20 ideias para revestir as paredes das salas de estar e jantar! | homify

20 ideias para revestir as paredes das salas de estar e jantar!

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
1pointsix18 Salas de estar modernas
Loading admin actions …

As salas de estar e jantar são os ambientes mais importantes da casa quando se recebe aqueles que chegam, sejam visitantes ou convidados. Assim, esses ambientes não podem passar desapercebidos na hora de decorar.

Se você está pensando em renovar a área social da sua casa, não deixe de pensar no tipo de revestimento para sala de estar e sala de jantar que você deseja para o seu estilo de decoração.

É importante pensar no revestimento para a parede da sala, que pode se destacar na decoração por meio de cores, texturas, materiais e até iluminação.

Para a renovação da casa, a decoração também pode optar por revestimento para meia parede da sala ou até mesmo revestimento de piso na parede da sala, uma ideia muito original. Neste livro de ideias, apresentamos 20 exemplos inspiradores de revestimento para sala, além de dicas para usar porcelanato no piso das salas da área social. Confira!

1. Parede com geometria 3D

Um revestimento geométrico 3D com relevo na sala de estar cria um efeito interessante na parede com o jogo de luzes e sombras da iluminação, que realçam as formas e dá destaque ao ambiente.

2. Revestimento com luzes

Nesta imagem, a luz tubular confere um acabamento muito bonito para a decoração da sala, criando ainda efeitos de iluminação especiais na sala escura.


3. Um grande quadro

Esta é uma solução bastante interessante e peculiar para a decoração de sala de estar ou jantar. Se você tem uma imagem, uma estampa ou um quadro de grandes dimensões e não sabe como expor, a dica é utilizá-lo para revestir uma parede da sala, seja da de estar ou da de jantar. Na imagem acima, o quadro ilumina com cores e se destaca dos tons cinza do mobiliário.

4. Revestimento com textura visual

O desenho deste papel de parede cria uma textura visual muito interessante pela forma geométrica impressa e pela sua cor elegante.

5. Calidez e sobriedade

A madeira é sempre bem-vinda para revestir paredes, como aqui, onde cria um estilo sóbrio que se complementa com o mobiliário em tons claros.

6. Nicho na parede

Este grande nicho na parede da sala tem revestimento artístico em metal pintado de preto, detalhe interessante que joga com a paleta de cores dos móveis e das outras paredes.

7. Outro estilo de madeira

Este revestimento em madeira, de cor mais clara e mais iluminada, deixa o ambiente menos sóbrio e se harmoniza bem com a cor vibrante do sofá e das almofadas. Jogando com a cor desse tipo de madeira e com a iluminação, é possível imprimir diferentes estilos.

8. Madeira perfurada

As perfurações de forma circular deste elemento de madeira têm no seu interior lâmpadas em forma de globos brancos, que criam um bonito jogo de luz e sombra.

9. Pedra na parede divisória

De um lado está a sala de estar e, do outro, a sala de jantar. Entre as duas salas, uma parede revestida em pedra natural com lareira que se abre para os dois ambientes.

10. Perfeito para casa de campo

Com colocação mais artesanal, este revestimento de pedras em diferentes tamanhos ocupa todas as paredes da sala, criando um lindo efeito de textura em estilo rústico.

11. Combinações com pedras

Este é o revestimento perfeito se você está buscando uma cor para a parede que combine com o mobiliário de madeira e a estrutura aparente no mesmo material. Tons areia e café fazem uma bela combinação de pedras.

12. Textura escura

Este revestimento em tom escuro e com textura é uma boa opção para dar profundidade à sua sala de jantar. A iluminação, neste caso, favorece ainda mais o efeito de relevo. Para completa, a prateleira suspensa em madeira é ideal para objetos decorativos.

13. Madeira, madeira e mais madeira!

Nesta imagem, vemos uma parede revestida do piso ao teto com tábuas de madeira. O piso também é revestido no mesmo material, porém com um tom mais escuro. O quadro de cores vibrantes e a mesa e cadeiras em cores claras recebem destaque contra a madeira.

14. Ausência de cor

Nesta sala, o papel de parede clássico e o mobiliário em tons claros criam um ambiente elegante e acolhedor. Os únicos elementos em realce são as peças em preto, como a mesa de apoio, o abajur e a lareira.

15. Revestimento original

Se você quer algo diferente, este revestimento moderno e original serve de grande inspiração. Composto por elementos retangulares e coloridos, o conjunto cria uma interessante obra geométrica.

16. Mesmo estilo dos móveis

Este revestimento para sala é um papel de parede com linhas verticais e tons pastel, perfeito para o estilo romântico, que inclui ainda a cadeira metálica e as flores em cores harmoniosas.

17. Vinil

Os modernos revestimentos para parede da sala, como o vinil, estão em alta. Nesta sala de jantar, a figura da menina no balanço confere movimento e alegria ao espaço.

18. Bosque dentro de casa

Este grande painel fotográfico de um bosque é um lindo revestimento para sala de estar que traz à decoração a beleza da natureza e a sensação de frescor deste tipo de ambiente. Para usar imagens fotográficas como revestimento para sala, elas precisam ser impressas sobre vinil ou lona micro perfurada.


19. Sem gastar muito

A aplicação de um acabamento liso sobre a parede com detalhes simples como estas linhas em baixo relevo é um moderno revestimento para a parede da sala, que em cores claras também cria a sensação de amplitude.

20. Tijolo à vista

Neste projeto, optou-se por deixar o tijolo à vista, que confere um toque rústico a uma decoração em estilo moderno.

Que tal porcelanato no piso das salas de estar e jantar?

O porcelanato é um revestimento com grande apelo visual e praticidade, sem deixar de lado o conforto. Um dos seus trunfos é a grande variedade de modelos, cores e texturas que permitem criar ambientes originais e composições incríveis com o mobiliário e objetos decorativos.

Interiores - Estar, Jantar e cozinha MHC arquitetura Salas de estar modernas
MHC arquitetura

Interiores – Estar, Jantar e cozinha

MHC arquitetura

Entre os tipos de porcelanato mais bonitos para pisos de salas, o que imita pedras ou cimento queimado pode ser encontrado em diversos tamanhos, com as vantagens de criar elementos dinâmicos de luz e cor e de evitar riscos, manchas e fissuras.

Já o porcelanato neutro, em tonalidades como branco, bege e marfim, pode ser combinado com cores mais vivas em móveis e objetos decorativos. O tipo que reproduz mármore é perfeito para ambientes elegantes. 

O porcelanato amadeirado, por sua vez, pode ser usado em um ambiente rústico ou para conferir aconchego a salas de estar e jantar. Finalmente, existem modelos que imitam tijolinhos, até com detalhes que dão a impressão de inacabados, e outros que podem decorar uma parede, criar um painel ou projetar um elemento como um aparador.

Qual revestimento te chamou mais a atenção?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!