SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Integração: Salas de estar e jantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Integrar salas de estar e de jantar, às vezes até a cozinha ou a varanda, é um verdadeiro desafio na arquitetura e na decoração. 

Mas resultados brilhantes podem ser obtidos com conhecimento e muita imaginação. E sempre valem a pena.

Afinal, a integração desses espaços geralmente procura soluções para a falta de espaço ou, então, deseja permitir uma ampla visualização do espaço que favoreça a convivência com familiares e amigos.

Os projetos podem privilegiar os mais diferentes estilos, optar entre tons neutros e cores variadas, lançar mão de objetos de design ou apostar nos materiais mais naturais.

Nesta seleção de imagens,  oferecemos várias possibilidades de composição desses ambientes integrados. Delicie-se com elas e alimente sua imaginação!

Vidro e madeira I

Outra solução para apartamentos pequenos é separar ambientes com elementos de vidro, a fim de prolongar o espaço. Nesta imagem, a sala de estar apresenta um sofá em tom claro tapete colorido, quadros e plantas. A mesa da sala de jantar, em vidro, permite obter o efeito de prolongamento do espaço. Outra detalhe importante é o uso da cor em certos elementos da decoração. É o caso da estrutura da mesa, a luminária pendente e as cerâmicas sobre a mesa, todos em amarelo forte. Com isso, o ambiente ganha alegria e vitalidade.

Azul e madeira II

A sala de jantar é o prolongamento da sala de estar neste projeto. A mesa e as cadeiras são em madeira clara e estão dispostas ao lado do balcão branco que separa a sala de jantar da cozinha americana,  esta predominantemente na cor azul. Sobre a mesa de jantar, quatro pendentes escuros dão um toque de modernidade ao ambiente. As banquetas do balcão são em estrutura branca e têm estofado cinza, cor que também aparece na sala de estar. O projeto de integração desses ambientes se destaca pela claridade, limpeza e simplicidade, proporcionando uma sensação de relaxamento a quem deles desfruta. Mais informações sobre o projeto deste apartamento podem ser encontradas neste artigo.

Arco-íris I

Projeto Amauri: Salas de jantar  por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Neste belíssimo projeto da Suíte Arquitetos, uma variada paleta de cores – especialmente laranja, azul, berinjela e lilás – sob fundo branco compõe ambientes claros e, ao mesmo tempo, estimulantes. A sala de estar e a sala de jantar estão integradas harmoniosamente. Nesta imagem, a mesa oval branca de design moderno e pés metálicos recebe cadeiras brancas de palhinha com pés no mesmo material. A parede ao fundo,pintada em azul turquesa, apresenta um aparador estreito no mesmo tom. A iluminação se dá pela luminária redonda na cor laranja, o que dá um toque mais quente ao espaço. Um outro aparador, colocado contra o sofá branco, separa a sala de jantar da sala de estar.

Azul e madeira I

A sala de estar deste apartamento paulistano se integra harmoniosamente à sala de jantar por meio do uso predominante de madeira e da cor azul. Na sala de estar, esta cor aparece no sofá confortável em linhas retas, nas almofadas que o decoram e na estante planejada em frente a ele. A madeira está no piso, coberto por um tapete em tom cinza, nas gavetas do aparador cinza e também no revestimento que emoldura a TV. Uma luminária de piso e com cúpula branca completa o ambiente, ao lado de cestas em material natural dispostas no chão na lateral do sofá.

Arco-íris II

Projeto Amauri: Salas de estar  por Suite Arquitetos
Suite Arquitetos

Projeto Amauri

Suite Arquitetos

Aqui nesta imagem temos a visão da sala de estar, na perspectiva da sala de jantar. O espaço todo recebe muita luz natural através da ampla janela. O piso de madeira apresenta quatro tapetes, três coloridos e um que representa a calçada de São Paulo. O sofá branco recebe almofadas em várias cores e estampas, enquanto as poltronas com estrutura em madeira tem revestimento na cor verde. Na outra lateral do sofá, um banco comprido e estofado em azul turquesa compõe harmoniosamente com a luminária de piso na mesma cor, disposta no lado oposto da sala. As paredes brancas recebem quadros e objetos coloridos e um móvel baixo branco faz as vezes de minibar, com bebidas, taças e copos. Para completar, a estante branca de parede inteira reúne livros e objetos. 

