Lar perfeito e dentro do orçamento

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Um projeto de interiores deve sempre buscar atender, primeiramente, às necessidades funcionais das pessoas e, posteriormente, expressar através do mobiliário, acessórios e demais elementos a essência da personalidade dos moradores. Portanto, não existe uma fórmula precisa que resulte em um projeto de decoração bem sucedido. Cada pessoa ou família possuem suas próprias demandas e, principalmente, personalidades, que devem ser levadas em contas na elaboração de uma projeto de interiores. Esta combinação entre necessidade e personalidade é que determina se a decoração será mais despojada, sóbria, depurada ou mais incrementada.

Neste projeto da Casa da Esquina, os moradores necessitavam de espaços mais amplos, mais confortáveis e alguns móveis feitos sob medida, além, é claro, de mobiliário e objetos sóbrios, que expressassem exatamente sua personalidade. Por esta razão, o projeto conduzido pela equipe da Sala 2 Arquitetura e Design buscou integrar os espaços de convívio social, escolher materiais neutros, mas de qualidade, e móveis feitos principalmente de madeira, que criasse uma estética depurada e harmoniosa para combinar com a personalidade simples e equilibrada dos moradores.  

Confira a seguir mas informações e detalhes do projeto da Casa da Esquina, que apesar da simplicidade e da predominância de superfícies neutras, foi capaz de criar ambientes aconchegantes e requintados.

Living room

Já que infelizmente não dispomos das imagens das fachadas da residência, nos concentraremos no projeto de interiores. No living room, sala de estar, sala de jantar, cozinha e espaço exterior se integram de modo a criar um ambiente único, sem barreiras físicas, com luz natural abundante e predomínio de superfícies brancas e elementos em madeira, presente de maneira intensiva, no piso, que realça a sensação de integração espacial, e em diversos móveis, acessórios e objetos decorativos. Um dos elementos marcantes do espaço de convivência social, além da luz natural abundante que atravessa as amplas porta-janelas do living, é a escada vazada, com degraus de madeira. Sob a escada, o espaço aparentemente perdido, foi aproveitado como um pequeno home-office, composto de mesa de trabalho e uma estante de livros.     

Sala de estar

A sala de estar se beneficia da integração com a sala de jantar e com o espaço externo, criando a sensação de maior fluides e profundidade espacial. O predomínio de superfícies neutras e a ausência de ornamentos evidenciam o protagonismo do jardim externo e a preferência pela funcionalidade. Um sofá de cor bege e uma mesa de centro, com tampo em madeira e suporte composto de hastes metálicas, um tapete bege e um pequeno pufe lilás compõem a decoração do ambiente.

Sala de jantar

A composição da mesa de jantar, redonda, com tampo de madeira e suporte metálico, com cadeiras sortidas, de diferentes materiais, cores e estilos deixa evidente a busca do projeto de interiores em inserir elementos coloridos e em criar um ambiente mais despojado e irreverente. As portas de correr, opacas e feitas de madeira, abrem-se para permitir o contato com o espaço exterior e o aproveitamento da luz e ventilação naturais. 

Cozinha

cozinha americana, de formato linear e integrada ao living, possui armários planejados de madeira, na cor branca, que criam um contraste com os demais elementos, também contrastantes entre si, como os acessórios metálicos, coifa e geladeira de inox, e com a bancada de refeições, que divide a cozinha da sala de jantar, feita em madeira, com um nicho que serve de aparador para a sala de jantar. A combinação de madeira e inox cria um ambiente eclético e sofisticado. 

Para obter mais informações de projetos de cozinha, basta visitar nossa seção especial dedicada a este ambiente, clicando aqui.

Corredor

Uma das vantagens de morar em casa é dispor de quintal e espaço externo suficiente para o desempenho de atividades como jardinagem, criação de pets, etc. Na Residência da Esquina um membro ilustre da família toma conta de todo o quintal. Nesta imagem, percebemos como o corredor utilizado como espaço de circulação, interligando a área social com o fundo do terreno e como um pequeno jardim, junto ao muro, que permite que a vegetação se expanda pelo muro da divisa lateral, criando uma parede verde. 

Dormitório com sacada

No dormitório predominam as cores neutras, que realçam principalmente os elementos em marcenaria e a paisagem externa, que ornamenta o ambiente, graças as amplas portas janelas de vidro e esquadrias metálicas que emolduram a vista para o exterior e interligam o dormitório com a sacada. A luz natural, portanto, faz presente de maneira marcante. Na sacada, um lugar para respirar e relaxar ao ar livre, uma floreira de madeira serve como guarda corpo (proteção) e como um pequeno jardim, tornando o ambiente mais agradável e relaxante.

Decoração do quarto

Móveis planejados e feitos com exclusividade para atender ás necessidades dos proprietários trouxeram maior conforto e praticidade e deixaram os ambientes mais personalizados. A cabeceira da cama é feita de madeira, com a parte superior revestida com tecido. Seu volume saliente permite seu uso como criado mudo e apoio para objetos decorativos e acessórios, como a luminária despojada, que assegura o conforto das leituras noturnas. O piso de madeira, que combina com os elementos em marcenaria, torna o ambiente mais acolhedor e agradável.

Penteadeira

No lado oposto a cabeceira da cama, simetricamente, uma cômoda em marcenaria feita sob medida, esconde uma penteadeira, cuja parte interna do tampo superior sustenta um espelho. O móvel abriga equipamentos eletrônicos e serve ainda de apoio para objetos decorativos, agregando personalidade e funcionalidade ao ambiente. No canto da penteadeira, uma cadeira em estrutura metálica e com assento e encosto de fibras naturais, complementa a decoração do dormitório, dando-lhe um toque rústico e tornando-o mais harmonioso e aconchegante.  

Você gostou do estilo sóbrio deste projeto de interiores ou prefere ambientes mais incrementados?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!