Luminárias de piso, classe e luz na sua sala

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Existe uma forma de conferir elegância e sofisticação na sua sala apenas com luz: as luminárias de piso. Geralmente peças de design, elas marcam a decoração com um toque de requinte ou de ousadia, que preenche de luz um determinado canto do ambiente. 

Da mesma forma que elas podem apresentar diversos tipos de design, as luminárias de piso são bem versáteis no uso dos materiais, indo da madeira ao ferro, do metal ao vidro. Elas precisam ser muito bem pensadas para o espaço para que tenha intensidade suficiente para as atividades a se realizar ali.

Acompanhe nossas sugestões e tenha ideias especiais para as suas próprias luminárias de piso. Elas serão um dos pontos fortes da sua sala de estar e motivo de orgulho e apreciação.

Luminária colorida

Nesta sala de estar com decoração neutra, mas pontos de cor em quadros, a luminária de piso vermelha e amarela é uma pequena obra de arte, que destaca parte da sala e complementa os detalhes de cor que se distribuem pela sala. Com um design moderno e até divertido, a luminária de piso acrescenta arte, cor e luz ao ambiente, de maneira elegante.

Luminária criativa

Salas de estar modernas por homify

Marcado pela presença da madeira, essa sala de estar tem móveis com formatos originais e ênfase na cor vermelha em algumas peças. É o caso da luminária de piso com estrutura em madeira e cúpula vermelha pendurado por um fio elétrico da mesma cor, formando um desenho rústico. Perfeito para a sala de estar de um jovem casal, a luminária de piso criativa com certeza vai entreter os convidados e ajudar a iluminar o centro da sala de estar.

Luminária suave

No projeto de Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e interiores, a luminária de piso de cúpula clara e estrutura escura em madeira tem a função de iluminar o belo quadro em tons neutros e terrosos que foi disposto acima do sofá. Ela preenche a área de luz e favorece a exposição da obra. Com linhas simples e modernas, a luminária de piso também vai muito bem com o visual clean, de linhas limpas e puras de toda a sala, incluindo a mesa de centro e o sofá neutro. O resultado é sofisticado, sem ser excessivo. A imagem é de MCA Estúdio.

Luminária suave II

Nesta sala de estar clássica, a luminária branca e redonda tem a mesma função de preencher o canto ao lado da peça de arte pendurada na parede. A luz faz brilhar detalhes da peça de arte, enfatizando sua linha estética. A peça também se harmoniza com uma sala com móveis em tons neutros, como o sofá claro, coberto por almofadas bege. Repare que, nesta sala, a luminária de piso compõe com iluminação planejada no teto.

A luminária de piso pode iluminar o centro

Salas de estar modernas por LINLEY London
LINLEY London

Lancasters Show Apartments – Living Room and Study

LINLEY London

Em estilo clássico, esta sala de estar apresenta uma novidade: uma luminária de piso em formato lanterna, que ilumina diretamente a mesa de centro de couro pronto. Isso torna o espaço central da sala muito mais claro e convidativo. Com certeza, a haste que segura a luminária pode ser mudada de lado, iluminando onde for mais conveniente para os usuários.

Luminária preta

Um modelo comum, em formatos variados e estruturas de diferentes materiais, é o de cúpula preta. Chic, elegante, a luminária dessa cor vai – neste caso em estrutura de ferro – bem com vários tipos de ambientes, mas em especiais salas de estar modernas, joviais, que tem uma paleta de cores neutra, do branco, cinza, preto, entre outros. A luminária de piso complementa a iluminação de trilho com spots. 

Luminária sinuosa e prateada

Outro modelo que tem encantado muita gente é essa luminária em metal prateado com estrutura arredondada e cúpula também redonda. Com um design especial, é perfeita para salas de estar modernas, minimalistas, escandinavas e industriais, o que não significa que não possa ficar muito bem em uma sala de estar de outro estilo. Mas a vocação dela é mesmo o mínimo, o piso de madeira sem tapete, os móveis coloridos e brancos, as estantes de design original também. Aqui ela serve uma poltrona de linhas retas e cores fortes e a combinação é sem retoque.

Composição

Composição é uma prática que pode funcionar de forma muito especial e criar um ambiente único. Nessa sala de estar, uma luminária preta, mais alta, e uma laranja, mais baixa, ambas de metal, criaram um desenho no espaço que distribui a luz em diferentes áreas, incluindo a bela cadeira laranja. A luminária mais alta preta preenche o centro entre o sofá e a mesa de centro, tornando o lugar mais aconchegante. E tudo isso ocupando muito pouco espaço.

Composição II

Salas de estar modernas por studio mamo
studio mamo

Progetto

studio mamo

Não é porque são modelos muito diferentes que você não possa utilizar ambos no mesmo espaço. O resultando pode ser desconcertante, mas curioso. Como nessa sala de estar, em que uma luminária de piso de estilo mais clássico, com seu pé de metal e cúpula clara, faz contraponto com uma luminária de metal sinuosa, bem mais moderna. O importante é a composição das luminárias com os móveis presentes na sala – o que, no caso aqui, são poltronas clássicas e de couro que se destacam do piso totalmente branco.

Composição III

Outra forma de compor é em pares de luminárias de piso, uma de cada lado do sofá, no mesmo modelo, na mesma altura, assegurando a simetria das peças. Neste ambiente clássico, a simetria já aparece nos espelhos e nas poltronas. Também as almofadas rosa seguem essa linha. O efeito pode ser bonito e permitir iluminar de forma homogênea em ambos os lados do sofá. As cúpulas pequenas, brancas, com desenho próprio, ajudam a destacar as luminárias e fazer delas um foco do ambiente. Para outras dicas sobre luminárias, leia este artigo.

Qual é a sua luminária de piso favorita?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!