Berçários lindos para meninas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

O quarto do bebê é sempre um lugar mágico, tanto para a mãe, quanto para a criança. A mãe quer fazer deste espaço um cantinho cheio de paz, beleza e amor e, por isso, pensa nos mínimos detalhes na hora de decorá-lo. 

Já a criança precisa dessas mesmas coisas, especialmente tranquilidade e estímulo, pois acaba de chegar a um mundo onde tudo é novo para ele. Cada detalhe vai captar a atenção dela!

Na hora de decorar o quarto para a sua menininha, no entanto, não é preciso seguir o velho costume que dita que a cor rosa é a cor certa para ela. Nada disso: quartos em branco, azul, verde ou coloridos, todos podem ser um ótimo ambiente para uma menina. 

Essencial é o berço, a cômoda com trocador de fraldas e a poltrona para amamentar. Mas o resto também é importante e deve ser pensado de muitas maneiras, levando em conta o tamanho do quarto, o estilo favorito da mamãe e do papai, o tempo que se acredita que a criança vai viver ali antes de uma nova reforma ou de uma mudança, entre outras coisas. (Ah, abuse dos brinquedos e dos bichos de pelúcia. Sua filhinha vai amar!)

Nós selecionamos 10 encantadores quartos de bebê para que você possa se inspirar e criar o quarto da sua garotinha. Divirta-se!

Clássico

Também em branco e tons pálidos de rosa, este é um quarto clássico de menina, realizado pelo Ateliê Vanessa Guimarães. Tudo aqui é delicado, como uma casa de bonecas. A decoração foi inspirada em viveiros de pássaros e pode-se ver que ninhos aparecem no lustre, junto com contas de cristal. O berço branco tem trama trançada e linhas arredondadas. A cômoda com trocador e a mesinha lateral da poltrona rosa também são brancas e clássicas. A poltrona vem acompanhada de uma banqueta e é perfeita para a hora de amamentar. Na parede sobre o berço e a cômoda, uma prateleira exibe objetos, bonecas e cestas. O tapete em tom cru se harmoniza perfeitamente com as cores básicas, enquanto as saias do berço e o trocador apresentam bordados que tornam o ambiente ainda mais poético e encantador.  

Branco

ACT | Dormitório de Bebê: Quarto infantil  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

ACT | Dormitório de Bebê

Kali Arquitetura

Um quarto todo branco pode ser uma ótima opção para meninos e meninas. As diferenças se percebem nos detalhes, como aqui nesta imagem. O quarto amplo e bem iluminado pela luz natural que entra pelas janelas com cortinas brancas é amplo e dispõe de berço tradicional, bancada, poltrona, banqueta, cama de solteiro e tapete, todos em tons claros. O famoso rosa aparece nos detalhes do edredom da cama de solteiro, nos bichos de pelúcia no berço, nos objetos e brinquedos na bancada e na estante. Repare que a cama de solteiro pode ser usada por uma babá ou irmãzinha ou, ainda, vir a ser usada pela própria criança no futuro, quando estiver maiorzinha. As linhas suaves dos móveis e as linhas retas da bancada permitem que o quarto se adapte às necessidades da menina à medida que ela cresce, bastando mudar os detalhes e retirar o berço.

Pequeno

Dormitório Bebê E&A.S: Quarto infantil  por Kali Arquitetura
Kali Arquitetura

Dormitório Bebê E&A.S

Kali Arquitetura

Neste pequeno quarto de bebê, a opção foi por um móvel planejado branco, em que se reúne o berço da bebê e a poltrona de amamentação da mamãe, embora haja uma outra poltrona em uma parede que não aparece na imagem. O objetivo do móvel é também o de permitir ser adaptado para as diversas fases da infância da criança, passando do berço à cama. O rosa é usado de maneira discreta, apesar de estar por toda parte, no papel de parede com motivos nesta cor. Ele também aparece em um tom mais forte na coberta do berço e em outros detalhes da decoração. O quarto conta ainda com uma cômoda suspensa com quinas arredondadas, acompanhada de dois banquinhos. Ao lado do berço, um espelho dá a sensação de ampliar o espaço, mas a iluminação planejada é a estrela deste quarto, mantendo a suavidade necessária ao repouso e se ajustando em intensidade quando preciso. 

Tons pastéis

quarto de bebe: Quarto infantil  por BMG Arquitetura
BMG Arquitetura

quarto de bebe

BMG Arquitetura

Este quarto de bebê é igualmente claro, com muito branco no tapete, nas cortinas e nos móveis, tais como o berço, a mesinha lateral da poltrona e a cômoda com trocador, que não aparece na imagem. Por sua vez, o sofá apresenta estofado em tom verde claro, assim como o enxoval do berço. A mesma cor aparece em uma mesinha aos pés do berço, onde se vê um ursinho de pelúcia, e em detalhes nos outros ursinhos de pelúcia que decoram a parede sobre o berço e compõem o mobile afixado no móvel. A poltrona e a banqueta são em tecido listado também em verde claro. Nichos sobre o sofá complementam a decoração com objetos delicados. A cor verde em tom pastel tem a propriedade de permitir um ambiente relaxante para a criança, seja ela menina ou menino. É a cor ideal para se manter o bebê calmo e ainda passa uma sensação de natureza e frescor.

