17 tipos de cama para todos os gostos e necessidades | homify 17 tipos de cama para todos os gostos e necessidades

17 tipos de cama para todos os gostos e necessidades

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Casa Vale dos Cristais LEDS Arquitetura Quartos modernos
Loading admin actions …

A cama é o centro vital de qualquer quarto. Por isso mesmo, existem muitos tipos de camas desenvolvidos para atender aos mais variados gostos e necessidades. Entre eles estão as camas com e sem cabeceira, para maior conforto ou para decoração.

Há ainda as camas altas e baixas, que mudam a perspectiva do quarto ou aproveitam melhor o seu espaço. Também pode-se contar com camas com dossel clássico ou moderno que deixam o quarto mais com estilo, ou camas com gavetas e baús, que são funcionais. 

Inspirações maravilhosas vêm de outros países, com os futons e tatames japoneses. E não é preciso ir longe para encontrar a beleza do ferro ou da madeira na confecção das camas. Você também pode querer uma cama de forma incomum, como as camas redondas ou as estilizadas. Pensando no impacto na decoração, também é possível recorrer a camas suspensas.

Mas se a praticidade vem primeiro, mas sem abrir mão da estética, existem ainda as camas embutidas, os sofás-cama e as beliches, perfeitas para quartos e apartamentos pequenos ou casas de praia ou de campo.

São muitas as possibilidades, portanto aproveite para conhecer estes 17 tipos de cama para todos os gostos e necessidades, propostas nos projetos elaborados pelos designers de interiores da homify. Confira e eleja suas preferidas.

1. Tipos de cama com cabeceira

Casa Vale dos Cristais LEDS Arquitetura Quartos modernos
LEDS Arquitetura

Casa Vale dos Cristais

LEDS Arquitetura

As camas com cabeceira têm feito muito sucesso nos últimos anos, já que são altamente decorativas. Extremamente versáteis, as cabeceiras podem se apresentar em materiais, texturas e cores das mais diversas, harmonizando-se com o estilo desejado para o quarto, em duas formas distintas: já incorporadas à cama ou afixada na parede atrás do móvel.

APARTAMENTO BC PKB Arquitetura Quartos modernos
PKB Arquitetura

APARTAMENTO BC

PKB Arquitetura

As cabeceiras podem ainda ser destacadas por projetos de iluminação especialmente desenvolvidos para a decoração. Outro entre os tipos de cabeceira que também merece atenção é aquele com estantes e prateleiras, como nessa imagem acima. É uma maneira bonita e marcante de otimizar o espaço existente.

2. Camas sem cabeceira

SDV | Suíte casal Kali Arquitetura Quartos modernos
Kali Arquitetura

SDV | Suíte casal

Kali Arquitetura

As camas sem cabeceiras são, como se deduz, aquelas que não têm um apoio na parte superior da cama. Quando são utilizadas cabeceiras instaladas na parede, geralmente se opta por camas sem a estrutura incorporada.

Mas as camas sem cabeceira também podem compor um estilo de quarto mais simples e mais limpo visualmente, como os das duas imagens acima. A simplicidade tem seu charme, e você pode usar grandes almofadas como encosto se gosta de ficar sentado na cama para ler ou assistir televisão. A ausência de uma cabeceira não é problema.

3. Camas suspensas

Sempre surpreendentes, as camas suspensas são uma possibilidade decorativa para o quarto e, certamente, uma experiência inusitada para quem nela vai dormir. Na imagem acima, você pode observar uma cama de madeira suspensa por grossas cordas, que têm um impacto visual bem original.

Já nesse outro modelo, todo branco, a estrutura da cama é afixada nas paredes e no teto, e o visual é mais moderno do que a primeira, que ficou mais rústica por causa das cordas. Só precisa escolher qual faz mais o seu estilo de decoração, pois há modelos de camas suspensas para todos os gostos.

4. Camas com dossel

Engel & Völkers Bodrum Engel & Völkers Bodrum Quartos modernos
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Agora uma opção linda para quem gosta de dossel, que é essa estrutura para as cortinas que ficam em volta da cama, muito usada antigamente e que confere um visual de leveza e romantismo. Esse modelo acima é uma releitura mais moderna das camas com dossel, porém rústico, com madeira mais escura e cortinas de fibras naturais.

Cama Dossel Boa Safra QuartoCamas e cabeceiras Madeira maciça Efeito de madeira
Boa Safra

Cama Dossel

Boa Safra

Já esse outro modelo, de linhas limpas e simples, e estrutura em madeira clara, transmite uma delicadeza etérea, principalmente por estar ao lado de uma grande janela. Como a estrutura é simples, é um bom modelo para ser feito em marcenaria.

