10 zonas de refeições e salas de jantar!

sofiapega sofiapega
Vivienda zona Justicia, Madrid , nimú equipo de diseño nimú equipo de diseño Salas de jantar clássicas
Loading admin actions …

A sala de jantar foi uma divisão que começou a surgir no século XVIII nas residências das pessoas de classe alta, burguesa abastada, sendo que anteriormente apenas existia nos palácios e castelos. Com excepção dos reis e corte, toda a gente fazia a sua refeição no espaço doméstico comum e não havia nenhuma sala específica dedicada a este momento do dia. A verdade é que ainda hoje em dia nem todos temos uma sala de jantar, mas isso não tem problema nenhum. Sala de jantar é um conceito que tem vindo a mudar. Apesar de julgarmos que temos de ter uma sala para a refeição, não tem de ser assim.

Quando recebemos convidados em nossa casa, nada mais convidativo do que apresentar uma boa refeição. Aliás, muitas vezes convidamos as pessoas para jantar ou almoçar em nossa casa, pois sabemos que disso resultará um bom momento de convívio. Para que tudo seja ainda mais perfeito, nada melhor do que ter um bom espaço dedicado às refeições. Devemos ser preocupados não só com a qualidade da comida, como também com a apresentação da mesa e do local.

Hoje a homify mostra-vos ideias para a sala de jantar, bem com zonas de refeição pegadas à cozinha e/ou sala de estar, funcionais, confortável e modernas!

Mesa e balcão

E porque muitas vezes uma mesa apenas pode não chegar para toda a gente que queremos convidar para uma festa em casa, porque não acrescentar um balcão, que separa a cozinha da zona de refeições, e colocar uns bancos elevados? É como se ganhássemos mais uma mesa, tornando tudo mais funcional, e a divisão fica com um ar muito mais moderno e sofisticado.

Iluminação adequada

Todos nós sabemos quão importante é ter uma boa iluminação em casa e, em particular, na zona onde comemos. Ninguém gosta de comer sem luz mas, por outro lado, ninguém quer comer com uma luz branca forte nos olhos. É por este motivo que se tem de escolher cuidadosamente a forma como se ilumina a zona de refeições de uma casa. É essencial que principalmente a zona da mesa, o epicentro da sala da jantar ou zona de comer, seja a mais iluminada, mas tem de ficar agradável ao mesmo tempo. Este projecto do atelier DF Arquitectos apresenta uma iluminação muito original e adequada. As lâmpadas, que servem de candeeiros, distribuídas em cima e ao longo da mesa comprida permitem que toda a mesa de jantar esteja iluminada da forma adequada. Ao redor da mesa vemos cadeiras de pele coçada do mesmo tom que o tampo da mesa.

Banco comprido

Ao introduzir este artigo, dissemos que o conceito de sala de jantar está a mudar. Para além disso, a própria decoração que se cria, de forma a que esta zona fique confortável e funcional também começa a alterar-se. Este projecto é prova disso. Podemos verificar que nem todos os assentos à volta da mesa de jantar são cadeira. Há também um banco comprido que permite que se sentem 3 ou 4 pessoas. O banco é a peça mais interessante de toda a decoração. Com ripas de madeira, entre em perfeita harmonia com o tom de madeira das cadeiras, o vidro azul da mesa, o tom tijolo da parede e os quadros expostos.

Mesa arredondada

Selecionámos este projecto da Samara Barbosa não só pelo seu requinte mas também pela mesa redonda que torna esta divisão ainda mais especial. A começar pelas elegantes peças de decoração e a alcatifa, a passar pelos cortinados suaves e chegando ao espelho que torna a divisão ainda maior. É uma sala de estar grande, por isso pedia também uma mesa grande, que desse pelo menos para 10 pessoas – uma família grande ou uma família pequena que adora receber convidados. Para que o espaço não fique tão carregado com uma mesa tão grande, nada melhor do que uma mesa redonda, branca (tal como os tons do resto da decoração) e envernizada.

Aconchegadora

Esta pequenina e acolhedora sala de jantar é simplesmente adorável. É muito simples e clássica. Está pegada à cozinha e é ideal para uma família de quatro pessoas que gosta de aproveitar bem as refeições para se reunirem.

Com vista para o exterior

Esta zona de refeições dá-nos vontade de pôr já a mesa e tomar um pequeno-almoço bem fresquinho pela manhã. A mesa é quadrada e, em três dos seus lados, os assentos são bancos e no lado restante estão duas cadeiras. Esta mesa dá para entre 11 a 15 pessoas. O que é mais apetecível nesta divisão é mesmo a ligação que tem para o exterior e as inúmeras janelas e portas de vidro que permitem a entrada da luz natural.

Junto à sala de estar

Esta zona de refeições é apropriada para casas mais pequenas, em que se tem de juntar a sala de jantar à sala de estar – o que não tem problema absolutamente nenhum. No entanto, tem de se saber criar harmonia na junção destes dois espaços, nomeadamente através da decoração. Neste caso a harmonia é estabelecida através da escolha de peças com tons semelhantes, por exemplo o sofá e a mesa e cadeiras, bem como o chão.

Assentos criativos

Maison Blanche, nesso nesso Salas de jantar mediterrâneas

Tal como os bancos ao comprido que muitas vezes são a “excepção” que torna mais interessantes a zona de refeições, temos este exemplo em que algumas cadeiras são de madeira e brancas e outras são de madeira e vermelhas. Toda a decoração fica muito mais interessante, criativa e divertida! Não acham?

Tapete gigante

Um apontamento que ainda não falámos foi o tapete. Mas mais vale tarde do que nunca! E este acessório essencial tem mesmo de ser referido. Nesta sala de jantar, também com uma vista espetacular para o exterior, o tapete está por debaixo de todas as cadeiras e mesa, tornando-se quase como o pavimento de toda a divisão devido ao seu grande tamanho. É incrível o conforto que de imediato sentimos com a presença de um tapete. Outro detalhe a apontar é o candeeiro. É ou não é fantástico?

Mesa de vidro

Por último, mas não menos importante, sugerimos uma mesa de vidro. É sempre uma óptima ideia para quem não quer que a mesa tenha um grande impacto na divisão mas que, ao mesmo tempo, quem que seja moderna e adaptável a vários estilos, momentos e festas muito facilmente.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista