18 cores e combinações para pintar a fachada da sua casa | homify

18 cores e combinações para pintar a fachada da sua casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS Casas tropicais por Arquitetando ideias Tropical
Loading admin actions …

A pintura da fachada da casa é uma medida incontornável se você quer que ela tenha sempre uma bela aparência. Como é de se esperar, essa pintura deve ser feita de tempos em tempos, até para valorizar a casa. A primeira coisa a ser considerada na escolha das tintas para o revestimento das paredes é a arquitetura e o estilo da casa, já que algumas cores combinam mais com alguns estilos do que com outros. A seguir, você deve considerar a sensação que cada cor passa e verificar se ela condiz com o que você busca. E, por fim, dentre as cores mais indicadas, escolha aquela de que mais gosta.

Lembre-se de que as tintas mais recomendadas para a pintura de paredes de alvenaria são as acrílicas. As foscas são utilizadas em paredes sem uso de massa corrida, enquanto as acetinadas e de semi-brilho são ideais para paredes com acabamento de massa corrida ou acrílica, que são mais lisinhas. Há uma grande variedade de tintas de qualidade no mercado, algumas com proteção contra o sol ou a chuva ou, então, sem cheiro, para não causar mal aos moradores.

Neste livro de ideias, você vai conhecer cores e combinações de cores de tinta as para paredes externas da sua casa. Isso porque, embora seja comum a pintura de paredes com apenas uma cor, também é comum a combinação de duas ou mais cores na fachada, uma para as paredes e outra para os detalhes. Este último caso é bastante frequente quando se deseja destacar desenhos, linhas e volumes em casas tradicionais ou modernas. Dê uma olhada nestas 18 fachadas e inspire-se nelas para a escolha da cor que vai transformar a frente da sua casa!

1. Composição colorida

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS Casas tropicais por Arquitetando ideias Tropical
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

O uso de tintas ainda é a forma mais comum de revestimento das paredes externas das casas brasileiras. E, embora uma composição em cores vivas não seja encontrada com facilidade na cidade, ela pode ser bastante vista na praia ou até no campo, pois é uma estética popular. Esta casa térrea é um exemplo disso, com suas paredes pintadas em turquesa, janelas em amarelo vivo e detalhes no jardim em rosa choque. O resultado é alegria pura! 

2. Pintura homogênea

Na prática, a pintura mais comum para o lado de fora das casas é aquela homogênea que cobre toda a extensão das paredes com uma única cor, depois que a área foi devidamente preparada para receber a tinta. Na imagem acima, a casa de campo ganhou ares suaves e românticos com a cor rosa champanhe. 

3. Tons de terra

Tanto na praia quanto no campo, os tons de terra deixam a casa bonita e aconchegante, além de a integrarem perfeitamente ao entorno e à natureza, como vemos na imagem acima. Nela, a tinta cor de tijolo tem ainda a qualidade de criar uma atmosfera levemente vibrante. Estes tons também podem ser usados no meio urbano até como referência à vida campestre. 

4. Tinta ocre

Casa de Campo em Araras Casas rústicas por Cadore Arquitetura Rústico
Cadore Arquitetura

Casa de Campo em Araras

Cadore Arquitetura

A cor ocre também é um dos tons de terra mais utilizados na pintura de casas em geral como alternativa mais suave ao amarelo, uma cor vibrante e luminosa. É importante notar que a tinta principal, a das paredes, pode ganhar mais definição se detalhes da fachada, como janelas, forem pintados em outras cores. A mais comum, por ser mais neutra, é a cor branca, como nesta imagem.  

5. Tons de cinza

Também combinada com detalhes pintados em branco, a cor desta casa ampla e tradicional é uma das tonalidades possíveis de cinza, que confere um ar moderno e sóbrio ao edifício. Casas com linhas ainda mais modernas e contemporâneas ficam realmente atraentes com uma pintura na cor cinza, seja em um tom mais claro ou mais escuro. 

6. Dupla de cores

A pintura da área externa da casa não se limita às paredes da fachada. Esquadrias de janelas e portas devem ser levadas em consideração na hora de escolher a cor da tinta das paredes. Nesta casa, as folhas das janelas são em turquesa, cor que contrasta harmoniosamente com o ocre avermelhado das paredes. 

7. Ton sur ton

Volumetria Casas ecléticas por homify Eclético
homify

Volumetria

homify

Outra forma de realizar a pintura da fachada externa da casa é escolher duas tonalidades diferentes, uma mais escura para a maior parte das paredes e outra mais clara para os detalhes e texturas. A casa tradicional da imagem acima recebeu dois tons de verde, uma cor que combina perfeitamente com a base em pedra.

