Manta de bidim: o segredo para um jardim saudável e lindo | homify Manta de bidim: o segredo de um jardim saudável e lindo

Manta de bidim: o segredo para um jardim saudável e lindo

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
homify Jardins escandinavos
Loading admin actions …

Você adora jardins e de hortas caseiras e quer se arriscar a cultivar suas próprias ervas, flores e plantinhas? Então, antes de meter a mão na terra, você precisa conhecer a manta de bidim, indispensável para se conquistar um jardim cheio de cores ou uma hortinha fresquinha e cheia de aromas. Isso serve tanto para jardins externos quanto para jardins de inverno. Conheça mais esse material fantástico para manter o jardim saudável!

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015 Luiza Soares - Paisagismo Jardins rústicos
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Antes de começar a cultivar um jardim, é necessário fazer escolhas importantes como a escolha dos vasos, das sementes, das mudas, de fertilizantes para a terra, e claro, dispor de equipamentos adequados para o preparo da terra e para o plantio das plantas, pois o cultivo de plantas com técnicas inadequadas pode acarretar no não desenvolvimento das sementes e, portanto, no desperdício do seu tempo e do seu investimento. 

Um acessório muito importante para o cultivo de plantas e jardins é a manta de bidim, conhecida por este nome, mas que também pode ser encontrada com o nome de manta de drenagem. Esta manta para jardim é composta de milhares de filamentos de material sintético, provenientes de materiais recicláveis como garrafas PET. Portanto, trata-se de um material ambientalmente correto, que traz diversos benefícios para o cultivo e desenvolvimento das plantas. 

condomínio Fazenda Boa Vista EKOA Paisagismo Jardins tropicais
EKOA Paisagismo

condomínio Fazenda Boa Vista

EKOA Paisagismo

Neste artigo apresentamos as vantagens do emprego da manta de bidim, que contribui significativamente para que as plantas do seu jardim se desenvolvam com mais eficiência e para que a beleza do seu jardim não seja afetada por situações remediáveis. Se você adora cultivar plantas em vasos e jardins, você precisa conhecer as vantagens do uso deste material, para que o seu jardim fique ainda mais bonito e salvo de microrganismos nocivos. 

1 – Em taludes: dá maior estabilidade

Os taludes são porções do terreno com uma inclinação de até 45° e cobertos por gramíneas, como vemos neste projeto. A grama desempenha nos taludes uma função ornamental, mas também uma função estrutural, contribuindo para dar mais estabilidade ao terreno e evitando assim o escoamento da terra e a erosão. Para tornar os taludes ainda mais estáveis, recomenda-se a aplicação da manta de drenagem, que permitirá o escoamento da água, mas manterá o substrato compacto e coeso. 

2 – Em jardins de pedras: mantém as pedras limpas

As pedras são elementos ornamentais exuberantes e disponíveis em diversos formatos e cores. As pedras brancas contrastam com o gramado e combinam perfeitamente com jardins de casas de estilo moderno, contemporâneo e mediterrâneo. Mas com o tempo, as pedrinhas brancas (e as mais claras) perdem sua coloração devido a manchas causadas pelo contato com a terra ou pela oxidação. A manta de drenagem pode ser usada entre a terra e a pedra, para evitar o contato direto das pedras com a terra, mantendo assim o aspecto límpido das pedras brancas.  

3 – Em plantas de vasos evita o acúmulo de água

A aplicação dessa manta para jardinagem é altamente recomendável no cultivo de plantas em vasos, pois ela evita de modo eficiente a formação de poças de água no fundo do vaso e consequentemente o apodrecimento das raízes das plantas, garantindo que as plantas cresçam mais bonitas e saudáveis.

4 – Em vasos dentro de casa evita manchas e sujeira no piso

A manta de bidim deve ser coloca no fundo do vaso, entre a base de pedras de argila, que evitam o empoçamento da água, e o substrato, pois ela serve justamente para reter a drenagem do substrato. Isto significa que somente a água escorrerá para o fundo do vaso. Portanto, se você adora cultivar plantas de vasos dentro de casa, você estará seguro contra o escoamento do substrato e contra as manchas no piso causadas pelo escoamento da terra junto com a água. 

5 – Evita a perda de nutrientes do solo

Uma das principais vantagens do emprego da manta de drenagem é a preservação dos nutrientes da terra, uma vez que a manta permite a drenagem apenas da água, evitando assim a perda dos nutrientes do subtrato. Isto significa que as plantas podem crescer e se desenvolver de modo mais eficiente e saudável, resultando em jardins exuberantes como nesta imagem. 

6 – Protege o jardim de agentes nocivos

Quem já se empenhou no cultivo de um jardim, sabe do trabalho manual árduo e do tempo necessário para o jardim adquirir um aspecto exuberante de pleno desenvolvimento. Mas as plantas estão sempre sujeitas ao ataque de microrganismos ou fungos. Portanto, ao empregar a manta de bidim, seu jardim também estará protegido do ataque destes agentes nocivos, pois a manta ajuda a proteger a terra e as raízes das plantas. 

7 – DIY: faça sua própria manta de bidim

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015 Luiza Soares - Paisagismo Jardins rústicos
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Existem muitas empresas que comercializam este tipo de material. É possível encontrá-lo até mesmo na internet. Mas a manta de bidim, para que serve mesmo? A manta de drenagem é nada mais do que um tipo de feltro grosso, que possibilita a passagem da água, mas não do subtrato. Você pode substituir esta manta por qualquer tecido poroso, de preferência de composição sintética, caso contrário ele irá se decompor com o tempo. Faça um teste com seu tecido. A água não deve escorrer nem lenta e nem rápida demais.

Conheça outras vantagens da manta de bidim

A importância da manta de bidim está no fato de que ela impede que o substrato se perca durante a rega. Em outras palavras, a água é escoada, mas os nutrientes ficam retidos para que a planta os absorva. Por isso, esse tipo de manta é essencial no trabalho de jardinagem e na agricultura.



Como nos jardins floridos e decorativos, a manta de drenagem é fundamental nas hortas caseiras para o cultivo de ervas aromáticas, temperos, legumes e vegetais. Além de garantir o bem-estar das plantas, essa manta impede o aparecimento de ervas daninhas, facilitando a manutenção das hortas.

Outra vantagem da manta de bidim, tanto para as hortas caseiras quanto para vasos e canteiros de jardim, é que o material retém uma parte da água no vaso, o que minimiza o surgimento de mosquitos e reduz a água parada que funciona como chamariz para o aedes egypt, evitando a colocação de ovos e dificultando a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Você faz uso da manta de bidim no seu jardim?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!