Janelas   por KAPO Fenster und Türen GmbH

As vantagens e desvantagens de ter janelas grandes

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Janelas são complementos impossíveis de serem ignorados em casas. Mais do que contribuir com a fachada do lar, as janelas têm a função de garantir que o interior fique bem iluminado e acolhedor, garantindo ótimo arejamento e até mesmo contribuindo para a escolha de quem ama cultivar plantas. Portanto, é preciso escolher muito bem.

Um modelo de janela que vem sendo escolhido cada vez mais por quem está construindo ou reformando sua casa, são as grandes janelas de vidro. Funcionais e modernas, esses modelos de janelas permitem que não só os moradores tenham um visual panorâmico do que ocorre ao redor da casa, como também conectam o interior ao exterior.

Para ajudar você que está com o intuito de contar com grandes janelas de vidro para o seu lar, trouxemos hoje um conjunto de projetos incríveis que utilizaram esse complemento para embelezar os lares e, com isso, auxiliar você sobre as possibilidades que esses projetos trazem. Além disso, falaremos sobre a importância das janelas grandes, bem como as vantagens e desvantagens de contar com elas.

Siga conosco e inspire-se!

Paredes de vidro são tendência

Na arquitetura, a beleza, a tecnologia e a criatividade se unem para alcançar resultados incríveis. E grandes janelas, chamadas também de paredes de vidro, trazem um visual esteticamente maravilhoso para o projeto. 

Com a ideia de proporcionar uma qualidade de vida cada vez melhor aos moradores sem que esses precisem sair de casa, as paredes envidraçadas criam um elo agradável entre as rotinas domésticas e a iluminação natural que alcança cada pequeno canto no espaço. 

Em muitos casos, as vidraças se estendem por vários andares, permitindo uma visão absolutamente fantástica do mundo -- especialmente se o cenário externo conta traz a natureza ao redor. 

Por que ter janelas grandes?

Janelas são espaços onde o ar fresco é canalizado para o interior do lar. Portanto, quanto maior a janela, maior será a possibilidade de sua casa contar com espaços agradáveis. Além disso, você pode observar facilmente tudo o que está ao redor da casa sem maiores esforços. 

Embora há quem sinta receio com a falta de privacidade que pode surgir com a escolha de grandes janelas, existem maneiras fáceis de controlar a iluminação natural -- seja com filtros que impedem o olhar do exterior para o interior ou com a simples utilização de cortinas que valorizarão a elegância da decoração. 

Custos

Existem muitos fatores que podem influenciar no valor de uma janela. Além do tipo e do tamanho da janela, a espessura dos vidros, sua capacidade antitérmica e antirruído e o nível de transparência são alguns dos fatores elencados. 

De maneira geral, é muito importante contar com profissionais especializados que irão levantar as possíveis necessidades das quais seu lar precisa, qual o melhor formato de janela para dar o acabamento necessário para valorizar a fachada e qual o nível de conforto ideal de acordo com os ruídos e temperatura média em sua região. Certamente, este olhar apurado fará toda a diferença.  

Limpeza

A limpeza frequente é fundamental para que as janelas estejam sempre em boa aparência. De maneira geral, existem diversos produtos que facilitam esse processo e auxiliam na rápida finalização. Contudo, uma boa dica para quem tem muitas janelas e deseja economizar, é utilizar uma solução com uma colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de álcool em 5 litros de água. Utilize um pano macio para a limpeza e seque com um pano limpo para a ótima finalização.

Benefícios

A valorização da casa, certamente, é uma das grandes vantagens de se contar com grandes janelas de vidro. A beleza e a leveza do vidro trabalharão perfeitamente para garantir um visual moderno e perfeitamente original ao seu lar. Além disso, aproveitar a iluminação natural será uma atividade terapêutica que irá colaborar com melhor qualidade de vida. 

Desvantagens

O que pode ser considerada uma desvantagem para grandes janelas é seu alto custo de instalação. Entretanto, dependendo do projeto arquitetônico, a escolha dessas peças será fundamental para contribuir com o resultado esperado. A limpeza contínua é uma necessidade que não deve ser ignorada. Portanto, é bom separar ao menos algumas horas por dia para manter um aspecto sempre agradável. Outro fator relevante é o calor, já que, se não forem janelas de vidro com proteção térmica, o interior da casa poderá estar sempre com temperatura elevada.

Em todos os casos, essas desvantagens poderão ser revertidas a partir do olhar técnico de um bom profissional. Portanto, nunca deixe de consultá-los para ter a absoluta certeza de que suas escolhas serão as melhores possíveis.

E você, o que acha desse tipo de janela?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!