8 erros que todos nós cometemos na pintura de casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
La Carlota, Estudio Sespede Arquitectos Estudio Sespede Arquitectos Casas clássicas
Loading admin actions …

Quando pensamos em renovar o estilo da nossa casa uma das opções que logo vem à mente é a pintura, pois a tinta tem o poder de transformar qualquer ambiente.

Parece uma tarefa fácil pintar a parede do apartamento ou da residência, por isso, muita gente acaba executando o trabalho por conta própria, ou seja, sem ajuda de um profissional. No entanto, mesmo que pareça algo simples é preciso ter muito cuidado e seguir os passos necessários para não cometer certos erros – gerando mais gastos e prejuízos para o seu bolso. Fique atento às dicas para preparar a parede para receber a pintura e deixar qualquer cômodo ou espaço da sua morada renovado e cheio de frescor. 

Agora, vamos conferir os 8 erros e saiba como evitá-los!

1. Antes de iniciar a pintura

CASA ZURLO - BARDUCCO, norte.ARQ norte.ARQ Salas de estar modernas Porcelana

Mas não estava pintada? Sim, mas antes de dar uma nova cor é necessário seguir alguns passos: preparação da superfície, nivelamento (massa) e acabamento - que é a pintura, pois ela é a etapa final.

Não podemos simplesmente pegar a tinta e pintar a parede, pois todo o processo da nova pintura irá depender do estado que a mesma se encontra. Para não cometer nenhum e não ter prejuízos, é necessário antes avaliar a superfície: a parede deve estar firme, limpa, livre de infiltração, sem umidade, sem pó, sem teia de aranha e mofo.

Dica homify: deve-se seguir as recomendações dos fabricantes, contidas na lata, assim terá um resultado positivo.

2. Acabar a tinta

La Carlota, Estudio Sespede Arquitectos Estudio Sespede Arquitectos Casas clássicas

Não há nada pior do que acabar a tinta, principalmente se a cor foi especialmente preparada para o quarto. É aconselhável adicionar um extra, para garantir a quantidade necessária para a parede e também para o retoque.

Outros cuidados também são importantes para otimizar o processo da pintura, inclusive a limpeza final do ambiente. Proteja o mobiliário, piso e fechaduras: pode utilizar fitas adesivas, lençóis velhos e jornais.

3. Escolher um dia chuvoso

Espacios decorados by Wallart, CUSTOMS handmade CUSTOMS handmade Paredes e pisos modernos

Pintar a parede em um dia de chuva não é uma boa ideia. Não importa que tenha que esperar um pouco mais para finalizar a pintura, pois o bom resultado dependerá também das condições em que a tina seca, por isso, não cometa o erro de fazer o acabamento em dias chuvosos.

Dica homify: para ter um excelente resultado faça a pintura em horários com bastante luz natural, assim você irá Desta visualizar possíveis manchas.

4. Afundar o pincel na tinta

Ph con Parra, Pop Arq Pop Arq Jardins minimalistas

Um erro comum é colocar todo o pincel dentro da lata, isso provoca o excesso de tinta que resulta em desperdício e, possivelmente, uma parede confusa. O certo é apenas molhar o pincel e retirar o excesso antes de passar na parede.

5. Não deixar a tinta secar

casa ciocastias, laura zilinski arquitecta laura zilinski arquitecta Salas de jantar modernas

É um erro pintar em várias camadas sem deixar secar bem, se queremos uma cor perfeita é necessário ter paciência para a tinta secar, aí, depois pode fazer outra passada de tinta.

6. Cores brilhantes em todos os ambientes

DECORACION - Trabajos integrales, PLATZ PLATZ Quartos clássicos

Uma ótima maneira de acelerar a secagem é manter portas e janelas abertas, além de escolher um dia de sol e com muita luz natural.

7. Errar a cor e o tipo de tinta

Dark ceiling Madame Ant Paredes e pisos minimalistas

Cada ambiente pede um tipo específico de tinta, por exemplo, para pintar madeira e metal é preciso usar tinta esmalte. A epóxi é ideal para o banheiro, pia da cozinha, caixa d'água e ambientes úmidos. Escolher bem a cor também é fundamental, no entanto, é uma questão de gosto. Mas pra não ter prejuízo: compre embalagens pequenas e teste primeiro em um cantinho da parede. Aplique duas demãos e deixe secar, pois somente seguindo passo a passo você pode decidir se é a tonalidade que você realmente quer para revestir a sua parede.

8. Considerações finais

Diseño de interiores: imagen corporativa, interiorismo y arquitectura comercial. Especialidad: COLORES. Identidad visual corporativa, Interiores DECO Interiores DECO Escritórios modernos Sintético Castanho Acessórios e decoração

Como mencionamos a pintura é uma excelente alternativa para quem deseja renovar o visual de um ambiente. No entanto, não se esqueça de  ter todos os materiais em mãos: lixa, lona plástica ou lençol para proteger o piso e o mobiliário, rolo de pintura, fita adesiva, massa corrida, pincel, espátula, tinta e recipiente etc.

Além disso, busque ajuda de quem já pintou a casa sozinho, consulte um profissional, se informe sobre quais são as melhores referências e tendências do ano e, principalmente saiba escolher o tipo adequado de tinta para cada ambiente.

E aí?! Gostou das dicas para você arrasar na pintura da sua casa? Deixe o seu comentário

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista