De pequena e velha a gigante e sustentável

Julia Maretto Julia Maretto
Google+
Loading admin actions …

Conheça a renovação de uma casa em Hamburgo, Alemanha. Depois da reforma e atualização, a casa ganhou claramente muito mais espaço. Além disso, o arquiteto e consultor em energia Daniel Wickersheim realizou um trabalho de renovação da casa para as necessidades e regulamentações atuais. Com a troca das janelas, obras para melhorar o isolamento da casa e instalação de um novo sistema de ventilação e de aquecimento a gás, foi possível economizar em torno de mais de 70% de energia. Em uma cidade como Hamburgo, localizada em um dos maiores e mais importantes portos da Europa, esse era um trabalho desafiante, já que a umidade na cidade é grande. 

Confira o resultado e a transformação dessa casa antes pequenina e gastadora que virou uma casa bem maior e sustentável!

Antiga fachada

A fachada antiga já avisava os visitantes: essa casa está abandonada. Os moradores atuais não se preocupam com a manutenção da casa e tudo está velho. A escada de entrada, a persiana da janela, o balcão tudo tem  uma aparência desgastada e velha. Sem contar a cor da casa: bege e marrom amarelado demodê. Além disso, a casa já era pequena para uma família e clamava por mais espaço.

O interior antigo

Papel de parede kitsch brega e com tema florido nada interessante. Os bons tempos dessa casa já haviam passado há muito tempo. As infiltrações nas paredes eram visíveis. E o carpete azul escuro era deplorável. Aqui os arquitetos teriam um grande trabalho. Era preciso encontrar uma solução inovadora pois, além dos problemas de decoração, o cômodo era muito apertado. A parede inclinada não facilitava o uso do local e as janelas eram muito pequenas, não deixando passar muita luz e gerando uma sensação claustrofóbica nas pessoas. 

A fachada depois da reforma

A fachada renovada contrasta totalmente com a antiga e ultrapassada fachada da foto anterior. Onde anteriormente havia uma sacada, agora existe um novo segundo andar maior, feito de madeira, com mais espaço interno e mais janelas para a entrada de luz. No andar de baixo, as portas também aumentaram de tamanho para gerar maior amplitude no interior da casa. Repare bem a diferença, o tanto que o andar superior aumentou de tamanho se comparado com a foto anterior. É mesmo impactante!

O interior renovado

O novo interior ganhou mais luz e mais espaço. Paredes brancas e janela maior trazem maior luminosidade natural e uma vista e melhor integração com o exterior. Algumas paredes foram retiradas para abrir o ambiente e as vigas de madeira do fundamento da casa foram mantidas aparentes, dando charme para o novo quarto. 

A planta

Nesse desenho do arquiteto, podemos ver como a reforma foi planejada. Os desenhos técnicos em amarelo representam as paredes retiradas e em vermelho a nova construção. A casa ganhou claramente mais espaço dessa maneira. Fora toda a renovação da estrutura e otimização energética. Quem ficou triste com a perda do antigo balcão, pode ver que a casa ganhou um novo terraço no piso superior, com muito mais incidência de luz. 

Cozinha moderna

nova cozinha também ficou muito mais iluminada e aberta. O ambiente todo pintado em branco e com janelas grandes ilumina-se e traz maior conforto para o casal com filhos pequenos. Poucas divisões tornam o ambiente mais funcional e contemporâneo. A decoração com flores e objetos decorativos coloridos criam um clima mais amistoso e descontraído para o cotidiano familiar. O resultado é um ambiente de convivência amplo, otimizado e moderno. 

Se você também quer ganhar espaço na sua cozinha, veja dicas de como decorar uma cozinha compacta aqui. 

Gostou da casa pintada de branco por dentro e com janelas maiores?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!