10 mesas lindas para a sala de jantar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Na sala de jantar, é imprescindível uma mesa especial, que se harmonize perfeitamente com o jogo de cadeiras e com todo o ambiente. Uma mesa que encarne o estilo do espaço.

Tem que ser confortável, quer seja espaçosa ou não. Deve ser um convite para os prazeres da mesa e da boa conversa. Deve ser uma mesa que inspire. E que provoque suspiros.

O bom da mesa é que ela é super versátil. Pode ser grande ou pequena, quadrada, redonda ou oval, de madeira, de vidro ou de laca. Pode se apresentar das mais variadas maneiras: sólida, leve, retrátil, dobrável, enfim, mil e uma possibilidades.

Nesta seleção de imagens, você vai conhecer 10 dessas possibilidades que contemplam os mais variados gostos e necessidades.  Descubra a sua!

Oval I

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Salas de jantar clássicas por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

O projeto deste apartamento em Florianópolis, SC, mistura os estilos clássico e contemporâneo e prioriza os tons de amarelo e azul. Na sala de jantar, o que se destaca é a ampla mesa oval branca, acompanhada de cadeiras arredondadas igualmente brancas e com revestimento de tecido floral em azul e branco.  A mesa reflete o lustre em estilo clássico e exibe poucos objetos nas mesmas cores. O conjunto se impõe pela suavidade e aspecto clean em um ambiente com muita luminosidade e decoração discreta e delicada. 

Oval II

Já esta sala de jantar apresenta um projeto totalmente diferente para a mesa oval branca, desta vez em material mais fosco e leitoso. Ela vai compor com as cadeiras revestidas de tecido azul escuro um ambiente em estilo moderno, com poucos e significativos detalhes. A parede ao fundo, em tijolo caiado de branco, confere uma certa rusticidade ao espaço e, sobre o aparador branco, um relógio de mesa vintage brinca com o passado. O toque final fica por conta da iluminação pendente em diferentes formatos com o exterior preto e o interior de diversas cores, que torna o ambiente definitivamente moderno. 

Retangular I

Apartamento da Colecionadora: Salas de jantar minimalistas por Consuelo Jorge Arquitetos
Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da Colecionadora

Consuelo Jorge Arquitetos

O projeto deste apartamento, realizado por Consuelo Jorge Arquitetos, tem como orientação básica o fato de a moradora ser uma colecionadora de arte. Assim, os ambientes foram pensados para apresentar uma decoração moderna e arrojada  que destaque a coleção de quadros e objetos de arte sem deixar de lado o aconchego e ludicidade de um lar. Portanto, a sala de jantar, integrada à cozinha,  recebeu uma mesa branca retangular de linhas perfeitamente retas e cadeiras brancas arredondadas e com estrutura em madeira clara, peças estas criadas por designers. Todo o ambiente é claro e luminoso, colocando em evidência os objetos de arte presentes, como o quadro ao lado da janela. A imagem é de Fran Parente.

Retangular II

Outra mesa retangular branca se destaca nesta sala de jantar em estilo clássico, mas vibrante. Com design geométrico, a mesa de laca faz uma composição equilibrada com as cadeiras estofadas em couro na cor bege e com pés metálicos. O espelho ao fundo multiplica a imagem da mesa, das cadeiras e dos pendentes redondos e metálicos, proporcionando a sensação de um lugar mais espaçoso. O resultado é um ambiente claro, estimulante e, ao mesmo tempo, requintado. 

Madeira I

Sala de Jantar | Residência SP: Salas de jantar modernas por Christiana Marques Fotografia
Christiana Marques Fotografia

Sala de Jantar | Residência SP

Christiana Marques Fotografia

A mesa desta sala de jantar praticamente reina no espaço. Feita em madeira clara e escura, a mesa tem proporções maiores do que as da maioria das mesas a fim de servir de apoio a fartas refeições em família ou com amigos. Sóbria, a peça tem solidez e um design clássico, assim como as cadeiras no mesmo material. O ambiente que a circunda apresenta poucos, mas importantes detalhes, como os dois arbustos que ladeiam a janela com cortinas brancas,;as paredes pintadas em um tom de amarelo queimado; os largos rodapés em um tom mais escuro, separados das paredes por uma faixa branca; o tapete em cores discretas; os poucos adornos no nicho lateral; e, por fim, o lustre em estilo clássico, que completa uma atmosfera ao mesmo tempo despojada e calorosa. A imagem é de Christiana Marques Fotografia.