Moderna I

Neste projeto em estilo moderno, o espaço também é totalmente branco, com bastante ênfase na iluminação planejada. A sala de jantar – que é integrada ainda à cozinha branca – recebe iluminação por meio de pendentes em diversas formas, com a parte externa escura e a parte interna colorida. A mesa oval branca é acompanhada por cadeiras revestidas em azul escuro e pés em metal. Um aparador branco destaca um antigo relógio de mesa. Ao fundo, a sala de estar apresenta poltronas com design distintos, umas azuis lisas e outras verdes estampadas. Na  parede, a TV de tela plana foi colocada sobre um móvel branco, que exibe objetos de decoração.

Moderna II

A imagem acima mostra a sala de estar com mais detalhes. O piso recebe um tapete em tom neutro, que se harmoniza com o sofá também tom neutro. A peça, no entanto, apresenta muitas almofadas em cores e estampas diversas, o que imprime cor ao ambiente. A mesa de centro, por sua vez, faz uma bonita composição com as poltronas estampadas sob fundo verde. Em estilo moderno, a mesa de centro verde claro é baixa, quadrada e com estrutura superposta, que permite ampliá-la. A sala conta ainda com duas banquetas claras estampadas, aos pés das poltronas azuis, e uma estante branca ao fundo, com divisórias irregulares.  

Tons neutros I

Espaços reduzidos só têm a ganhar com a integração dos ambientes. Neste apartamento pequeno, sala de estar, sala de jantar e cozinha estão perfeitamente integrados e passam a sensação de serem maiores por causa do uso de tons neutros e de um espelho na decoração. O sofá é clássico, em tom bege, e foi disposto em frente a um móvel que serve de apoio à TV. Um tapete em tom mais escuro delimita o espaço da sala de estar. Já a mesa da sala de jantar, quadrada e com tampo brilhante, acomoda cinco pessoas. As cadeiras são brancas e têm pés em madeira escura.  

Tons neutros II

Vista da perspectiva sala de estar, a sala de jantar é separada por um balcão com tampo em madeira, junto ao qual a mesa e as cadeiras estão posicionadas. O espelho junto ao conjunto aumenta a sensação de profundidade. Um detalhe delicado é a quinta cadeira em tecido estampado. Já na parede junto ao sofá, um aparador suspenso exibe pequenos objetos. Debaixo dele estão dispostos três banquetas estofadas, duas brancas e uma azul. Com soluções bem pensadas, o espaço ganha mais conforto e praticidade.

Com ilha gourmet I

Sala de estar: Salas de estar  por AL11 ARQUITETURA
AL11 ARQUITETURA

Sala de estar

AL11 ARQUITETURA

A sala de estar desta residência ampla investe em sofás e poltronas brancos com toques de cor nas almofadas, quadros e mesinhas. Um aparador branco também está disposto na parede em frente a eles. Um tapete em tom bege delimita o espaço da sala de estar, embora todo o ambiente tenha um piso claro. A iluminação é planejada, proporcionando muita claridade. Já a sala de jantar é ligada à ilha gourmet, que dispõe de uma churrasqueira e cozinha.

Com ilha gourmet II

Jantar integrado: Salas de jantar  por AL11 ARQUITETURA
AL11 ARQUITETURA

Jantar integrado

AL11 ARQUITETURA

Nesta imagem, a mesa de jantar azul e branca está em primeiro plano, conectada ao balcão escuro da ilha gourmet em frente à churrasqueira. Ela está acompanhada por cadeiras brancas em dois modelos diferentes, um dos quais com estrutura em madeira. Um aparador  branco na lateral e o lustre clássico completam o ambiente da sala de estar. O resultado final deste projeto é a perfeita integração dos ambientes, com muito branco e toques de cor.

Vidro e madeira II

Cozinha integrada a sala jantar e estar: Salas de jantar  por Milla Holtz Arquitetura
Milla Holtz Arquitetura

Cozinha integrada a sala jantar e estar

Milla Holtz Arquitetura

Outro destaque deste projeto é o uso de madeira. A mesa da sala de jantar vem acompanhada de duas cadeiras com estrutura em madeira e um banco no mesmo material. O conjunto separa a sala de estar da cozinha americana, toda em madeira. Este material torna o ambiente aconchegante e convida ao convívio. O uso de vidro, cor e madeira na integração da sala de estar, jantar e cozinha resulta em um espaço agradável, marcado pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela modernidade.  

Como a sua sala de estar se integra à sala de jantar?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!