Requintado

Quarto Bebê Chanel: Quarto infantil  por Leticia Sá Arquitetos
Leticia Sá Arquitetos

Quarto Bebê Chanel

Leticia Sá Arquitetos

Há quem gosta de ambiente requintado e luxuoso até no quarto do bebê. Sem exagerar, isso pode ser criado com uma atenção especial aos detalhes. No caso deste quarto, o toque de sofisticação está principalmente no lustre de cristal e no belo papel de parede em tom areia com lacinhos pretos. Todos os móveis – berço, poltrona, armário, cômoda com trocador, estante, prateleiras, sofá – são brancos e clássicos. O sofá, no entanto, recebe almofadas brancas com lacinhos pretos ou debruados na mesma cor. Além dos tons de branco e pérola, o projeto procurou dar brilho ao ambiente ao lançar mão de pequenos espelhos sobre o berço, nas laterais das prateleiras sobre a cômoda, no fundo da estante ao lado do berço e na moldura para a TV, que não aparece nesta imagem. 

Neutro

O projeto deste quarto de bebê é justamente ser neutro, podendo servir tanto a uma menina quanto a um menino. Clássico, ele tem móveis em madeira nobre laqueados de branco, embora outras peças sejam em madeira escura, como o pequeno armário aos pés do berço, e recebam cor, como a cadeira em madeira com estofado amarelo. Um grande diferencial está no revestimento das paredes, que é uma composição de papéis, tinta e molduras trabalhadas. Outro elemento que chama a atenção é a presença de um mosquiteiro de renda em tons claros que cobre o berço colocado bem no centro do quarto, o que é, por sua vez, um detalhe incomum. 

Moderno

Em estilo moderno, este quarto de bebê tem o objetivo de ser compacto, já que o espaço é reduzido. A cama de apoio sob o berço foi pensada para garantir  o espaço e a circulação do quarto. Do mesmo modo, o móvel onde fica o trocador dará lugar futuramente ao criado mudo e o espelho na parede oposta ao berço, que não aparece não imagem, tem a função de ampliar o espaço. Todos os móveis, nichos e prateleiras têm linhas retas e limpas. O uso das cores rosa, amarelo e branco aparece de maneira equilibrada, deixando o ambiente ao mesmo tempo suave e vistoso. Uma iluminação difusa foi planejada para a hora da amamentação e também do sono da criança.

Colorido

dormitório infantil, quartinho de bebê: Quarto infantil  por ABHP ARQUITETURA
ABHP ARQUITETURA

dormitório infantil, quartinho de bebê

ABHP ARQUITETURA

O rosa continua aparecendo neste quarto de dormir, mas ele não está mais sozinho: várias cores – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, lilás – fazem companhia a ela e ao bebê. Os móveis continuam a ser praticamente brancos, como o berço (que não aparece nesta imagem), a poltrona de amamentar, o armários, algumas estantes e a cama. Mas as cores aparecem em todos os detalhes, como as almofadas, os livrinhos e os bonecos representando personagens infantis. A cômoda é toda rosa, em um tom forte, e o piso é de madeira. O resultado final é um ambiente clean e, ao mesmo tempo, vibrante. 

Madeira

Dormitório bebê: Quarto infantil  por Blacher Arquitetura
Blacher Arquitetura

Dormitório bebê

Blacher Arquitetura

Este quarto de bebê foi pensado para um menino, mas, na verdade, bem poderia ser o de uma menina. Em estilo eclético, ele se destaca por ser grande, bem iluminado por luz natural e com a forte presença da madeira nos móveis e nos brinquedos. A cômoda, a estante, o sofá e o berço são brancos, com ou sem detalhes em madeira. Já a luminária de piso e o balanço de cavalinho são em madeira clara, assim como o piso, que não recebe tapete. As cores do ambiente são discretas, em tons de branco, azul e cinza. É um ambiente despojado, sem deixar de ser caloroso. O ambiente é perfeito para crianças que já começam a engatinhar, pois há muito espaço para brincar.  

Madeira II

Em estilo escandinavo, este quarto de bebê projetado para uma menina apresenta móveis simples em madeira clara adequados para o espaço reduzido.  Isso, porém, não tira a charme do ambiente, que é todo banhado pela luz externa. O berço com laterais brancas vazadas tem um design leve e clean. Ao fundo, sob a janela, um sofá-cama branco serve de apoio, enquanto a cadeira de madeira, com design arrojado e coberta por uma pele clara, substitui a poltrona de amamentar. Para completar, pequenos quadros de moldura branca e prateleiras da mesma cor contrastam com a cor cinza das paredes. Viu como é possível decorar o quarto da bebê sem clichês? Se quiser mais ideias, leia este artigo

Como seria o quarto da sua bebê?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!