Cozinha_14m²: Cozinhas minimalistas por Cassiana Rubin Arquitetura

Coifa ou exaustor? Conheça as diferenças e melhor escolha para cada tipo de ambiente!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Planejar a cozinha vai muito além da escolha dos acabamentos, mobiliário e novos equipamentos. Por traz de um bom funcionamento, há toda uma estrutura que deve ser pensada. Tudo para que no final, seja um ambiente agradável para cozinhar e estar, levando em conta uma combinação entre aspectos estéticos e funcionais.

Escolher os revestimentos e decoração depende muito do seu gosto e recomendações dos arquitetos, mas para os eletrodomésticos deve-se considerar outros fatores. Por exemplo, o tamanho da cozinha, a frequência com que será utilizada, se é externa ou interna, aberta ou fechada, e etc. As coifas e os exaustores são elementos fundamentais para manter o espaço sempre limpo e sem odores, porém decidir entre um e outro pode ser complicado.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas e sugestões para auxiliar na decisão. Mas lembre-se, os melhores conselhos virão do responsável pelo seu projeto, um de nossos arquitetos que conheça bem a estrutura e particularidades da sua casa.

1. Para que servem?

Antes de mais nada, vamos às definições. Ambos aparelhos são responsáveis por renovar o ar da cozinha, eliminando o mau cheiro e a fumaça. O tratamento dos gases e vapores resultantes do preparo de alimentos dá-se de duas formas: pela exaustão ou pela depuração dos gases.

2. Coifas

Uma avaliação dos preços nos leva à conclusão de que as coifas são mais caras em relação aos exaustores. No entanto, são mais eficientes e eliminam o cheiro de gordura quase que completamente.

3. Para ilhas

As coifas podem ser instaladas tanto em ilhas quanto em paredes e funcionam em modo exaustor ou em modo depurador. No primeiro modo mandam embora o ar quente, enquanto no segundo modo filtram os gases gordurosos e os devolvem limpos.

4. Cozinhas grandes

As coifas são recomendadas para ambientes amplos, principalmente as cozinhas planejadas com ilha central. Além de mais eficiente, o desenho das coifas integram-se melhor ao layout moderno das cozinhas, pois podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, sempre com um aspecto moderno.

Além disso, são melhores para cozinhas integradas, pois evitam que o cheiro se espalhe nas salas de estar ou jantar.

5. Churrasqueira de vidro

As churrasqueiras mais modernas dispensam as típicas paredes de tijolinho e têm as laterais protegidas por vidro temperado e belas coifas instaladas na parte superior. Neste caso, as coifas eliminam completamente o cheiro e a fumaça do churrasco, principalmente por estarem instaladas em um ambiente aberto.

Gostou do mobiliário? Passe na loja homify e confira o que temos para o seu terraço!

6. Exaustores

Os exaustores são aparelhos de instalação embutida na parede. Portanto, exigem uma obra um pouco mais complexa em comparação às coifas. Apesar de não acumular gordura internamente, devem ser limpos com frequência, pois sua superfície fica bastante engordurada.

Ainda, têm uma potência consideravelmente mais baixa em relação às coifas, sendo menos eficiente.

7. Cozinhas pequenas

Apesar da menor capacidade de remover o cheiro e a gordura, os exaustores são mais discretos, portanto adaptam-se melhor às cozinhas pequenas.

8. Coifas de parede

As coifas podem ser instaladas também em cozinhas pequenas ou em bancadas de parede. Basta escolher o tamanho e modelo mais adequados.

9. Qual o melhor?

Como vemos, tudo depende do uso e tamanho da sua cozinha, por isso que o mais recomendado é seguir as recomendações do arquiteto responsável pela sua obra.

Lembre-se que os exaustores são mais utilizados em cozinhas pequenas e são mais baratos, enquanto para as cozinhas amplas e integradas as coifas apresentam maior eficiência. 

Gostou das dicas? Deixe um comentário!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!