Perfeito apartamento cosmopolita

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje apresentamos um apartamento de 70 m², localizado em Brasília, Distrito Federal, recém construído e recém transformado pelo estúdio Semerene – Arquitetura Interior, para adaptar-se às necessidades e às personalidades dos proprietários, um casal de jovens. O projeto, sob a responsabilidade da arquiteta Clarice Semerene, buscou primeiramente reverter a distribuição espacial original do apartamento, entregue com cômodos rígidos e compartimentados. Portanto, os espaços segmentados foram convertidos em espaços integrados e de múltiplos usos, agregando conforto e funcionalidade aos ambientes, que ganharam ainda diversas soluções e móveis exclusivos, que tornaram o apartamento mais personalizado, aconchegante e com uma identidade marcante.    

Confira a seguir mais detalhes e imagens deste projeto origina, feitas pela fotógrafa Joana França, que nos mostra como é possível unir a praticidade de viver em um apartamento compacto e ainda assim desfrutar de ambientes personalizados, amplos, devido à integração dos espaços de convivência, e aconchegantes.

Sala de estar

Um dos elementos marcantes da sala de estar é a parede azul. Sua cor vibrante dá mais vivacidade e personalidade ao ambiente, servindo também para realçar a presença das telas e quadros que ornamentam a parede, além é claro de recordar o frescor do mar, tão presente no imaginário dos proprietários. Acessórios vintages, como um telefone antigo, uma poltrona na cor lilás e diversos elementos coloridos, como os quadros e almofadas, deixam o ambiente mais despojado e alegre.

Living room

Ao entrar no apartamento, notamos a ausência de barreiras físicas e visuais entre a sala de TV, sala de jantar, cozinha e área de serviço, como se estes cômodos se dissolvessem e criassem uma nova espacialidade, mais fluída, ampla e confortável. O piso laminado que se estende por toda a área social, realça a sensação de integração espacial. Uma estante permeável metálica, que divide e ao mesmo tempo integra a sala de TV e cozinha torna-se o coração do projeto, dando identidade ao ambiente e tornando-o mais sofisticado.

Detalhe: nicho para uma relíquia

Desde o living room, ver imagem anterior, pode-se notar a presença de um painel de madeira situado no espaço de circulação, que dá acesso ao dormitório. O painel de madeira com um nicho vertical serve para expor uma relíquia dos proprietários, uma raquete de tênis antiga, de estrutura de madeira. A iluminação especial realça a presença da raquete como objeto decorativo e dá um toque de solenidade e pessoalidade ao ambiente.

O coração do projeto

Como já mencionado, a estante permeável metálica e multifuncional é o coração do projeto, integrando a cozinha à sala de estar e servindo de divisória e estante, na quais os objetos ficam à mostra participando da decoração de ambos os cômodos. A estante abriga pequenas plantas de vasos, taças, garrafas de bebida e uma pequena adega de vinhos. Além disto, seu aspecto industrial remete ao estilo de vida urbano e contemporâneo e dá um toque de originalidade e sofisticação ao ambiente.

Cozinha

Ampla e multi funcional, a cozinha possui cores predominantemente neutras, como as superfícies brancas de paredes e teto, e a superfície marrom do piso laminado. Acessórios coloridos dão toques de cores ao ambiente, como as cadeiras amarelas, as luminárias com pendentes e cúpulas amarelas e as plantas em vasos, que se apoiam na bancada e na estante metálica. As persianas blackout controlam a luminosidade. A cozinha conta ainda com armários planejados, na cor branca, uma bancada em forma de ilha com cooktop, coifa metálica, uma bancada em madeira para refeições e cadeiras DSW, inspiradas na Torre Eiffel, criadas pelo casal Eames, com assento em propileno e pés com estrutura de madeira e reforços metálicos. 

As portas de correr

Outra solução personalizada do projeto é o painel móvel entre a cozinha e o home-office. Portas de correr de madeira permitem que o home-office se integre ao living room ou se feche em si, quando se quer maior privacidade. Esta flexibilidade agrega maior funcionalidade e personalidade ao apartamento.

Home-office

O home-office possui uma bancada de trabalho em madeira, que permite até duas pessoas trabalharem ao mesmo tempo, armário de madeira na cor branca, com portas e nichos, que abrigam livros e objetos decorativos e um sofá-cama, que torna o espaço mais flexível, podendo ser utilizado como quarto de hóspedes ou espaço lounge.

Banheiro amarelo

Já neste banheiro, as superfícies brancas do revestimento em pastilhas cerâmicas, as cores preto e branco do piso cerâmico e a cor branca da cuba retangular de apoio realçam a presença do armário em laca amarela, que remete ao sol. O mar e o sol são referências pessoais relacionadas às memórias afetivas do jovem casal, entusiastas do ambiente praiano.

Banheiro azul

Neste banheiro, as superfícies brancas do revestimento em pastilhas cerâmicas, as cores preto e branco do piso cerâmico e a cor branca da cuba retangular de apoio realçam a presença do armário em laca azul, que remete às águas do mar.

Suíte

Na suíte predominam os tons neutros e suaves visando a criação de uma atmosfera mais intimista e relaxante. O piso em laminado de madeira se estende para criar um painel em madeira que serve de cabeceira para a cama de casal.  Dois criados mudos, suspensos e fixados ao painel de madeira, servem de apoio para as luminárias da cabeceira. A iluminação destaca a textura com ondas suaves da parede ao fundo da cama.

Para obter mais informações sobre camas de casal, leia este artigo.

Closet integrado

Por detrás das superfícies envidraçadas e translúcidas das portas de correr de um suporto armário, descobrimos o amplo e funcional closet da suíte do casal. No closet, feito em marcenaria e com diversos compartimentos, a maior parte das roupas e acessórios ficam à mostra, tornando o espaço mais prático. Quando as portas do closet estão abertas, temos a sensação de que o espaço do dormitório foi ampliado, tornando-o mais agradável e também despojado.

Mais informações e projetos de closets, você encontra aqui.

O que você achou da decoração deste apartamento?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!