8. Vermelhos

As tonalidades de vermelho também podem dar vida à fachada da casa. Nesta casa com detalhes em pedra, a cor vermelha é um contraponto ao material natural que, ao mesmo tempo, confere um ar mais moderno à construção. Essa cor fica sofisticada na pintura de casas com design moderno.

9. Tons de azul

Por se uma cor fria, o azul pode ser usado sem medo na pintura da fachada da casa, desde os seus tons pastel até as tonalidades mais fechadas ou vibrantes. Nesta imagem, a pintura azul vem combinada com outra em um tom cinza azulado, criando figuras geométricas interessantes e modernas. 

10. Ares românticos

Na fachada desta casa, a pintura foi equilibrada entre áreas em branco e áreas em rosa champanhe. A escolha das cores suaves e das tintas foscas possibilitou um resultado delicado e com ares românticos. 

11. Mistura de materiais

Casas modernas por Kabaz Moderno

A técnica de pintura que utiliza duas ou mais cores precisa também levar em conta se a fachada da casa se constitui de um ou mais materiais. Nesta casa, por exemplo, a parte de alvenaria foi pintada em um tom claro de verde, enquanto a parte em madeira ganhou um tom bem escuro. Cada tipo de material vai exigir um pré-preparo diferente, assim como tintas específicas. 

12. Detalhes que se destacam

Às vezes, a construção, especialmente as mais antigas, apresenta uma série de detalhes que merecem destaque com um contraste de cores na pintura. Nesta casa, por exemplo, as molduras em alvenaria das janelas e o alto recortado do telhado foram pintados em branco para se realçarem do rosa das paredes. 

13. Definição de volumes e linhas

A pintura em tinta diferente daquela das paredes também é válida para definir volumes e linha na fachada, como nesta casa em estilo moderno. 

14. Amarelo vivo

Entre as cores para fachada, o amarelo é uma cor que também tem seus encantos e pode ser usada na pintura da área externa da casa, tanto em toda a extensão das paredes, quanto em alguns setores apenas. Nesta casa, apenas um dos volumes recebeu tinta amarela, que contrasta com o volume superior em cinza e detalhe em madeira. 

15. Preto e branco

Uma combinação muito sofisticada de cores para a fachada de casas mais modernas é aquele entre o preto e o branco. Na imagem acima, a maior parte da casa recebeu pintura branca, mas o volume superior ganhou tinta preta na área externa. 

16. Cinza e branco

Outra possibilidade bem moderna é a pintura com tinta branca nos volumes e com tinta cinza nos detalhes. Na casa da imagem acima, a tinta cinza destaca as linhas horizontais de maneira discreta, graças à tonalidade clara da cor.  

17. Tinta branca

A cor branca é ainda a mais popular na hora de se pintar o lado de fora das casas por causa da sua leveza, da sua discrição e da sua luminosidade. Além disso, é uma cor neutra, que combina com tudo. A pintura com tinta branca fica particularmente bonita em construções modernas com muitos volumes, caso da casa da imagem acima. 

18. Branco e luz

Residência MJ, Jardins Barcelona, Uberlândia - Projeto THEROOM ARQUITETURA Casas clássicas por THEROOM ARQUITETURA E DESIGN Clássico
THEROOM ARQUITETURA E DESIGN

Residência MJ, Jardins Barcelona, Uberlândia – Projeto THEROOM ARQUITETURA

THEROOM ARQUITETURA E DESIGN

A pintura branca pode ganhar mais destaque com uma iluminação externa planejada, como esta, elegantíssima e que cria desenhos de luz muito modernos. 

Cores de 2021 para a sua casa

A maior empresa de cores do mundo, a Pantone, e as três principais fabricantes de tintas, Coral, Sherwin-Williams e Suvinil, escolheram suas cores para 2021 a partir do impacto global da pandemia de Covid-19. A proposta é oferecer inspiração para enfrentar tempos difíceis.

Pantone – Dois tons foram escolhidos para 2021: o amarelo Illuminating, que tem brilho vivaz e transmite aconchego; e o cinza suave Ultimate Gray, que remete a solidez. A combinação evoca força, respeito, otimismo e positividade.

Coral – A cor do ano é o bege Pedra Esculpida, tom terroso natural que remete à simplicidade e à natureza e cria sensação de estabilidade, crescimento e criatividade. A cor muda de tom com a luz natural no ambiente ao longo do dia.

Sherwin-Williams – A cor escolhida para 2021 é o Bege Conectado, tom sofisticado, aconchegante e revigorante. É uma cor neutra que pode ser usada dentro e fora da casa e que se harmoniza com texturas leves e naturais.

Suvinil – Meia-Luz é a cor do ano, um tom de rosa avioletado que também varia de tonalidade de acordo com a luz natural e que evoca calma e serenidade. 

Qual é a cor com que você gostaria de pintar a frente da sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS Moderno

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!