​Cozinhas, não podemos viver sem elas!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Varieté 2014-15, Bazzioni Bazzioni Cozinhas ecléticas
Loading admin actions …

A cozinha pode por vezes ser aquela divisão da casa em relação à qual temos uma dualidade de sentimentos. Se por um lado temos dias em que a coisa que mais desejamos é sair da cozinha, outros temos em que não há divisão da casa onde mais queiramos estar. Contudo, uma coisa é certa, queremos sempre que a nossa cozinha esteja o melhor equipada e seja o mais aprazível possível pois só assim conseguiremos tirar o máximo partido dela. De tamanho e medidas variáveis a sua cozinha pode ser sempre uma divisão maravilhosa na qual as suas tarefas serão sempre um prazer. Mostramos-lhe algumas cozinhas por medida para que se inspire!

Muita cor

Não há barreiras ou limites – ou se os há são muito poucos e têm só que ver com bom-gosto! – para decorarmos qualquer divisão da nossa casa. Hoje começamos com uma cozinha de dimensões, digamos normais, muito colorida cuja decoração de alguma forma nos remete para uma sala de estar. Começamos por salientar as cores bold que foram escolhidas, normalmente associamos as cozinhas à conjugação do branco e de uma outra cor mais forte, neste caso não, as cores fortes – verde, vermelho, amarelo, azul eléctrico – tomam conta da paleta, juntamente com o preto e branco. É uma decoração excêntrica e de alguma forma arriscada já que com o passar do tempo, as cores podem começar a tornar-se mais cansativas. Ainda assim, se é uma pessoa que gosta de mudar frequentemente a decoração, esta pode ser sem dúvida uma opção.

Cozinhas de dimensões reduzidas

Uma cozinha mais pequena mas cheia de estilo, não podemos negar. Um conjunto de móveis delineia a cozinha aproveitando muito bem uma esquina, no sentido em que cria um novo espaço – neste caso para o lava-loiças. Aproveitar os cantos é sempre uma opção muito inteligente, nomeadamente, quando se tratam de espaços pequenos que dificilmente terão alguma função. Ainda que pequena esta cozinha respira, não nos transmite um sentimento clautrofóbico, primeiro pelo aproveitamento do espaço, depois por ser toda branca apenas com alguns apontamentos vermelhos. Uma solução a ter conta não haja dúvida.

Cozinhas em comprimento

As cozinhas em comprimento podem ser problemáticas, uma vez que não nos deixam espaço para grandes manobras, no que ao nível de disposição dos móveis diz respeito. Contudo, como em tudo o resto, soluções existem! A cozinha que vemos na imagem aproveita muito bem o espaço, não deixando por isso de ser uma divisão desafogada. Todos os móveis e electrodomésticos nesta cozinha existem encostados à parede – é esta a única solução para que haja espaço para circulação! – e as opções decorativas são também elas de uma simplicidade extrema, paredes e armários brancos e um friso de ladrilho em tons de cinzento são quanto baste para que a cozinha seja ao mesmo tempo funcional e simpática.

Quando a cozinha é uma continuação da sala

Ter uma cozinha contígua à sala de estar é uma opção bastante comum principalmente para as pessoas que preferem que os espaços comuniquem – e deixem comunicar! – entre si. Quando assim é temos logo a impressão de que os espaços são mais amplos já que não temos uma porta que os separe. O maior cuidado a ter nestes casos é manter a concordância ao nível da decoração. Neste caso com uma paleta de cores entre o cor de rosa e o lilás e com um chão em mármore que se prolonga por ambas as divisões, acabamos por ter uma cozinha menos minimalista e mais imponente. Se for fã deste tipo de espaços aproveite a sugestão.

Ainda cozinhas contíguas

Para que tenha termo de comparação e mais ideias surjam damos-lhe um outro exemplo de cozinha contígua. Ainda que um pouco diferente da anterior, esta cozinha continua a deixar perceptível o que acima foi escrito, as cadeiras que se encontram junto à mesa são a prova disso mesmo, uma vez que as associamos muito mais a um espaço, como uma sala de estar ou de jantar do que a uma cozinha. Neste caso o chão também marca a delimitação das divisões dando a noção claro de que se tratam de dois espaços diferentes.

Explosão de cor

Quem disse que as cozinhas pequenas tinham de ser em tons de branco? Aqui está o exemplo que prova precisamente o contrário. Quer os armários, quer o chão, quer o quadro escolhido – que exibe precisamente lápis de cor! – quer ainda as persianas são uma espécie de hino à alegria! Não será uma cozinha para todos os gostos, mas é sem dúvida uma cozinha muito animada e excêntrica.

Cor de rosa

Mais uma cor que não é assim tão habitual de ver – se bem que a esta altura já atingimos quase o ponto em que afinal tudo é possível e permitido! – temos uma cozinha, paredes e chão em tons mais creme que de repente ganham vida  pelo brilhante cor de rosa dos armários. Se esta não é contudo uma cor do seu agrado, pode sempre optar por, dentro do mesmo género de cozinha, escolher uma outra cor de que goste mais.

Cozinhas rectângulares

Esta cozinha é mais uma daquelas que tem área mas que nem por isso enche visualmente o espaço a nível de decoração. Se gosta de simplicidade e espaços menos ruidosos ao olhar, este é certamente um bom exemplo para si. Tudo o que precisa está lá e a elegância é um plus.

Cozinhas com um apontamento antigo

Varieté 2014-15, Bazzioni Bazzioni Cozinhas ecléticas

Normalmente o uso da madeira em cozinhas remete-nos para um imaginário mais antigo. Não queremos com isto dizer que elas tenham um ar ultrapassado, são simplesmente um pouco mais pesadas ao nível da decoração, nada mais. Convém que o espaço não seja demasiado pequeno porque incorremos no risco de ficar tudo demasiado atravancado e por isso pouco elegante. Ainda que revele um carácter de mais ostentação, esta cozinha revela também equilíbrio. E equilíbrio é sempre importante.

Cozinhas pequenas e elegantes.

Remodelação de cozinha com recuperação de mobiliário existente. homify Cozinhas ecléticas

Por fim apresentamos-lhe mais um exemplo de como uma cozinha pode ser pequena em termos de área e grande ao nível da elegância. Com uns armários brancos, muito fora do vulgar esta é uma cozinha bem aproveitada onde o espaço não se torna um inconveniente mas sim uma característica que aceitamos em pleno. Mais uma vez as possibilidades são infinitas.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista