Dicas de como fazer jardins com pedras

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Ametlla de Mar, Simbiosi Estudi Simbiosi Estudi Jardins mediterrâneos
Loading admin actions …

Os jardins funcionam como elementos decorativos, principalmente, para a zona exterior de uma casa. Mas que também proporcionam bons momentos de descontração na natureza sem ter de sair do lar. Trazem bons hábitos, como à prática da jardinagem,  que é uma atividade relaxante e enriquecedora. 

Em meio a vários tipos de jardim que apelam sobretudo ao uso de vegetação em grande quantidade e predominante em todo o espaço, também existem jardins mais minimalistas e que promovem o uso de outros elementos, como as pedras. As pedras são elementos capazes de trazer boas energias e de quebrar o clima urbano de um local. Suas texturas e cores muitas vezes neutralizam ambientes compostos por muitos matizes. Selecionamos aqui 10 disposições interessantes de pedras em jardins.

Mini floresta

Neste jardim ao lado, muitas espécies de plantas, flores e arbustos são misturados a pedras que seguem estilos diferentes de cor, textura e tamanho. A composição tem movimento e caracteriza-se pela vasta quantidade de itens. O resultado é um jardim que se assemelha a um mini cenário de floresta, onde os arbustos parecem grandes árvores, se colocados ao lado das pedras e dos vasos.

Jardim flutuante

Este jardim flutuante, que é parte do projeto da paisagista Luiza Soares, se localiza dentro da residência e funciona como divisor de cômodos. Sua posição estratégica proporciona luz e tranquilidade para o ambiente dos quartos ao lado.

Os objetos decorativos usados são cachepôs e luminárias de cerâmica caracterizadas pela cerâmica monoqueima. O piso foi cuidadosamente recheado com pedras amarelas, que trazem cor e harmonia ao espaço.

Suculentas e pedras

Se o seu lar não te oferece muitas possibilidades em questões de espaço, a ideia é fazer um mini jardim dividido em vasos. As suculentas são plantas de faço cultivo e que não exigem muitos cuidados de manutenção. São espécies ornamentais e tem uma beleza exótica que proporciona charme ao local. Os vasos de cerâmica possibilitam diversas técnicas para criação de mini-jardins com cactos, suculentas, orquídeas e afins! As pedras ajudam a compor o conjunto e deixar o ambiente mais natural.

Jardim italiano

Com o uso da parede de pedras e da parede de madeira, este jardim tem uma dinâmica árida e atmosférica. O espaço é vasto, mas preenchido com poucos elementos. A composição minimalista recebe pinheiros de diferentes alturas e pedras variadas, que com suas texturas criam um jogo de padrões. Os diferentes tons de verde dos pinheiros e da grama se destacam se aproximados as pedras acinzentadas.

Templo moderno de pedras brancas

Este jardim tem alguns elementos de jardim desértico, caracterizado pela existência de espécies de plantas xerófitas, que são aquelas que desenvolveram uma capacidade de sobreviver com pouca água, como os cactos ou as suculentas. A pouca quantidade de elementos e o vasto espaço entre eles traz este aspecto também. Foi confeccionado um altar em concreto que recebe pedras de mármore branco e uma escultura esférica em metal, criando um clima moderno e árido. Para mais dicas de jardins zens, veja Jardim zen: lugar de meditação e contemplação

Mini fonte com pedras pretas

Knightsbridge Roof Terrace - Aralia Garden Design Aralia Espaços comerciais Pedra Espaços comerciais

Neste terraço, a falta de grama não foi empecilho para criar um belo jardim! A laterais foram preenchidas com pinheiros, com lavandas e arbustos mais baixos. A outra parede recebe um suporte de mármore recheado de pedras pretas que se situa no meio de uma pequena fonte. As pedras trazem um ambiente mais orgânico e energético. A fonte e o movimento da água transformam o terraço em um lugar de descanso e descontração.

Atual e vertical

Sem muitos arabescos ou extravagâncias, este jardim vertical possui diferentes espécies de plantas misturas e folhas de variadas espessuras. A parede é tomada pelo verde e nenhum espaço em branco aparece, tornando-se um mural vegetal que embeleza o ambiente cinza. As pedras no chão fazem um jogo de movimento com o vaso em pedra fria localizado na parte central. O clima é de equilíbrio e paz.

Herbáceas em cores

Nesta área cinza, causada pelas pequenas pedras que criam um clima energético, as plantas de diferentes tons entre amarelo e verde escuro, saltam aos olhos. O jardim é um campo de ervas aromáticas. Provando que é possível ter um local com uma função bem utilitária e sem recorrer uma área de terreno muito extensa. Além de ter um visual particular e interessante, eles nos proporcionam condimentos bem saborosos para o preparo de alimentos, ao mesmo tempo que perfumam de forma delicada a área ao redor deles.

Provençal

Em muitas regiões da Europa, são predominantes os chamados jardins provençais, que tentam retratar um cenário pitoresco da natureza selvagem e pura. Neles, há abundância de várias plantas com flores de cores fortes e vistosos arbustos grandes. Não existem regras paisagísticas, tudo é deixado ao acaso de forma a dar a ilusão de que se trata de um bosque sem intervenção humana. As pedras de tamanho grande ajudam no jogo de proporções e atuam como elemento natural, que traz ainda mais identidade ao local.

Neste jardim presente no projeto desenvolvido pelo escritório Lopez Interiores, o ambiente é de muitas cores e clima sustentável. O espaço se torna um lounge descolado com a presença do grande vaso de cerâmica que comporta uma delicada árvore e devido as poltronas em madeira clara, que recebem pelas almofadas com cores fortes. As pedras no chão em vez do piso, tiram a sensação de lugar urbano e de dureza. As folhas escolhidas tem detalhes delicados que fazem uma malha de texturas naturais.

O seu jardim está precisando de vida e de uma nova cara? 

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista