Decoração em gesso para todos os cômodos

Gabriela Lobianco Gabriela Lobianco
Loading admin actions …

O gesso é um tipo de mineral produzido a partir do aquecimento de um outro mineral, a gipsita, ou o sulfato de cálcio hidratado. Depois de ser umedecido, o gesso se condensa em uma massa plástica. Esse material é utilizado, então, na confecção de moldes, na construção, em acabamentos de reboco e tetos de construções. Também é usado em aparelhos ortopédicos, trabalhos de prótese dentária, confecção de formas e moldes, imobilização, entre outros. 

Como o cal e o barro, se trata de um dos compostos mais antigos utilizado na construção de casas e acabamentos em geral. A Pirâmide de Quéops, uma das três pirâmides mais importantes do Egito, por exemplo, preserva um dos mais antigos vestígios do uso de gesso em sua edificação. Durante o século XVIII, empregou-se o gesso em peças com painéis de madeira e rebocos do elemento. Além disso, Lavoisier, químico francês, considerado o pai da química moderna, em 1768, apresentou à Academia de Ciências o primeiro estudo científico sobre os fenômenos presentes no preparo do gesso. E, com a evolução da indústria a partir do século XX, novos equipamentos do gesso foram introduzidos com sucesso, persistindo até a atualidade. 

Com características importantes como isolante térmico, resistência ao fogo e pouca absorção de umidade, acaba por ser funcional e acessível, sendo visado no acabamento de design de interiores no geral. Varia em formar, tamanhos e modelos de moldes, podendo ser um artigo de decoração ou mesmo ate de uma obra de arte. E, por essa variedade e praticidade, acabou se popularizando. O melhor fica, entretanto, pelo custo barateado do material, facilitando a vida de qualquer engenheiro, arquiteto ou decorador que abusar do item.

Por essas razões, a homify traz com exclusividade esse livro de ideias recheado de amostras de decoração em gesso para todos os cômodos da sua casa. Com essas dicas imperdíveis, você com certeza ira querer aplicar o gesso no décor do seu lar e dar um up no look final do lugar. Versátil, combina com as diferentes dependências e os estilos mais diversos, deixando o seu recanto cheio de charme e super luxuoso! 

1. Acabamento

O escritório do Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris foi o responsável pela concepção do projeto pleno desta residência localizada em um condomínio fechado de Americana, no interior de São Paulo. Os projetos arquitetônico, de interiores, paisagismo e toda a administração da obra ficou sob a responsabilidade da equipe de Kílaris, garantindo assim a qualidade no resultado final. O profissional tem como marca registrada a valorização das linhas curvas e as formas orgânicas, muito bem pontuados no design desse espaço. Assim, para concepção dos acabamentos dos diversos cômodos da casa, o arquiteto usa e abusa do gesso. Nessa sala de jantar, percebe-se com precisão o teto rebaixado e as finalizações da parede e escada que usam do material. 

2. Sala entretenimento

O teto dessa sala de estar de multimídia foi todo trabalhado no gesso, conservando linhas que moldam os pontos corretos para a implantação de spots de iluminação, destacando assim o conceito luminotécnico do cômodo. Complementa, inclusive, a tonalidade P&B que predomina no recinto, trazendo classe e muito estilo. Os tecidos, texturas, materiais e estampas que compõe a mobília e acabamento, também harmoniza com as paredes em branco gelo que harmonizam com os detalhes em gesso. Sofisticado e chique. 

3. Cozinha

A cozinha, com a base da decoração neutra e clássica, recebeu os tons de madeira e as cores preta e branca. Uma pitada de vermelho no lustre da mesa de almoço confere vida ao ambiente. Seguindo a tendência gourmet, cozinhando, com as portas de correr abertas, é possível avistar toda a área social da casa. O destaque fica por conta das linhas sinuosas do teto, os batentes e e contornos do cômodo, trabalhados em gesso, com pompa e precisão. Outro trabalho super bem executado pelo escritório do Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.

4. Quarto de solteiro

O painel ao fundo do quarto acaba servindo ao mesmo de tempo de cabeceira da cama e de estante para os bichinhos de pelúcia, nesse quarto infantil mimoso e cheio de charme. Os acabamentos do teto, também em gesso, como o painel, harmonizam perfeitamente com a tonalidade verde água empregado nos tecidos e na mobília do dormitório. Alem disso, suporta todos os apetrechos de iluminação artificial do espaço, com spot ou com lustre embutido do sanca – nome que se da para o teto trabalhado com linhas, volumetria e iluminação, como nesse exemplo incrível. 

5. Quarto de casal

Nesse ambiente, o arquiteto usa da sanca aberta, ou seja, os trabalhos em gesso que possuem a base aberta voltadas para o teto com vazão de luz indireta, podendo ou não abusar da moldura. O diferencial fica pelo trabalho de linhas e desenhos no acabamento das curvas sinuosas. Além disso, parte do teto continua como móvel, a mesa de escritório, feito do mesmo gesso do acabamento. Por último. a base da cama também tem uma parede com um trabalho de volume em 3D, delimitando a parte da cabeceira. Tudo com muita harmonia, sendo parte integrante do espaço, como os móveis e tecidos que compõe o dormitório. 

6. Em relevo

Cozinhas modernas por Will Eckersley
Will Eckersley

Speer Road

Will Eckersley

No espaço moderno, o exaustor e lustre dessa cozinha com copa foi instalado em uma parte do teto em relevo feito de gesso. Para outras ideias de decoração e tudo sobre o mundo do design de interiores, confira e acesse o site da homify que esta recheado de novidades, livro de ideias e muito mais.

7. Móveis

Uma maneira criativa e inteligente de empregar o gesso no ambiente é justamente fazendo o acabamento das paredes e complementando com peças da mobília que compõe o espaço. Nesse caso, o teto e a parte em que a TV foi instalada tem o gesso trabalhado para dar destaque e trazer textura. Ademais, prateleiras do móvel e nichos complementam o décor do quarto.

8. Integrado

Cozinhas modernas por Will Eckersley
Will Eckersley

Broadhinton Road

Will Eckersley

Para os ambientes integrados o gesso, as sancas e os acabamentos em geral podem servir para delimitar os espaços que compete a cada setor da casa. 

9. No escritório

Bloom Arquitetura e Design: Escritórios  por Bloom Arquitetura e Design
Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Bloom Arquitetura e Design

Veja que maravilha esse teto todo trabalhado com gesso combinando com os móveis. 

10. Banheiro

O banheiro acaba por ser uma parte da casa que leva muita vantagem em ser decorado com um acabamento estético com o gesso. Afinal, é um cômodo um tanto quanto limitado quando o assunto é decoracao. 

Qual tipo de acabamento você mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!