Paisagismo com pedras: Jardins rústicos por Bizzarri Pedras

14 ideias de como fazer canteiros de jardim rústicos com pedra

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Se você tem um quintal em casa e está planejando transformá-lo em um jardim rústico, esse livro de ideias vai lhe oferecer muita inspiração. Os modelos de paisagismo de jardim rústico são bem variados, pois é possível fazer uma infinidade de combinações entre plantas, pedras, madeira, com ou sem lagos, fontes e cascatas. Então você pode ter um jardim rústico mais selvagem ou campestre, vai depender do seu gosto e também do clima de onde mora.

Mas agora o importante é se inspirar com belíssimos projetos de jardins rústicos idealizados pelos paisagistas da homify. Esse é o primeiro passo para começar a ter boas ideias na hora de fazer o seu. Por isso, veja a seguir algumas dicas e 14 exemplos bem variados, mas todos com uma pegada rústica maravilhosa, para ter aquele ambiente cheio de beleza, paz e tranquilidade ao redor de casa.

​Dicas de elementos para utilizar em jardins rústicos

Uma das principais características do paisagismo de jardim rústico é a utilização de pedras. Elas são um elemento natural que pode ser usado em qualquer tipo de construção, seja da casa ou de um lago para o seu jardim. Só vai precisar definir o grau de rusticidade delas, se vão ser grandes, pequenas, cortadas, polidas ou somente quebradas.

O segundo elemento bem característico é a madeira. Claro que ela já vai estar presente nas árvores, mas nesse caso quer dizer que você pode incluir madeira ao fazer um quintal rústico decorado. Pode fazer um piso de deck, colocar móveis de jardim em madeira, fazer um pergolado ou colocar pisantes com troncos cortados para fazer um caminho.

Quanto às plantas, como já mencionado, vai depender se você quer um jardim rústico mais campestre, com flores mais delicadas, ou selvagem, como se estivesse no meio de uma mata nativa. Nesse momento é importante consultar um paisagista para que ele ajude a escolher as melhores espécies, considerando também a umidade do solo do seu jardim.

Para complementar a decoração rústica, os móveis de ferro são bem interessantes, assim como os vasos de argila e os acabamentos com bambu.

Por fim, não se esqueça da iluminação. Ela pode ser feita com postes de jardim, com arandelas nas paredes, spots de chão para valorizar as árvores de baixo para cima e muito mais. Iluminar o seu jardim à noite certamente vai conferir um visual maravilhoso, muito mais atrativo e acolhedor.

Agora veja todas essas ideias aplicadas nos projetos a seguir e comece a planejar o seu.

​1. Paisagismo de jardim rústico com árvore

Se já tem árvores no seu jardim, monte o canteiro de modo a valorizá-las. Nesse exemplo, foi colocada uma mesa com cadeiras e bancos embaixo da árvore para aproveitar sua ótima sombra. Em volta, há uma variação de folhagens, trepadeiras e jardineiras suspensas.

​2. Canteiros com pedras

Residência - Diário de Obra: Jardins modernos por Rafaela Novaes Paisagismo
Rafaela Novaes Paisagismo

Residência – Diário de Obra

Rafaela Novaes Paisagismo

Nesse modelo de jardim rústico as pedras de rio em tamanho maior contrastam lindamente com o deck, formando um espaço muito agradável e acolhedor. Observe como uma boa iluminação também contribui para esse efeito. O jardim não seria o mesmo sem as luzes.

​3. Jardim rústico delicado

Agora, um modelo para um jardim pequeno e mais discreto. Se não tiver muito espaço, pode construir um canteiro e misturar espécies de pequeno porte. A harmonização da madeira com as pedrinhas brancas e os tons de verde cria um maravilhoso visual para a entrada da casa.

​4. Jardim rústico com pedras em esferas

As pedras polidas em forma de esferas em diferentes tamanhos são lindas para decorar o seu jardim rústico. Nesse modelo também foram utilizados outros tipos de pedras para um resultado mais dinâmico, e os cascalhos de madeira que que recobrem a terra são uma ótima sugestão de acabamento.

