SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como ter um jardim de inverno na sala

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Jardins de inverno nada mais são do que oásis de natureza dentro de casa. Quando formados com plantas que se adaptam bem às condições do ambiente, carregam umidade, frescor, aromas e ainda por cima ajudam na renovação do ar. Alguma dúvida sobre o quão legal seria ter um na sua casa?

Principalmente se em nossa casa ou apartamento não tiver quintal nem jardim, essa é uma alternativa perfeita. Para quem acha que ocupam muito espaço e dão trabalho demais, puro engano! Quando bem feitos, os jardins de inverno requerem pouca manutenção e provavelmente a maior parte do tempo que você perderá com eles será admirando suas cores e folhagens.

E mais! Se quiser ser ousado, pode incluir seu jardim em diferentes cômodos da casa. Aqui traremos dicas de como incorporá-los à sala de estar, mas é possível levá-las adiante e ser tão criativo quanto puder! Então vamos ficar atentos a esses maravilhosos exemplos que o homify separou com muito carinho para inspirar mudança e renovação na sua casa.

Pisos

Pisos de madeira não podem faltar para aqueles que gostam de elaborar na sala ou terraço um ambiente rústico com informações que remetam à natureza. Muita madeira é a saída para dar a sensação de que nossa sala foi transformada num jardim. Aqui os móveis de palha recebem almofadas confortáveis e este estar com cara de jardim se enfeita de bromélias vermelhas e frondosas. Simplesmente maravilhoso!

Conexão

ZAAV-Casa-Interiores-1342: Jardins de inverno  por ZAAV Arquitetura
ZAAV Arquitetura

ZAAV-Casa-Interiores-1342

ZAAV Arquitetura

Se já possuímos em nossa casa uma estrutura propícia para o jardim de inverno, basta aproveitar bastante a luz natural, incluir plantas delicadas e apostar nos revestimentos rústicos com pedras desiguais ou desgastadas. Aqui o piso de seixos de rio e placas de concreto conectam a sala de estar ao banco do jardim de inverno, que é também integrado através da visualidade e transparência do vidro. Inspiração minimalista com um toque asiático.

Integração

Abrir grandes janelas na sala pode ser uma forma de conseguir trazer mesmo que metaforicamente o jardim para dentro de casa. Muitas vezes temos um paisagismo ou vista maravilhosos esperando do lado de fora e esquecemos de que a integração é o grande truque das melhores arquiteturas. Aqui a sala toda transparente ganha também materiais rústicos e naturais e uma linda orquídea pingo-de-outro que de integram com o externo. Tudo muito iluminado!

Verticalidade

O jardim vertical pode parecer difícil de criar para quem não tem muito jeito com jardinagem. Mas placas e quadros vivos como estes facilitam a instalação e trazem rusticidade de forma prática. Um jardim vertical como este fica lindo quando composto com ripsális, aspargo-pendente, samambaias chifre-de-veado e orquídeas. Se preferir apostar no quadro vivo, procure criar desenhos com as plantas das cores que mais combinam com você. Só não se esqueça de escolher plantas que se adaptam ao clima e ambiente.

Plantas de sombra

Como dissemos, algo importantíssimo na hora de escolher como trazer o jardim de inverno para a sala é pesquisar sobre as plantas que se desenvolvem bem em ambientes de sombra. Lembramos que pelo menos alguma luz natural deve estar presente, mas plantas como a samambaia, antúrios e bromélias se desenvolvem bem em meia-sombra. Só não se esqueça de deixá-las bem úmidas sempre, regando pelo menos uma vez por dia.

Mobiliário

Residência Outeiro: Salas de estar  por Cria Arquitetura
Cria Arquitetura

Residência Outeiro

Cria Arquitetura

Quer deixar sua sala com aparência de jardim? Uma preciosa dica é entrar com mobiliários que sejam mais característicos de jardim e varandas, como os de madeira rústica ou palha. Principalmente se possuírem cores tropicais e naturais, futon de lona e proporções preguiçosas, esses elementos podem transformar sua sala. Se quer aproveitar algumas dicas de mobiliário de jardim, aproveite e passe neste link. Ficarão perfeitos ao lado de um jardim vertical!

Design

Um design moderno cabe perfeitamente numa sala transformada com a presença de um jardim de inverno. Aqui pode pintar um tapete macio ao lado de bancos de toras de madeira, ou sofás estofados de linhas retas junto a jardins verticais com jiboia e samambaia. A mistura é muito bem vinda e caracterizá um espaço de muita personalidade para a sua casa! Nada mais moderno do que ser ousado e criativo!

Estampas

Aposte nas estampas para ajudar a trazer as cores da natureza. Se gostar de um estilo mais tropical, escolha o verde amazônico, laranjas e vermelhos em flores grandes. Se preferir minimalismo e referências asiáticas, fique entre os tons suaves de bambu e cerejeira. Aproveite e incremente tudo com objetos delicados como velas, lanternas e pequenas fontes, que ainda por cima trarão sensação de paz. Sua sala se transformará completamente! E não se esqueça de incrementar também almofadas coloridas.

Revestimentos

Detalhe Varanda Gourmert: Terraços  por Haruf Arquitetura + Design
Haruf Arquitetura + Design

Detalhe Varanda Gourmert

Haruf Arquitetura + Design

Madeira hoje e sempre. Como neste exemplo simples e original da Haruf Arquitetura + Design, busque revestir também as paredes nem que seja parcialmente. Aproveite a ideia e também crie prateleiras onde objetos decorativos e vasos de musguinhos ou heras pendentes fazem uma composição clean que tem tudo a ver com o jardim. Simplesmente uma parede como esta já traria novos ares de jardim e natureza para sua sala.

Forrações naturais

FiaFlora Expogarden | 2009: Jardins  por Folha Paisagismo
Folha Paisagismo

FiaFlora Expogarden | 2009

Folha Paisagismo

Por fim, aposte em forrações. Casca de pinus, seixos de rio, pedriscos bege, pedras brancas ou negras. A inspiração é muito interessante quando se deseja delimitar bem uma área de jardim. Aqui neste exemplo que ficaria perfeito dentro de casa, os vasos ganham folhagens escuras e antúrios brancos e vermelhos sobrepostas ao pinus.

Então vamos recapitular! Conecte seu jardim de inverno com a sala. Se não tiver essa possibilidade, abra grandes janelas para a natureza do lado de fora. Se não for possível integrar e conectar, traga para dentro o jardim vertical, plantas de sombra e forrações naturais. Aproveite e revista as paredes e o piso com madeira e procure pontuar sua sala com móveis de jardim, móveis de design moderno e estampas que remetam à natureza. Quer apostar como sua sala ficará maravilhosa?

Qual dessas dicas cairia melhor na sua sala?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!