Modelos de jardim inusitados

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Google+
Loading admin actions …

Vivendo em uma cidade grande, cheia de concreto e espaços cinza, os jardins ganham mais adeptos. As pessoas estão sempre buscando maneiras de relaxar em meio a vida agitada e ter um espaço calmo. Uma idéia para conseguir isso com sucesso e de forma prática é cultivar jardins pequenos em lugares inusitados. Pode-se decorá-lo com plantas ou flores, mas sem abusar. Também se pode usar, além de relva, um pequeno lago, para dar ao espaço um toque de decoração japonesa.

O uso da madeira no jardim é interessante para contrastar com o verde das plantas. Outra possibilidade é plantar um pouco de arbustos ao redor da cerca. Dependendo da área disponível, é possível criar um pequeno pátio pavimentado com uma mesa e cadeiras para relaxar. O estilo de decoração do jardim pode ser, por exemplo, japonês, zen ou contemporâneo. Aqui você pode ver algumas sugestões e idéias para criar seu próprio cantinho de relaxamento cheio de natureza.

Pergolado

Para decorar de forma inusitada e preencher com flores delicadas, este jardim projetado pela a paisagista Línea, recebe um belo e bem estruturado pergolado. A composição de plantas, arbustos e árvores ao redor segue um estilo bem clássico e tradicional. A junção do centro, onde as flores de diferentes cores colorem o espaço junto com a borda verde, cria um clima acolhedor e descontraído. A coleção de Orquídeas cria um clima divertido e charmoso no local.

No contorno

FiaFlora Expogarden | 2010: Jardins rústicos por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

FiaFlora Expogarden | 2010

Folha Paisagismo

Esta área externa, quase como um quintal em um bangalô, não possui grama. No entanto, canteiros de terra podem ser adaptados ao seu redor. Assim como, vasos grandes e pequenos podem ser agregados em volta do centro. Isso cria uma espécie de jardim despretensioso, que pode ter um belo efeito se acompanhado de luzes indiretas. O conjunto cria um clima agradável e fresco no lar. Ótimo local para receber amigos e visitas.

Vertical

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013: Terraços  por BC Arquitetos
BC Arquitetos

SUÍTE DO EXECUTIVO CASA COR 2013

BC Arquitetos

Apartamentos não são os tipos de imóveis mais fáceis para se cultivar um jardim, mas a tarefa não é tão impossível quanto parece. Uma varanda, mesmo que não muito grande, pode ser o ambiente adequado em questões de espaço e condições climáticas para plantar. A área é arejada e recebe sol, permitindo o crescimento das sementes. O jardim vertical não ocupa quase nada de espaço, criando um ambiente descontraído e relaxante.

Canto

FiaFlora Expogarden | 2009: Jardins modernos por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

FiaFlora Expogarden | 2009

Folha Paisagismo

Na falta de espaços vastos e retos, a dica é preencher cantos e quinas com o seu jardim. Para climatizar de forma efetiva, é interessante rechear a área do piso com pedras ou lascas de cascalho. A textura no chão atua de forma a decorar, trazendo formas e também a criar um ar mais próximo ao que temos quando estamos na natureza. A mistura de cores de flores tropicais também funciona muito bem próxima a tons escuros nos vasos.

Painel e floreira

Nesta varanda que aparece no projeto desenhado pelo Studio Gorski, o espaço reduzido recebe dois tipos de jardim. O painel vertical com as trepadeiras funciona de forma a criar textura e vida na parede de concreto. Os canteiros altos trazem cores e formas através de belas e pequenas flores. As espécies são misturadas, o que cria uma malha de diferentes tons. Em outras situações, temperos poderiam ser plantados no mesmo lugar. Além disso, esta floreira tem como papel, esconder as maquinas de ar condicionado situadas no local.

Terraço na borda

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Neste terraço presente no projeto do escritório Bender Arquitetura, o problema não é falta de área no apartamento, mas sim, falta de terra ou zonas com grama. A ideia foi rechear todo o terraço com bordas de plantas altas e largas. Canteiros com diferentes espécies fazem linhas de cores e texturas. As plantas são vistosas e resistentes. Há presença de vasos com hortências e outros tipos de flores coloridas que trazem alegria para o espaço.

Banheiro verde

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Banheiros rústicos por Gláucia Britto
Gláucia Britto

Refúgio na Montanha – Casa Cor MG 2014

Gláucia Britto

Na falta de varanda, terraço ou qualquer tipo de área externa, a possibilidade é fazer um inusitado e inovador jardim de banheiro. O décor escandinavo dos elementos escolhidos e da disposição dos mesmos no local contribui para um jogo de itens fora do comum. O jardim recebe plantas tropicais de folhas grandes e cheias de textura, que ambientam o banheiro de forma a transformar em um espaço relaxante e com vida.

No teto

Apartamento Bairro de Higienópolis: Jardins ecléticos por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Nesta sala de estar, que faz parte do projeto do escritório de arquitetura Carmello, a aposta foi em criar um jardim em espalhado por toda a sua região. Os suportes de xaxim no teto funcionam de forma divertida a criar ritmo e suas sombras contribuem também para o jogo de luzes no local. A palmeira que fica próxima a janela, está em um lugar estratégico, onde pode receber sol e cria um clima tropical. Os outros vasos com cactos e suculentas atuam como parceiros da composição quente e suave.

Cozinha com cor

PROJETO IDENTIDADE BRASILEIRA - TERRAÇO GOURMET: Terraços  por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

PROJETO IDENTIDADE BRASILEIRA – TERRAÇO GOURMET

Adriana Scartaris design e interiores

A cozinha do dia a dia requer um espaço bem planejado e bem equipado. Boa organização e móveis adequados auxiliam na circulação e movimentação do espaço. No entanto, ter tudo isso e mais, com uma cozinha com jardim, pode ser ainda mais inspirador na hora de atacar de chef. O mini jardim pode ser também muito funcional na hora do preparo da comida. Ele pode abrir temperos, ervas e pequenos vegetais.

Jantar ao ar livre

A hora da refeição é uma hora sagrada, principalmente, se for em um ambiente agradável e descontraído. Esta sala de jantar, localizada em um alpendre é um ambiente claro e suave. As plantas e árvores ao redor trazem um aspecto de tranquilidade e decoram o local monocromático com seus fortes tons de verde. A iluminação externa junto com a luz indireta ajudam a climatizar o local. Para mais dicas de jardins, veja Jardins sem grama.

Você está pensando em decorar sua casa com jardins, mas não tem espaço adequado? Qual desses jardins funcionaria melhor no seu lar?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!