5. Quintal rústico estilo selvagem

Paisagismo com pedras: Jardins rústicos por Bizzarri Pedras
Bizzarri Pedras

Paisagismo com pedras

Bizzarri Pedras

Veja esse exemplo de como pode ficar um jardim rústico ao estilo selvagem, como se você tivesse um pedacinho de mata nativa no quintal. A utilização de folhagens, bromélias e bananeiras cumpre muito bem como esse resultado. Claro, em harmonia com a pequena cascata e muitas pedras.

​6. Jardim rústico em sacada

Se você não tem um jardim, somente uma pequena sacada, não tem problema. É possível decorar de forma rústica e muito acolhedora mesmo assim. Nesse caso, faça bom uso dos vasos de cerâmica, das pequenas pedras de rio e do piso de madeira para deck.

7. Jardim rústico com pedras brancas

Mais uma vez os pedriscos brancos aparecem em um modelo de jardim rústico mais delicado. Ele traz mais luz para a madeira e a cerâmica do vaso, tornando o espaço menos agressivo. Veja como uma simples composição com banco de madeira pintado em pátina e vasos com arbustos já transforma um quintal.

​8. Canteiro de jardim com pedras grandes

Se no seu terreno já houver pedras maiores, aproveite-as. Elas fazem uma bela composição com todos os tipos de plantas, com ou sem flores, e o objetivo for ter um jardim com aspecto bem natural.

​9. Paisagismo de jardim rústico com bambu

O bambu nesse jardim foi utilizado para formar uma cerca, que é ótima ideia tanto para criar uma ambientação, quanto se quiser mais privacidade. Ficou especialmente bonito ao lado da parede viva, toda verde.

10. Jardim rústico com muro de pedras

Se você preferir um rústico mais urbano, pode fazer uma parede de pedras cortadas em estilo canjiquinha para ser o plano de fundo do seu quintal. Uma cor escura vai deixar o visual mais característico. Até mesmo o mármore pode combinar, como o que foi utilizado nas bordas do pequeno lago. Afinal trata-se de uma pedra natural.

​11. Jardim rústico com suculentas

Caminhos com pedras tipo folheta junto ao muro de pedra rústico com as treliças de madeira de eucalipto tratado que quebra a vista da rua para a piscina.: Jardins rústicos por Bizzarri Pedras
Bizzarri Pedras

Caminhos com pedras tipo folheta junto ao muro de pedra rústico com as treliças de madeira de eucalipto tratado que quebra a vista da rua para a piscina.

Bizzarri Pedras

Outra forma de criar um visual rústico selvagem, é utilizando elementos mais áridos, ao invés de tropicais. Nesse caso, uma mureta de pedras bem rústicas, uma diversidade de suculentas e as treliças de eucalipto cumprem perfeitamente com essa função.

​12. Jardim rústico em fazenda estilo zen

JARDIM ASIÁTICO-TROPICAL - FAZENDA CABREÚVA.: Jardins asiáticos por Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.
Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.

JARDIM ASIÁTICO-TROPICAL – FAZENDA CABREÚVA.

Eduardo Luppi Paisagismo Ltda.

A composição para um jardim rústico zen não necessita de uma grande variedade de elementos. Mas os poucos que utilizar, devem combinar entre si. Nesse modelo, para um jardim zen asiático, deve pesquisar as plantas que fazem parte dessa composição.

​13. Jardim canteiro pequeno

Esse modelo de jardim é para o hall de um edifício, então a utilização de espécies mais baixas e pedrinhas claras ganhou prioridade.

​14. Jardim rústico com cascata

Para fechar com chave de ouro, um verdadeiro paraíso no jardim. Essa maravilhosa composição com cascata, palmeiras e bromélias faz parecer que você está em meio à mata virgem.

Gostou dos canteiros? Conte-nos qual você quer ter no seu jardim!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!