Casa de praia rústica e acolhedora

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

É quase impossível encontrar alguém que não se sinta bem quando está na praia. Os pés na areia, o barulho das ondas, o vento fresco soprando e a atmosfera tropical contagiam a moradores e visitantes de áreas litorâneas de norte a sul. Imagina então quando a sua casa de praia oferece-lhe todo o conforto e praticidade para desfrutar de uns dias de férias com total tranquilidade?

Homify desembarca hoje em Laranjeiras, em Paraty, Rio de Janeiro, para apresentar o projeto sensacional de uma casa de praia charmosa e acolhedora. A casa, projetada pelo estúdio Madueño Arquitetura e Engenharia, possui uma aparência rústica e uma atmosfera descontraída e tropical. A estrutura de madeira aparente, o uso de móveis rústicos e o uso intensivo de cores, realça a sensação de aconchego e dá mais personalidades aos ambientes.

Acompanhe-nos neste tour pela casa de praia mais charmosa e aconchegante do litoral brasileiro. Se você curte projetos rústicos e casas de praia, este projeto deixará você completamente encantado.

Fachada frontal

A Residência SL está localizada em um condomínio fechado, o que possibilita a ausência de muros frontais, liberando sua fachada inteiramente para contemplação. A fachada, porém, é vista entre diversas espécies tropicais de vegetação. Além de cores marcantes, como o laranja e o amarelo, a residência se destaca na paisagem natural pela sua forma simples e tradicional e pela sua estrutura de madeira aparente, que evidencia o seu estilo rústico e tropical.  

Paisagismo encantador

Antes de explorarmos todos os ângulos do interior da casa, vamos passear pelos jardins que circundam esta casa rústica e encantadora. A preocupação com a integração da residência à paisagem natural tropical fica evidente no projeto paisagístico e nos detalhes do jardim frontal, como a calçada de pedras em forma de peixe e na combinação de diversas espécies de vegetação tropical.

Fachada posterior

Além de embelezar a frente da residência e proporcionar vistas agradáveis para os moradores, o paisagismo e a vegetação também garantem maior privacidade à casa, já que o muro que separa a casa do vizinho também é constituído de vegetação. Na fachada posterior podemos ver como a residência se integra harmoniosamente à paisagem natural circundante. Além da estrutura de madeira aparente, uma generosa varanda, no pavimento térreo, e generosas aberturas, no pavimento superior, promovem a integração entre os espaços internos e o espaço externo.

Living room

No interior da residência, além da estrutura de madeira aparente, composta de toras de madeira de forma circular, que conferem um aspecto rústico encantador e acolhedor ao ambiente, as cores também desempenham um papel relevante na decoração do ambiente e evocam sensações agradáveis. No living room, além das esquadrias de madeira pintadas de amarelo, paredes azuis dão um toque de descontração e personalidade ao ambiente. Móveis rústicos e de estilo colonial, como a mesa de jantar na cor verde realçam o estilo rústico e a sensação de acolhimento do ambiente.

Cozinha

Cores e soluções inusitadas realçam o clima tropical e descontraído do projeto, como a porta de madeira que divide a cozinha do living room, em estilo faroeste na cor amarela. As esquadrias de madeira na cor amarela também dão mais personalidade à cozinha, que conta com uma pia em forma de U, além de uma bancada em forma de ilha, ambas revestidas com tampo em granito. As superfícies brancas criam um contraste com a estrutura de madeira aparente, realçando a rusticidade do ambiente.   

Sala de jantar

A cozinha e a sala de jantar são integradas, mas possuem paginação de pisos diferentes. A sala de jantar está situada sobre o piso de blocos cerâmicos, na cor terra, enquanto a cozinha situa-se na área de piso de ladrilhos hidráulicos na cor branca. A sala de jantar possui mesa de jantar retangular de estrutura metálica e tampo de vidro, cadeiras de estrutura metálica e um armário de madeira de estilo rústico.

Dormitório

Na suíte principal fica evidente o estilo rústico e colonial do ambiente, realçado pela combinação do piso de madeira e da estrutura de madeira aparente. Além disto, móveis de estilo rústico como a cama de casal, estante e criados-mudos realçam a sensação de aconchego e o estilo vernacular da decoração. Diversas janelas, em estilo guilhotina, trazem a luz natural para o ambiente e descortinam a vista privilegiada da região serrana de Paraty, tornando o ambiente ainda mais agradável.   

Banho

As esquadrias de madeira pintadas de amarelo são unidade ao projeto e são uma marca da Residência SL. No banho do casal, além das esquadrias amarelas, a estrutura de madeira aparente e detalhes em ladrilhos azuis realçam a rusticidade e o charme do ambiente, que conta ainda com duas cubas e louças de estilo clássico e uma banheira de hidromassagem, que agrega mais conforto aos moradores.

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Varanda

Em uma casa de praia não pode faltar a tradicional varanda. Na Residência SL, a varanda possui mobiliário feito de bambu, que combina perfeitamente com a estrutura de madeira aparente e realça o estilo rústico e a sensação de aconchego do ambiente. A varanda serve de proteção das aberturas de vidro e de espaço de descanso e contemplação das belezas do entorno da edificação.

Para obter mais inspiração para decorar a varanda em estilo rústico, leia este artigo.

Área de lazer

Além da varanda e dos jardins que circundam a residência, a área externa de lazer conta com uma generosa piscina, espaço perfeito para curtir os dias de calor na região. Os ambientes sociais, no pavimento térreo, e os ambientes privativos, no pavimento superior, abrem-se para o espaço exterior em busca da vista para piscina, principal atração da casa, e para a paisagem natural circundante.

Já pensou em passar as férias no litoral em uma casa simples e rústica? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!