiente. Assim, o mesmo espaço do dia a dia já está preparado para diversas situações.

3. Cozinha com porta de acesso à área gourmet externa

Ainda que haja uma divisória entre a cozinha e o terraço ou a área gourmet externa, é importante planejar um acesso fácil e direto. As portas de correr, em uma metragem maior, representam uma ótima alternativa.

Como você viu anteriormente na primeira dica, o ideal é que os espaços sejam totalmente integrados com a cozinha, mas nem sempre é possível. Sendo assim, uma porta grande e de vidro já é uma solução ótima, pois além de facilitar o acesso de várias pessoas circulando ao mesmo tempo, torna a sensação de amplitude e integração mais agradável também.

4. Cozinha com área gourmet integrada a ambientes de estar em estilo rústico

Apesar dos ambientes integrados contarem com um caráter mais moderno, o estilo rústico contemporâneo também é muito popular e solicitado, já que combina muito com essa atmosfera de festa ao ar livre, leveza e divertimento em meio à natureza.

Nesses casos, enquanto os equipamentos e layout seguem linhas modernistas, os acabamentos e decoração mantêm aspectos tradicionais e rústicos. O resultado é de espaços aconchegantes e amplos.

5. Cozinha gourmet com vistas generosas para o exterior

Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Cozinhas  por Olaa Arquitetos
Olaa Arquitetos

Casa de Campo Quinta do Lago – Tarauata

Olaa Arquitetos

Esse projeto é mais um exemplo de como pode manter um ambiente fechado, mas com o máximo possível de integração com a área externa, que caracteriza os momentos de lazer. Manter uma conexão visual é muito importante para integrar cozinhas com quintais, ainda que os espaços não sejam completamente abertos. Assim, quanto mais vistas conseguir, melhor.

Essa casa conta com a vantagem de ter um jardim espaçoso que percorre seu perímetro. Dessa forma foi possível conseguir aberturas com grandes janelas por dois lados. Além de vistas maravilhosas, a iluminação natural proporcionada pela claraboia no teto permeia a cozinha e cria uma sensação de frescor.

6. Cozinha aberta para varanda e quintal com portas largas

Para uma integração de qualidade, os caixilhos devem contar com soluções inteligentes e flexíveis. Estruturas que permitem uma abertura total do vão são perfeitas, pois oferecem flexibilidade o suficiente para que os ambientes sejam completamente abertos ou fechados sempre que necessário.

Esse projeto da imagem pode ser aplicado tanto em uma área gourmet, que é utilizada apenas em situações específicas, quanto em uma cozinha de uso diário que pode se transformar em área gourmet, pois as portas, quando fechadas, deixam o ambiente protegido e seguro.

7. Área gourmet integrada ao quintal com portas de vidro

Como já demonstrado, as divisórias devem ser leves para estabelecer uma relação visual entre os dois ambientes, interno e externo. Adicionalmente, essa característica oferece também uma vantagem estética, pois garante um resultado elegante e sofisticado ao projeto.

Então, uma alternativa às grandes janelas e portas com abertura total, é também a utilização de portas de correr em vidro blindex, que mantém o espaço muito bem iluminado, com a vista perfeita para a área externa. É uma ótima alternativa para dias chuvosos, sem necessitar que as portas fiquem abertas para garantir luminosidade e a sensação de integração.

O que você achou deste projetos? Conte-nos de qual mais gostou.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!