5. Cama com dossel clássico

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil Samara Barbosa Arquitetura Quartos clássicos
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Mas há quem prefira mesmo a versão clássica, marcada pela ampla e confortável cama, a cabeceira em capitonê e os véus brancos recolhidos nos quatro cantos do dossel. Mais romântico impossível!

6. Tipos de camas baixas

Outra possibilidade é a cama baixa, mais próxima ao solo. Geralmente, ela conta com uma estrutura ou estrado para se colocar o colchão de modo que ele não fique em contato direto com o chão. No caso da imagem acima, o modelo é perfeito, apresentando ainda uma beirada ao redor do colchão, que fica com aspecto de embutido.

Nesse outro modelo, o colchão também é colocado sobre uma estrutura baixa, mas a diferença é que tudo está sobre um deck de madeira em nível mais alto do que o do piso. Cria um segundo ambiente para o quarto e pode-se, inclusive, fazer gavetões na lateral ao lado da escada para o armazenamento de roupas de cama, calçados e outros pertences.

8. Futon e tatame

As camas baixas são inspiradas nas tradições orientais que procuram contornar a falta de espaço nas casas. No Japão, por exemplo, utiliza-se o futon, como você pode ver na imagem acima. É um conjunto formado por uma almofada, um edredom e um colchão fino e flexível, a ser disposto sobre um tatame (peça que aparece abaixo) que pode ser dobrado durante o dia e desdobrado na hora de dormir.

8. Camas altas

Outra possibilidade de cama que procura aproveitar bem o espaço disponível são as camas altas. Na imagem acima, o colchão foi disposto sobre uma estrutura com nichos e prateleiras nas laterais. Os próprios nichos formam os degraus de acesso à cama e todo o espaço inferior pode ser utilizado para outras finalidades.

Nesse outro modelo, o princípio é o mesmo, com a diferença de que o colchão foi instalado sobre e ao lado de um armário fechado com portas e gavetas. É um modelo para quem tem apenas uma parede para colocar a cama e o guarda roupas.

9. Camas de ferro

Apartamento São francisco ARC+ Arquitetura Quartos modernos
ARC+ Arquitetura

Apartamento São francisco

ARC+ Arquitetura

Um tipo de cama muito bonito é esse com estrutura em ferro. Ela pode ter apenas a cabeceira nesse material ou então toda a estrutura. O interessante do ferro é que ele pode ser trabalhado, criando desenhos lindos na estrutura, e ser pintado em diversas cores. Também pode se apresentar em diversos estilos, dos mais clássicos aos mais modernos.

10. Camas de madeira rústica

Uma cama bem marcante esse modelo feito com madeira rústica, uma alternativa encantadora para a tradicional cama em madeira. Nesse caso foi a escolha perfeita para harmonizar com a estrutura do ambiente, em madeira e concreto.

11. Cama de madeira maciça

Ou então pode-se optar por uma cama em madeira maciça como a da imagem acima, uma verdadeira peça de arte com linhas e estrutura simples. Harmoniza com todo o ambiente no mesmo estilo, utilizando a tábua corrida no piso e nas paredes, além da estrutura do teto também ser toda em madeira.

12. Camas redondas de casal

As camas redondas atingem outro patamar quando são resultado de projetos de design, como no caso dessa imagem. Esse modelo tem apenas linhas arredondadas que ocupam boa parte do ambiente, então é ideal para um quarto espaçoso.

cama redonda Estofosvc QuartoCamas e cabeceiras Sintético Branco
Estofosvc

cama redonda

Estofosvc

Nesse modelo a cama assume totalmente a sua forma redonda, e conta até com uma cabeceira em capitonê que faz a curva da cama, deixando-a ainda mais confortável. É um toque de luxo quando a cama pode ocupar um espaço maior no quarto.

13. Camas estilizadas

Há quem queira ousar ainda mais, então essa cama em forma de concha do mar é uma verdadeira prova de ousadia. Apesar do risco da especificidade, a cama em cor neutra e com texturas simples é realmente atraente, e recebe toda a estrutura de iluminação e ventilação, realmente fazendo parte do teto. Esse é um projeto que precisa ser feito sob medida em marcenaria.