Madeira II

Cobertura Leblon : Salas de jantar ecléticas por Escala Arquitetura
Escala Arquitetura

Cobertura Leblon

Escala Arquitetura

Neste projeto eclético, a combinação de diferentes estilos é a tônica da ampla residência. A sala de jantar está localizada junto a uma abertura que dá acesso à área externa, o que praticamente traz a natureza para dentro do ambiente. A farta luminosidade proporcionada por ela e pelas paredes brancas dão destaque à mesa quadrada em madeira avermelhada. O tampo da mesa é delicado e a base, sólida e levemente arredondada. As cadeiras, também em madeira, recebem revestimento em tecido na cor bege. O conjunto é suave, em tons neutros, mas ganha cor por meio da colorida pintura em azulejo ao fundo. Uma luminária de piso preta e moderna ilumina a mesa, adornada com flores. O resultado é harmonioso, suave e, ao mesmo tempo, alegre. 

Laca e madeira

Espaços menores também podem ser sofisticados, como esta sala de jantar em estilo moderno com detalhes contemporâneos. A mesa quadrada é em laca branca fosca e com estrutura de madeira freijó, assim como as cadeiras. Estas ganham charme ao apresentarem estofados lisos e estampados intercalados em torno da mesa. A luminária redonda em branco e amarelo proporciona uma iluminação suave, complementada pela luz difusa do painel em laca branca da parede ao fundo, que destaca uma bela escultura. A escolha dos materiais e o recurso a elementos cênicos são a receita da ousadia que transmite este ambiente.

Vidro e madeira

Nesta sala de jantar em tons neutros, o destaque é a base da mesa com tampo de vidro, na qual a estrutura em madeira se assemelha a um leque aberto, em um design inusitado que cria movimento. As cadeiras que acompanham a peça também tem estrutura em madeira, em linhas suavemente sinuosas. O revestimento claro das cadeiras se harmoniza com o tapete rústico em variados tons de bege e marrom. A luminária redonda, também clara, ilumina delicadamente o conjunto. O tampo de vidro da mesa torna o ambiente ainda mais leve, exibindo flores que dão um discreto toque de cor.  

Branca + Madeira

Apartamento Moderninho: Salas de jantar modernas por Fábrica Arquitetura
Fábrica Arquitetura

Apartamento Moderninho

Fábrica Arquitetura

A sala de jantar deste apartamento moderno fica no centro do ambiente, que se integra à sala de estar. A cor branca é predominante nas paredes e na bancada e aparece ainda na mesa quadrada e nas cadeiras que a acompanham. A mesa tem tampo branco e estrutura em madeira clara, onde as linhas são retas e delicadas. As cadeiras também têm estrutura na mesma madeira que a mesa, mas apresentam encosto baixo e arredondado na cor branca. O design do conjunto é leve, suave e original. Para quebrar a monocromia, a luminária pendente em amarelo forte e design arrojado e a tela em tons frios ao fundo. O resultado é um ambiente clean e, ao mesmo tempo, vibrante.

Cor forte

Neste apartamento despojado e criativo, as cores fortes têm papel fundamental na tarefa de conferir ao ambiente um ar jovem e moderno. Elas surgem puras nas portas laranja e, de maneira muito especial, na mesa da sala de jantar. Em amarelo forte, a mesa tem um design assimétrico, brincando com a ideia de estabilidade/instabilidade, e é o centro do ambiente, conferindo-lhe luminosidade e vibração. Nada mais coerente que as cadeiras que a acompanham tenham estrutura preta com assentos em tom neutro, de modo a dar ainda mais destaque à mesa. Mas não acaba aqui. Para outras ideias de mesa de jantar, você também pode ler este artigo. Boa leitura! 

Qual é a mesa que você gostaria de ter na sua sala de jantar? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!