13 truques extraordinários com espelhos!

13 truques extraordinários com espelhos!

13 truques extraordinários com espelhos!

Julia Maretto Julia Maretto
Loading admin actions …

Os efeitos de decoração dos espelhos são impressionantes. Enche os olhos e os ambientes, duplicando o tamanho ou até triplicando, dependendo da colocação. 

Multiplicar ambientes definitivamente é a principal qualidade dos espelhos. Como toda criança percebe, o espelho cria um outro mundo do outro lado. Por isso, eles podem ser utilizados como elementos na decoração de salas de estar pequenas, quartos pequenos, banheiros apertados, corredores de entrada, na porta de guarda-roupas. 

Para o feng shui, a milenar arte japonesa de harmonização de espaços, os espelhos têm um importantíssimo papel de equilibrar as energias, já que eles as refletem. Segundo a teoria, os espelhos tanto podem curar energias e solucionar problemas quanto gerar algum estrago energético quando não utilizado corretamente. 

Valorizar um objeto decorativo, iluminar cantos esquecidos, aumentar a sensação de espaço, equilibrar a circulação de energias. Esse artigo vai mostrar também usos novos, ousados e inusitados dos espelhos. 

Parede revestida com espelhos

Profundidade e amplitude. Uma parede revestida com espelhos com certeza vai virar o centro das atenções da sua decoração. Disfarçar cantos inconvenientes, como esse volume bem no meio da sala com espelhos funciona muito bem e deixa o ambiente mais leve e descontraído, sem aquele volume morto e pesado no meio do cômodo. 

Espelho bronze: elegância

A tecnologia dos espelhos é mais uma que está sempre em evolução. Você pode escolher entre diferentes cores para seus espelhos: prata, cinza ou bronze. Uma das vantagens do espelho bronze é sua maior resistência a riscos. 

No quarto da foto a decoradora jogou com duas cores de espelhos diferentes e podemos ver bem o efeito de cada um. O espelho bronze foi uma ótima, já que a reflexão desse espelho é um pouco menor do que o prata e, segundo o feng shui, espelhos que refletem diretamente a cama podem perturbar o sono. 

Outra curiosidade do projeto: para salvar a área de circulação do quarto, a televisão foi colocada embutida no armário, disfarçada no espelho bronze de forma super sutil e elegante. Aliás, espelhos bronze  demonstram muita elegância e personalidade. Ele também pode ser usado para revestir móveis, bancadas, painéis ou em molduras. 

Dica: tente combinar o espelho bronze com objetos decorativos de tons terrosos. 

Iluminar cantinhos

Além de ampliar o tamanho do quarto, os espelhos funcionam para valorizar um canto escuro da casa. Veja o exemplo do canto nessa foto. Sem os espelhos ele seria apenas mais um canto no quarto. os espelhos bem no canto ajudaram a iluminar mais o quarto, pois refletem a luz que entra na janela do outro lado do quarto. Fora o efeito ilusório de que o quarto é quadruplicado. 

Essa foi uma maneira mais ousada de usar os espelhos para iluminar cantos escuros, sem graça e esquecidos da casa. No entanto, uma maneira mais simples de fazer isso seria usando um espelho grande apenas encostado na parede, com ou sem moldura. 

Tome cuidado apenas para não direcionar o espelho para algo a bagunça do lado oposto ou um objeto desinteressante e feio. Prefira refletir os cantos mais atraentes da casa. 

Mais uma dica: cuidado com o espelho da sala da televisão. Um espelho na mesma parede da televisão pode gerar muita informação e confundir o olhar. Se for o caso, escolha espelhos mais foscos ou espelhos bronze, com reflexão mais baixa. 

Espelho d'água

O efeito de espelho também pode ser conseguido de outras maneiras. Uma muito utilizada e conhecida é o espelho d'água. Na casa da foto o espelho d'água é o charme e o centro arquitetônico do projeto. os ambientes foram distribuídos em volta desse lago espelho que reflete a luz difusa no teto dos corredores ao redor. O espelho d'água é uma forma de espelho com uma energia mais calma, pois é mais orgânico. 