​14. Camas com gavetas e baús

Camas com gavetas e baús também são interessantes porque ajudam a ganhar espaço no quarto. São camas diferentes para quartos pequenos em que precisa ter alternativas para o armazenamento de objetos para fazer bom proveito de um guarda-roupas menor.

15. Camas embutidas

Quartos pequenos também podem contar com camas embutidas, como esse modelo, que também é rebatível, ou seja, pode ser “guardada” na parede quando não estiver em uso, ampliando o espaço e podendo transformá-lo em um cômodo com outra finalidade. Hoje em dia existem modelos bonitos que permitem ter um espaço agradável quando a cama está fechada.

Essas duas imagens acima são do mesmo espaço, sendo uma com a cama aberta e outra com a cama fechada, parecendo um armário onde o sofá está encostado. Assim pode usar o ambiente como um home office ou mesmo uma sala de estar, no caso de um apartamento muito pequeno estilo loft.

16. Sofás-cama

O mesmo pode ser dito sobre os sofás-cama, muito práticos em apartamentos pequenos e quitinetes, ou ainda para o quarto de hóspedes. Ao pensar em sofá-cama é comum lembrar dos modelos mais simples, porém encontra-se diferentes estilos nas lojas para compor ambientes mais sofisticados também.

Nessas duas imagens pode observar o mesmo sofá-cama, primeiro sendo aberto e depois já em formato de cama. É feito com um material muito bonito, que cabe perfeitamente em uma sala de estar moderna.

17. Beliches

Por fim, uma alternativa para quando é preciso ter mais camas do que o quarto comporta. Nesse caso, a melhor opção continua sendo a tradicional beliche, seja para adultos ou crianças, em especial na casa de campo ou de praia. Pode comprar esse modelo pronto, em tamanho de camas comuns, ou fazer em marcenaria para melhor aproveitar o espaço, garantindo todo conforto.

19. Tipos de camas que combinam com o quarto

Aqui, temos um dos tipos de camas perfeitas para combinar com o quarto. Isso porque da janela é possível observar a praia, logo a cama mais alta foi a opção perfeita.

Além disso, esses tipos de camas modernas podem ser complementada com diferentes tipos de cabeceiras, conforme a preferência criativa do morador.

Essa é uma das muitas possibilidades que você pode escolher ao conversar com nossos arquitetos de interiores que atendem online.

Como escolher os tipos de camas ideais para cada ambiente?

Casa Vale dos Cristais LEDS Arquitetura Quartos modernos
LEDS Arquitetura

Casa Vale dos Cristais

LEDS Arquitetura

Depois de se inspirar com diversos tipos de camas para todos os gostos, precisa se lembrar que cada um deles se adapta melhor a um ambiente. Vai depender do estilo de decoração, do tamanho do quarto e das suas necessidades.

O primeiro passo é você ter as medidas do quarto e saber quais móveis vai precisar colocar nele. Então, precisa escolher as medidas da cama, que são bem variáveis.

  • Cama padrão: 1,88 x 0,78;
  • Cama de viúvo: 1,88 x 1,28;
  • Cama box de solteiro: 1,88 x 0,88 ou 2,07 x 0,93;
  • Cama box de casal: 1,88 x 1,38;
  • Cama box queen: 1,98 x 1,58 m de largura;
  • Cama box king: 2,03 x 1,93.

Escolha com base na altura das pessoas que vão ocupar a cama e no espaço que precisa sobrar para circulação no quarto. Depois de suprir essas necessidades mais importantes, então pode considerar o estilo da cama, de acordo com os modelos já apresentados.

18. Modelo de cama de madeira planejada

Nesse projeto, o modelo de cama de madeira foi planejada para oferecer um pequeno degrau de madeira que pode ser utilizado como superfície para a decoração ou para ajudar a organizar pequenas coisas que ficariam sobre o móvel.

Esses tipos de camas planejadas sempre trazem como benefício principal a facilidade na organização do quarto de maneira totalmente adequada às necessidades dos moradores.

Você confere mais ideias planejadas como essa na nossa página exclusiva de projetos.

20. Mais camas criativas com muitas ideias para a cabeceira

Apartamento moderno e cheio de personalidade para casal jovem Studio Elã Quartos modernos
Studio Elã

Apartamento moderno e cheio de personalidade para casal jovem

Studio Elã

Curtiu conhecer nossa lista com camas criativas? Então siga com a gente porque tem muito mais! Preparamos 25 ideias lindas de camas com cabeceiras criativas que você vai ver e se inspirar muito mais! Confira e surpreenda-se!

Qual cama você gostaria de ter no seu quarto?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!