SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como deixar sua casa à prova de som?

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Viver em um condomínio ou em um conjunto habitacional muitas vezes pode ser mais barulhento do que viver em uma casa de família em regiões afastadas e subúrbios. As pessoas que vivem em um ambiente urbano geralmente aceitam o caos e os sons clássicos da metrópole. Além disso, alguns flats contam com paredes finas, janelas antigas e outros elementos de construção que deixam os barulhos entrarem com mais facilidade nas residências. 

Pode ser quase impossível remover completamente os ruídos externos que deixam sua vida estressante e te proporcionam noites em claro, mas há maneiras de diminuir a intensidade ou reduzir o nível de decibéis vindos de fora. Existem vários aparelhos  no mercado que podem medir o nível de decibéis em sua casa. Se a leitura for alta o suficiente, pode se começar a pensar sobre fazer uma mudança mais drástica no local.

O som é uma onda sonora que pode viajar através do ar, água e pode até mesmo passar pelo vidro. A maneira como percebemos o som pode ser afetada pela frequência do ruído, assim como vibração. A intensidade do som é medida em decibéis. Quanto maior a leitura de decibéis, mais alto o barulho do som. A respiração humana mede 10 decibéis. Uma casa média emite de cerca de 50 decibéis e um show de rock pode emitir de cerca de 110 decibéis.

Aqui, você ficará por dentro de algumas dicas e soluções para minimizar os ruídos dentro de sua casa. Desta forma, sua rotina em casa vai ser mais tranquila e relaxante. Confira!

Isolamento acústico

Salas de multimídia  por Flairlight Designs Ltd
Flairlight Designs Ltd

Project 5 Virginia Water

Flairlight Designs Ltd

Isolamento acústico é uma prática que faz com que nenhum ruído entre ou saia de um determinado espaço. Espaços sensíveis, como salas de conferência ou estúdios de gravação normalmente adotam um projeto de isolamento acústico para limitar a quantidade de ruído circulando no ambiente. Se a sua casa tem uma sala de TV ou home theater, pode-se planejar um modelo utilizando revestimento de tapete para garantir que o ruído não escape pelo lugar. Um espaço à prova de som pode incluir a aplicação de material para o teto, paredes e piso. Também pode-se incluir janelas especialmente grossas ou instalação de paredes que podem bloquear a saída do som.

Como funciona?

Salas de multimídia  por «Студия 3.14»
«Студия 3.14»

Минимализм для двоих

«Студия 3.14»

Adiciona-se materiais para o bloqueio das ondas sonoras, como chapas metálicas, vidro, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha e, em alguns dos casos, até sacos de areia entre as paredes. O isolamento acústico ou isolamento sonoro se funciona por meio da utilização de materiais densos e pesados que são responsáveis por amortecer e espalhar a energia sonora ao redor. A energia sonora é uma energia mecânica, ou seja, pode ser capturada e pode ter sua trajetória alterada através da intervenção de materiais sólidos.

Como fazer?

Salas de jantar  por Loft Design System Deutschland
Loft Design System Deutschland

Betonoptik Wandpaneele als Hintergrund für Kamin un Fernseher

Loft Design System Deutschland

Há uma abundância de lojas de construção que oferecem materiais para o isolamento sonoro em espaços residenciais, mas às vezes eles podem não ser tão acessíveis. Para deixar sua casa à prova de som, você pode instalar dois tipos de materiais: os bloqueadores de som e os que absorvem o som. Para evitar que o ruído invada o seu espaço, procure bloqueadores de som. Estes produtos podem ser aplicados sobre as portas, janelas e paredes ou entre fendas dos mesmos. Os materiais de isolamento de som são medidos pela quantidade de barulho que eles podem bloquear.

Materiais necessários

Os materiais convencionais para o isolamento acústico são aqueles usados em construção civil, como blocos cerâmicos, madeira, bloco de concreto ou concreto celular, bloco de silico e calcário. Os materiais não convencionais são aqueles que foram desenvolvidos especialmente para atuarem como isolantes acústicos em ambientes variados. Normalmente, estes materiais também funcionam como isolantes térmicos. São eles a lã de vidro, espumas elastoméricas, lã de rocha e a fibra de coco. Neste home theater projetado pelo escritório de arquitetura Prado Zogbi Tobar, temos um ambiente que conta com as paredes revestidas por madeira.

Barulho no teto

Salas de multimídia  por Flairlight Designs Ltd
Flairlight Designs Ltd

Project 9 Wilton Mews

Flairlight Designs Ltd

Pessoas que moram em apartamento sabem que os vizinhos do andar de cima estragam a paz e o silêncio. O barulho de festas e, às vezes, passos transmitidos do piso de cima para o teto inferior podem afetar o seu sono e concentração diretamente. Isolar tetos acusticamente pode ser mais simples do que parece! Utilize a espuma de isolamento para preencher os espaços entre as ripas de madeira. Sele todas as aberturas e fendas. O menor dos espaços pode deixar passar muito barulho. Encaixe uma parte da espuma densa sobre o teto. O modo mais simples de se fazer isso é utilizando placas acústicas prontas para tetos.

Ruídos das janelas

O vidro é um condutor fantástico de luz, calor e barulho. Assim como o ar gelado, o som pode facilmente entrar em uma única placa de vidro e amplificar o ruído. Você pode comprar peças grossas de bloqueio de som e instalar no ambiente. Apesar de não ser uma prática comum, elas podem ser penduradas durante períodos ruidosos e podem ser removidas quando não for necessário. Para mais dicas referentes à redução de ruídos, confira 7 dicas de como reduzir os ruídos em casa.

Sua casa tem muitos ruídos? Você faria um projeto de isolamento acústico nela?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!