Os espelhos d'água trazem tranquilidade e solenidade. Suas propriedades refletivas levam à uma atmosfera reflexiva e contemplativa. 

Espelho, espelho meu

Aqui, um exemplo de espelhos revestindo paredes. E um efeito incrível de ilusão de ótima, já que a parede toda foi revestida com exceção da porta. Isso cria um duplo efeito de profundidade multiplicada: tanto para a profundidade do quarto atrás da porta como do outro lado do espelho. É como se estivéssemos vendo o mundo de dentro do espelho, como se uma janela para o mundo do espelho estivesse aberta quando a porta está aberta. 

Aumentando a profundidade

Esse é um uso exemplar do espelho para aumentar a profundidade e expandir a sensação de tamanho do ambiente. Em um corredor estreito e um apartamento pequeno, a necessidade de espaço é forte. Por isso, a porta do armário foi revestida com espelho prata , refletindo a janela e ampliando a largura do corredor. 

Aumentando o quarto

Um belíssimo exemplo de sutilidade e elegância ao usar o espelho para ampliar espaços pequenos é o projeto desse quarto, do escritório Estúdio Barino. O espelho reveste as portas do guarda-roupa de forma leve e quase imperceptível, o que é recomendável para os revestimentos com espelhos. Dessa forma o efeito de duplicar o ambiente se torna mais leve e maior. 

Disfarçando a pilastra

Agora, abram alas para a criatividade e a ousadia. Inusitadamente, o arquiteto conseguiu disfarçar a pilastra muito bem revestindo a com um espelho. Sutil e diferente, demonstra uma boa alternativa para disfarçar aquela pilastra inconveniente de sua sala de estar ou sua cozinha. Algumas pilastras de sustentação ficam até bonitas aparentes, mas realmente existem algumas bem inoportunas. 

Espelho iluminado

Uma ótima dica é instalar uma iluminação embutida atrás do espelho. Isso aumenta ainda mais a profundidade e valoriza o ambiente. Cria um efeito especial que parece que o espelho está flutuando. Lindo e moderno! Confira também outras ideias fantásticas de espelhos para banheiros aqui.

Espelho na lavanderia

Já pensou em usar espelhos na área de serviço? Diferente, certo? Criativo e realizável, valoriza a decoração da área de serviço e traz um ar mais divertido para o local. 

Outra ideia diferente é colocar uma listra de espelho, como o da foto ou mais fina, na cozinha. Isso vai aumentar sua cozinha pequena, sem dúvidas. 

Alongando a mesa de jantar

Todo mundo adora uma mesa de jantar. Afinal, de vez em quando merecemos um jantar mais glamouroso e elegante. Porém, em apartamentos pequenos, muitas vezes fica difícil ter uma sala de jantar. A solução está aqui: um espelho colado à mesa de jantar. Isso alonga a mesa. Você vai se sentir em um jantar de reis com uma mesa quase infinita!

Espelho como divisória

Os espelhos podem ser usados em conjunto, em um jogo de espelhos, formas e efeitos. Um bom truque é utilizar o espelho também como divisória, podendo, ainda, usá-lo em ambos os lados. O quarto da foto demonstra como. O espelho em forma de retângulo funciona para criar uma perfeita permeabilidade espacial entre o banheiro e o quarto. Criou uma maneira inusitada e moderna de integrar os espaços em uma suíte. 

Mobiliário espelhado

Os mobiliários revestidos com espelhos estão ganhando cada vez mais espaço. E, com isso, sua casa também ganha em espaço. Os móveis revestidos de espelhos metamorfoseiam-se no ambiente de maneira ímpar. Foi o que aconteceu com essa mesa de centro de espelho. Ficou leve e requintada!

Qual você vai fazer em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!